proverbios-sao-pedacos-sabedoria-citacao

Fala galera, beleza… eu tô legal. Tô indo… como dizem os munícipes que eu atendo. Eu geralmente não desejo bom dia/boa tarde/boa noite para os munícipes que eu atendo no trabalho. Não é por falta de educação… eles geralmente chegam e dizem… “Bom dia…” e eu respondo “Bom dia, pois não?” porque eu tô lá para atender as pessoas e não para fazer amigos e a maioria não se importa, mas tem uns que fazem questão de conversar sobre amenidades e antes de dizer ao que vieram sempre perguntam se vc está bem e fazem questão de te informar que eles “vão indo” e depois te informam todos os problemas deles… quer vc queira saber ou não… faz parte…

Mas, como sempre não é disso que eu queria falar neste post… eu estava, esses dias navegando pelas internets da vida e procurando imagens, aqui para o blogue mesmo… e eu meio que tropecei numa frase em latim que diz assim: “Accipere, quam facere, praestat injuria. Accipere quam facere praetat injuriam.” Que significa… “Antes sofrer a injuria do que praticá-la. Antes sofrer a injustiça que praticá-la.” E assim… o timing desta expressão foi… nada mais nada menos que perfeito…

Porque as pessoas passam a vida inteira, julgando vc, sem realmente nunca ter passado nada do que vc passou, são rápidas em apontar os dedos e te chamar disso e daquilo e te classificar daquilo outro e mais outras coisas. Em resumo, de levantarem calúnias contra vc, de serem injustas com vc… muitas vezes sem nem sequer ouvir o seu lado da história. Na maioria das vezes aliás…

E então… vc meio que abaixa a cabeça, se conforma com aquilo e segue em frente com a sua vida. Até mesmo porque quando a turba se junta para apedrejar (moralmente) quem quer que seja, por mais que vc esteja certo, por mais que vc seja inocente… raros serão os ouvidos que vão querer te ouvir e raras vão ser as bocas que vão se abrir em sua defesa. Então não existe muito que possamos fazer…

Já ouviram falar da mentalidade de manada? Pois é… e é meio assim que as coisas acontecem… todo mundo se junta e começa a falar inverdades sobre uma pessoa e de repente, são tantas pessoas falando aquilo que todo mundo começa a acreditar que aquela é a verdade, que aquele quadro feio que estão pintando realmente é vc.

E então… a vida dá uma guinada. Porque a vida é assim mesmo cheia de altos e baixos… cheia de curvas inesperadas e pontos cegos… E aí, uma daquelas pessoas que foi tão rápido em te caluniar, te apontar, te julgar e te condenar… cai numa dessas armadilhas na vida e de repente se dá conta de que está vivendo uma situação idêntica à que vc viveu… e pela primeira vez na vida ele se coloca no seu lugar.

Minha mãe dizia que Deus, em sua infinita sabedoria, às vezes permite que atiremos pedras nos outros de vez em quando, porque ele sabe que mais adiante no caminho certamente encontraremos com nós mesmos no futuro, vestidos de outras pessoas… só que desta vez nós estaremos no lugar daqueles que tomaram as pedradas e só então seremos capazes de abrir nossas mãos e soltarmos as pedras que ainda carregamos e que estávamos prestes a atirar em mais outras pessoas. Se tivermos sorte, se formos boas pessoas e se abrirmos os nossos olhos, especialmente para o fato de que não somos perfeitos e que erramos para caramba teremos a ombridade de fazer o caminho de volta para pedir perdão àqueles que apedrejamos… nem sempre claro as pessoas tem essa capacidade… nem todo mundo tem a empatia necessária.

Minha mãe dizia mais, minha mãe aliás era cheia dos dizeres… um dia farei um post só com os dizeres dela hahahahaha… ela dizia, quem bate esquece, quem apanha lembra. E que às vezes a gente precisa apanhar para lembrar de quem um dia a gente bateu.

Eu já passei diversas vezes por isso… e tô passando novamente por um momento desses onde a pessoa me procura e diz: Eu sinto muito ter falado isso e aquilo de vc. Me perdoe por eu ter ficado com raiva de vc… Vc tinha razão… Agora eu te entendo… Porque agora a pessoa está no lugar que eu estive, passando o que eu passei… Infelizmente existem pessoas que só aprendem desta forma, e por mais que eu não queira que ninguém passe pelas coisas ruins que eu já passei… eu vejo uma certa justiça poética nesses momentos. E ás vezes isso é inevitável… é o que pessoas espiritualistas chamariam de karma, lei do retorno, whatever… é o que a minha mãe chamaria de ‘aqui se faz, aqui se paga’.

Outra frase típica da minha mãe era… A verdade nunca fica escondida muito tempo, um dia ela aparece. E se vc agiu corretamente e não fez mal a ninguém, não deve nada a ninguém vc não precisa se defender de uma calúnia… um dia a verdade escala o telhado e todos vão vê-la. Então… “Antes sofrer a injuria do que praticá-la. Antes sofrer a injustiça que praticá-la.”

Vou terminando este post por aqui… Mas… antes de terminar este post eu vou fazer um pouco de propaganda do meu novo blogue o “Estante da Shao”. Cliquem no link conheçam meu trabalho, meus textos, meus contos, meus poemas. Toda a sexta-feira teremos texto novo e inédito para vcs… Ou um conto ou um poema, ou de repente um trecho de uma história que eu esteja escrevendo. Participe e divulgue esse meu novo projeto se vcs curtirem…

See you guys around the corner
Shao