sonhos

Fala terráqueos, como vão vcs? Espero que esteja tudo legal. Eu tô legal, quer dizer… mais ou menos. Coisas ruins acontecem todos os dias na vida de todo mundo né? A gente tem que aprender a lidar e enfrentar e muitas vezes ignorar certas coisas… por mais que a gente não queira, às vezes não tempos outra opção. Mas eu não quero falar disso…eu já me chateei o suficiente por um final de semana.

Aliás no último final de semana eu já me chateei o bastante com os meus parentes pelo resto da minha vida ( e sim, parentes, não família… porque família são aquelas pessoas que estão sempre lá para vc, parentes são aqueles que só aparecem quando precisam de vc ou então só aparecem para perturbar vc – ou para te deixar nervoso e doente… que foi o que aconteceu comigo).

Mas, como sempre nem era disso que eu queria falar. Deixa eu perguntar uma coisa para vcs. Tem coisa mais legal do que vc realizar os seus sonhos? Não tem né? Não… sério… de boa… Não tem nada mais legal que vc realizar os seus sonhos. Sejam quais forem eles… Viajar para algum lugar, se formar, conseguir o emprego dos sonhos, casar, comprar uma casa, ter filhos, quaisquer que sejam os seus sonhos, não tem nada mais legal que realizá-los.

Não, mentira… tem sim… tem coisa mais legal que apenas realizar seus sonhos, realizá-los ultrapassando diversos obstáculos que tornaram essa conquista mais difícil é muito mais legal. Quer dizer, para mim pelo menos. Quanto mais a gente batalha para conseguir alguma coisa, maior a sensação de triunfo no final quando conseguimos conquistar aquele objetivo.

Nossa Shao mas isso é gostar de sofrer. Não, não… é claro que o melhor seria a gente conseguir as coisas sem ter que batalhar tanto. Sem ter que enfrentar tantos tropeços. Mas a gente sabe que a vida não é simples assim. Cada pessoa tem o seu caminho a percorrer, uns tem mais sorte na vida, outros nem tanto. Os caminhos de uns são mais fáceis, estradas mais retas outros mais difíceis estradas mais íngremes e esburacadas…

E para algumas pessoas nada na vida é lá muito fácil, e se essas pessoas desistirem de tentar, de correr atrás das coisas elas não vão conseguir nada. Mas é bacana, olhar para trás e ver onde vc estava e onde vc chegou. E lembrar que vc pensava que nem era capaz de conseguir aquilo, mas então a conquista está lá na sua mão e vc fica… UAU cara! Eu consegui!! Olha só!

Eu acho que a parte mais difícil de perseguir um sonho é quando muitas vezes a gente não tem apoio das pessoas que nos cercam. Nossos amigos, nossa família… não é nem culpa deles. Até mesmo porque quando um filho fala pro pai ou pra mãe que quer por exemplo, seguir uma carreira artística qualquer, ou quer ser jogador de futebol e os pais sabem que não é uma carreira muito estável, que depende de sorte… primeira reação deles vai ser tentar desencorajar vc porque seus pais não querem que vc sofra que vc quebre a cara. É muito mais reconfortante para os nossos pais quando a gente escolhe um caminho mais convencional. Como ser advogado ou médico.

Não que seja fácil ser advogado ou médico… tem suas dificuldades também, horas de estudo, e longe da família e dos amigos, gastos imensos e tal. Mas o seu pai e sua mãe certamente vão te apoiar porque são carreiras mais convencionais. São raros os pais que apoiam os filhos a seguirem carreiras que eles não considerem lá muito promissoras…

Minha mãe mesmo… ela ficou preocupada quando eu disse que queria fazer Bacharelado em Letras ou em Linguística porque eu queria ser escritora. Mas ela não deixou de me apoiar. Aliás… em toda a minha vida, minha mãe foi a minha maior apoiadora (e às vezes eu sinto que única), ela me apoiava incondicionalmente… Claro que ela sempre me dava conselhos e falava… procura um plano B filha, porque o mundo não é fácil e a gente nunca sabe o dia de amanhã… mãe é mãe né? Tirando a J.K. Rowling, é difícil um escritor ficar milionário vendendo livro gente.

