filosofando

Olá, pessoas! Como vão vocês? Bem? Mal? Mais ou menos? Eu tô legal, mesmo quando eu não tô legal eu digo que estou porque dizem que a gente atrai aquilo que pensa e fala né? Então, tô bem pra caramba! Espero que vcs também estejam! Então, bora para mais um texto aqui no blogue?

Esses dias eu ouvi a expressão “amigo da onça” e fazia muito, muito tempo mesmo que eu não ouvia esta expressão. E então eu me perguntei, ei… de onde surgiu essa expressão? Daí eu fui pesquisar e aparentemente ela foi criada por um cartunista na década de 40 que criou uma história onde dois caçadores contavam histórias de caçada de onça (que aliás é proibida atualmente, porque as onças estão ameaçadas de extinção) e toda vez que ele escapava da onça o outro inventava uma situação para atrapalhar a escapada…

Bom, melhor do que falar sobre a história é reproduzi-la aqui… porém eu vou deixar aqui a fonte, onde eu encontrei a história nas internets da vida, acessem ao link e leiam o texto que tem outras informações interessantes sobre a origem da história.

Conta-se que um caçador relatava aos amigos ter sido perseguido numa de suas aventuras por uma onça enorme, o sujeito fugiu o quanto deu e no caminho perdeu a espingarda. Lá pelas tantas, acabou encurralado na mata. Só o que conseguiu fazer foi gritar o mais forte que pôde. O berro foi tão alto que a onça ficou apavorada. Ela então fugiu e deixou o caçador em paz. O amigo que ouvia a história duvidou: “Ah, se essa história fosse verdade você teria sido devorado!” Ao que o caçador, indignado, teria retrucado: “Mas você é meu amigo ou amigo da onça?”.

Uma outra versão muito semelhante que segundo contam, certa vez, dois caçadores andavam pela mata, quando se travou o seguinte diálogo:
– Mais cumpadre, se uma onça corresse atrás do cumpadre, o que o cumpadre fazia?
– Ora, cumpadre, metia uma bala no peito dela.
– E se o tiro faiasse, cumpadre, o que vancê fazia?
– Subia à primeira arve que encontrasse.
– E se a danada subisse atrás, cumpadre?
– Pulava no gaio doutra arve, cumpadre.
– E se o bicho pulasse atrais?

Indignado com a fúria do primeiro compadre, o segundo perguntou:
– Afinar, cumpadre, tu é meu amigo ou é amigo da onça?

Vou terminando este post por aqui, espero que vcs tenham curtido e espero ver vcs no próximo texto! Se vc curtiu o texto clique aí na estrelinha, compartilhe com seus amigos e se vc também tem um blogue, deixa aí embaixo nos comentários que eu adoraria conhecer o blogue de vcs!

Abraços, Shao!