sequestrada-à-luz-do-dia

Fala terráqueos como vão vcs??? Espero que vcs estejam bem! Eu tô legal… Segundo filme desta sexta-feira não é um filme, é um documentário chamado “Sequestrada à Luz do Dia” (ou “Abducted in Plain Sight” no original em inglês), de 2017, produzido nos Estados Unidos e tem 90 minutos agoniantes de duração.

Neste documentário o diretor Skye Borgman conta a história de Jan Broberg de 12 anos e de sua família. A história de Jan é assim… Em 1974, Jan Broberg, então com 12 anos de idade, foi sequestrada de sua casa na pequena cidade onde ela morava no Estado americano  de Idaho pelo seu vizinho e amigo da família Robert B. Berchtold. Aí vc pensa, era um cara estranho, roubou a menina sem ninguém saber… nada disso… Berchtold, sua esposa e filhos frequentavam a casa da família de Jan. E ele era um notório pedófilo, os pais de Jan não sabiam disso, mas a família dele e outras famílias que tiveram filhas abusadas pelo pedófilo,a igreja onde ele frequentava (a igreja dos Mórmons – e o conselho da igreja o repreendeu várias vezes por tentar se infiltrar em várias famílias para se aproximar das crianças) todos sabiam e não denunciaram o indivíduo. O que tornou possível que Berchtold abusasse tambem de Jan. Berchtold manteve Jan em seu poder por 5 semanas. Quando devido pressão dos pais da menina e das autoridades ele foi obrigado a devolvêla para os pais.

Mas quando voltou para casa Jan afirmou aos pais e à polícia que não havia sido estuprada nem abusada por Berchtold, e ela foi tão convincente que convenceu a todos de tal forma que as acusações criminais contra Berchtold não seguiram adiante e o pedófilo foi libertado. O resultado disso foi que dois anos depois quando Jan tinha 14 anos Berchtold a sequestrou por uma segunda vez. Vcs pensam, ahhhh Shao isso não é possível. Pois é… foi exatamente o que eu pensei também assistindo ao documentário, mas acreditem aconteceu. E os pais desta menina pelo amor de Deus? Não fizeram nada? Não tomaram nenhuma atitude? Vcs devem estar se perguntando… e eu também me perguntei isso várias vezes enquanto eu assistia ao documentário.

O que é falado bem por cima no documentário, até mesmo porque devido uma grande vergonha dos pais de Jan é que Berchtold seduziu a família toda para poder chegar perto da garota. Algo comum a pedófilos, um comportamento chamado de ‘grooming’ lá fora ou ‘aliciamento’ em português. Grooming ou Aliciamento é o ato do pedófilo de preparar a criança, e às vezes a família da criança também, para um encontro com ele com a intenção da prática do abuso, ou do estupro. O ciortejo à criança e à família dura meses, até mesmo anos, para que quando o abuso aconteça a vítima e sua família não acreditem que aquele ato foi um abuso. Ele convence a vítima e a sua família que o ato praticado é um ato de amor.

No caso de Jan, o pedófilo Berchtold chegou ao cúmulo de iniciar um caso etraconjugal com a mãe da menina, como desculpa para estar sempre na casa e também começou a ter um caso amoroso com o pai da menina. Fora isso, chegou um determinado momento que ele assumiu para os pais da menina que era pedófilo, mas que estava em tratamento (mentira dele) e que um dos processos do tratamento era justamente ter contato com crianças, para isso ele pediu para dormir com Jan, na casa dos pais e eles dizem no documentário que não ficavam confortáveis com aquilo mas que ‘aceitaram porque era parte do tratamento dele’. E quando os pais desconfiaram das atitudes de Berchtold para com Jan, ele começou a ameaçar o casal, le ameaçava que iria revelar o caso que tinha com eles. Os pais de Jan então permitiram que ele convivesse com a criança, abusasse da criança e fizesse uma lavagem cerebral na menina para que ela acreditasse que o amava, que estava vinculada à ele.

Berchtold disse à menina que ela e ele haviam sido escolhidos para salvar a humanidade. Eles teriam que terem relações sexuais, ela era sua parceira escolhida e que se ela o rejeitasse primeiro toda a sua família morreria e depois toda a humanidade e que ela era respnsável por todas essas vidas. A criança claro, acreditou e isso gerou os abusos. Jan disse mais adiante que Berchtold abusou dela mais de 200 vezes. E que ela começou entrar em parafuso quando ela não engravidava dele. Os abusos duraram anos e anor até que num dado momento ela despertou daquele transe, daquela lavagem cerebral e começou a fugir de Berchtold, mas ele continuou perseguindo-a por anos e anos.

Até que Jan perdoou seus pais por permitirem os abusos e ela e sua mãe, escreveram um livro contando dota a história. Berchtold quis impedir o lançamento do livro, mas não conseguiu. Finalmente com o lançamento do livro outras vítimas finalmente resolveram se unirem e buscar justiça e então Berchtold finalmente foi condenado pelos abusos que cometeu contra suas diversas vítimas. E o que Berchtold fez quando foi condenado? Ele se matou, ele não encarou a prisão. Tem muito, muito mais coisas… mas vcs vão ter que assistir ao documentário para ver todos os detalhes deste caso bizarro. Caso vcs queiram também tem um vídeo análise deste caso no You Tube no canal da Bel Rodrigues… vcs podem clicar aqui para assistir ao vídeo, é bem bacana eu recomendo pra caramba.

Vou terminando este post por aqui… Mas… antes de terminar este post eu vou fazer um pouco de propaganda do meu novo blogue o “Estante da Shao”. Cliquem no link conheçam meu trabalho, meus textos, meus contos, meus poemas. Toda a sexta-feira teremos texto novo e inédito para vcs… Ou um conto ou um poema, ou de repente um trecho de uma história que eu esteja escrevendo. Participe e divulgue esse meu novo projeto se vcs curtirem…

See you guys around the corner
Shao