Olá, pessoas! Como vão vocês? Bem? Mal? Mais ou menos? Eu tô legal, mesmo quando eu não tô legal eu digo que estou porque dizem que a gente atrai aquilo que pensa e fala né? Então, tô bem pra caramba! Espero que vcs também estejam! Então, bora para mais um texto aqui no blogue? Eu tô na correria ultimamente… IPTU bombando, eu tentando estudar, ler mais, dormir 8 horas, fazer exercício, comer direito e passar nas consultas médicas tudo ao mesmo tempo…, mas, sempre fica alguma coisa para depois né?

Ultimamente, o que tem ficado para depois é o blogue hahahaha, o que aconteceu foi que a quantidade de textos pré-agendados para publicações, acabaram caindo. De 465 para uns 410. O que ainda é coisa para caramba vamos e convenhamos… Sã 110 Dias de antecedência. Eu estou escrevendo este texto em fevereiro, na véspera do feriado de Carnaval, vcs o lerão apenas em maio.

Quem sabe agora no Carnaval, eu consiga descansar e me dedicar um pouco mais ao blogue, e aumentar o número de textos prontos. Mas como sempre, nem era disso que eu queria falar no texto de hoje… Eu já falei aqui algumas vezes, eu não tenho TikTok, eu acho que estou velha demais para entrar em novas redes sociais hahahaha… Nem nas redes que eu tenho eu entro, ter que entrar numa nova e aprender as coisas… preguiça eterna!

Mas, como o TikTok é uma das Redes mais relevantes do momento, vira e mexe eu me deparo com notícias sobre o que está rolando lá, o que viralizou naquela rede, onde o TikTok foi proibido. Até mesmo porque, como eu leio muito notícias sobre tecnologia, então o algoritmo do meu leitor de notícias acaba privilegiando essas coisas. E a última que eu li é que, por conta de Direitos Autorais, as músicas mais tocadas do momento vão ser retiradas do TikTok.

Assim sendo, os Tik Tokers (que são os produtores de conteúdo da rede) de dancinhas (que são aqueles que se filmam dançando e fazendo coreografias) tomaram uma grande rasteira, vão ter que fazer as suas danças usando músicas que não tenham problemas de Direitos Autorais. Eu já discuti isso aqui diversas vezes. Toda a vez que autores, cantores, artistas em geral… bloqueiam suas expressões artísticas em algum canal eu sempre me pergunto se é inteligente.

Para mim seria interessante né? Sua arte ficar mais conhecida… imagina, a sua música ser a mais tocada… em qualquer plataforma? Ah, mas eu não tô recebendo nada com isso e a pessoa está ganhando dinheiro com a minha música, eu quero pelo menos uma compensação financeira. Eu até entendo, o TikTok ganhando milhões em cima de milhões sem pagar um tostãozinho de direitos autorais para os artistas… Então, por conta disso diversos artistas proibiram a rede de usarem suas músicas, quem usar vai ficar mutado… porque o TikTok não quer pagar…

Esses dias, essa questão de pagamento por obras de arte, também explodiu no TikTok com tatuadores… muitos desenhistas e tatuadores que criam suas artes postam seus trabalhos na internet, e daí vão lá outros tatuadores, copiam o desenho, tatuam em outras pessoas, muitas vezes cobram valores maiores que o do criador. Caso vcs não saibam uma tatuagem de criação original geralmente é bem mais cara… porque o artista perde um tempão criando o design do desenho… E depois os caras vão lá, usam sem nem comprar os direitos de uso da imagem, e o criador da arte fica sem remuneração nenhuma.

Esse, aliás é um dos males desse universo tecnológico né? Onde o nada se cria, tudo se copia é levado ao máximo grau. No mundo dos blogues tem isso também… eu já fui acusada de plágio uma vez, com um texto aqui do blogue, simplesmente porque eu falei de um mesmo poema, que outro blogueiro estava falando. Eram textos completamente diferentes, a única coisa em comum no texto era o poema… minha opinião, minha apreciação sobre a arte…versus a visão dele… E eu lembro de ter questionado, vc por acaso escreveu o poema? Em momento nenhum eu copiei o texto dele… o autor talvez pudesse me acusar de reproduzir o poema dele sem autorização. Ele, que apenas fez uma rendição ao poema me acusar de plágio… ridículo! Provavelmente ele desconhecia o significado de plágio.

Tem alguns blogues que vivem de apenas repostar textos de outras pessoas, de outros blogues. Eu conheço autores de blogues que detestam isso. Eu não me importo… desde que claro deixem linkado o meu blogue, a origem do texto. Mas essas coisas são meio incontroláveis. Não tem como eu saber ao certo, se alguém começar a copiar meus textos e republicar noutro canto.

Houve um tempo que eu tinha um site de fã de uma determinada banda, e eu buscava as notícias sobre esta banda, nos sites internacionais, traduzia do inglês e postava no meu site. Sempre com o link da fonte. Até que um dia, outra pessoa, que eu conhecia inclusive, criou um blogue e… ela esperava eu traduzir a matéria, copiava e repostava, sem citar nem a fonte original, nem a minha tradução… Eu nem fui falar nada para a pessoa. Um dia eu parei de alimentar o site, ele saiu do ar e a pessoa ficou sem ter como continuar fazendo o que fazia… ela até tentou, mas ela não falava inglês, e as traduções do Google Tradutor na época eram bem inferiores ao que é hoje… Quando a fonte secou, eu abandonei a tradução no blogue, e as traduções do Google começarama serem zoadas online… o site da pessoa também morreu.

Com relação ao TikTok, a gente sabe que uma Rede é relevante quando ela começa a suscitar essas questões, essas discussões que ainda não foram totalmente resolvidas na sociedade.

Vou terminando este post por aqui, espero que vcs tenham curtido e espero ver vcs no próximo texto! Se vc curtiu o texto clique aí na estrelinha, compartilhe com seus amigos e se vc também tem um blogue, deixa aí embaixo nos comentários que eu adoraria conhecer o blogue de vcs!

Abraços, Shao!