E é por causa do plano b que eu sou funcionária pública, que eu fiz cursos diversos como… Técnico em Edificações, Técnico em Hardware, Técnico em Webdesigner, Técnico em Massoterapia, Faculdade de Direito… cursos mil de capacitação em leis e processos e excelência do atendimento e resolução de conflitos no trabalho… (sim eu fiz tudo isso). E não me arrependo porque… aprender nunca é demais e são esses cursos todos e o meu emprego que é o plano B que pagam as minhas contas no final do mês…

Uma coisa entretanto que eu não esqueço é que minha mãe sempre me dizia, vc quer ser escritora, então escreve… um dia vc chega lá. Mas lembre-se que nem todas as estradas para os nossos sonhos são uma linha reta (e a gente sabe que uma linha reta é o caminho mais curto) às vezes a gente tem que fazer uns desvios. O plano B (empregos e obrigações) às vezes levam a gente para longe dos nossos sonhos, dos nossos objetivos. Minha mãe também dizia que o importante era não desistir e não ficar parada. E não perder o objetivo de vista.

Mas a vida é pesada às vezes… e minha mãe não está mais aqui, agosto próximo completar-se-ão oito anos que ela partiu, para me dar aquele apoio incondicional e infelizmente 99% do tempo eu não tenho isso dos meus irmãos, do meu pai e do resto da parentela que me sobrou. Mas nem é por nada, por maldade nem nada é que realmente as pessoas não entendem o quanto o seu sonho é importante para vc. Não estou me lamentando… como eu disse anteriormente, quanto maior o obstáculo maior a vitória.

E várias vezes o plano B te afasta tanto do que vc queria que vc se questiona se talvez não fosse melhor desistir… partir para outra, deixar o plano B se tornar o plano A e parar de querer tanto aquela coisa que parece que nunca vai dar certo. Perseguir um sonho novo… mesmo que ele não seja tão legal quanto aquele que vc sonhou antes da vida te dar tanta rasteira que nem adianta sacudir a poeira mais, vc só levanta depois do tombo e continua caminhando (muitas vezes se arrastando) empoeirado mesmo… só porque sim… só de teimosia.

E às vezes no meio daquelas dúvidas todas uma pessoa que vc ama, que vc respeita que do jeito dela te quer bem, vira pra vc e fala: Nossa, mas vc fica desperdiçando o seu tempo com isso… porque vc não faz isso e aquilo… vc é tão inteligente… eu te admiro tanto eu acho que vc devia largar isso de mão e…

E vc já tá na dúvida, já tá empoeirado de tantos tombos, ainda tá meio machucado da ultima queda… vc só precisava de um empurrãozinho pra frente, pra não desanimar. De um… “não desiste não… vc consegue”, mas o que vc consegue é mais um obstáculo, para deixar as coisas mais difíceis através de um “larga disso, que perda de tempo…”

Nos piores dias, naqueles que eu não estou me sentindo tão motivada, tão forte… Eu tenho que acordar e repetir para mim mesma… não desiste não Ceres. Continua, nem que seja de teimosia. E de vez em quando dá certo. De vez em quando depois de tantas quedas e tantas tentativas frustradas uma dá certo. Uma é bem sucedida e vc o quanto valeu a pena vc ralar tanto!!! E te dá um novo ânimo e vc pensa… bom, eu vou continuar tentando, afinal de contas eu ainda estou viva, ainda estou aqui. Vambora!

Typewriter 1

Mas por que eu escrevi este post sobre isso hoje? Porque esses dias atrás eu estava assistindo a uma Live de uma das minhas autoras favoritas a Anne Rice e uma das perguntas que fizeram para ela é o que ela aconselha uma pessoa que quer ser escritora a fazer e ela disse exatamente a mesma coisa que a minha mãe “vc quer ser escritora, então escreve!”. Meu sonho é ser escritora, bora escrever!!!

Vou terminando este post por aqui… Mas… antes de terminar este post eu vou fazer um pouco de propaganda do meu novo blogue o “Estante da Shao”. Cliquem no link conheçam meu trabalho, meus textos, meus contos, meus poemas. Toda a sexta-feira teremos texto novo e inédito para vcs… Ou um conto ou um poema, ou de repente um trecho de uma história que eu esteja escrevendo. Participe e divulgue esse meu novo projeto se vcs curtirem…

See you guys around the corner
Shao