filosofando

Olá, pessoas! Como vão vocês? Bem? Mal? Mais ou menos? Eu tô legal, mesmo quando eu não tô legal eu digo que estou porque dizem que a gente atrai aquilo que pensa e fala né? Então, tô bem pra caramba! Espero que vcs também estejam! Então, bora para mais um texto aqui no blogue? Eu estava lendo uma reportagem esses dias que falava que diversas empresas estão implementando a semana de quatro dias úteis. E que este novo modelo de trabalho está se revelando muito bom porque aparentemente, as pessoas, com um dia a mais de descanso, estão se tornando mais produtivas. Que bacana isso! Por que vamos e convenhamos, dois dias de descanso por semana, cada dia que passa fica menos suiciente para a gente efetivamente se sentir descansado e voltar para a rotina de trabalho na segunda.

Eu li e isso tem muito tempo já, que na Suécia eles tinham implantado o esquema de seis horas diárias, em vez de oito. E que isso tinha se revelado bem produtivo também. Aqui no Brasil entretanto são poucas as empresas que tem essa visão inovadora. Ainda persiste aqui aquela ideia de que… eu tô pagando para o cara não fazer nada? Até mesmo o trabalho remoto, muitas empresas estão torcendo o nariz para ele… não vendo mais necessidade dele depois da pandemia.

Agora olha que interessante.. No comecinho de março, a gente tinha que pagar o IPTU dos terrenos do interior que minha mãe deixou de herança para a gente. E o Carnê/boleto do IPTU não chegou a tempo. Eu fui, e tirei a segunda via do meu pela internet, na Prefeitura da cidade, meu irmão mandou uma mensagem de WhatsApp para a prefeitura de lá e eles mandaram para ele um PDF, via WhatsApp mesmo, com todos os boletos do ano. E eu fiquei pensando… Porque a Prefeitura de São Paulo, onde eu trabalho, que é infinitamente maior e mais rica que a da cidadezinha lá… não disponibiliza este tipo de atendimento também?

Este formato de atendimento presencial é completamente ultrapassado. Eu entendo que por conta de existirem mais e mais pessoa idosas, e delas terem dificuldades com a tecnologia, as Prefeituras não podem simplesmente extinguir o atendimento presencial. Mas, isso também acaba criando um bando de jovens que não tem o menor traquejo com a tecnologia. E que preferem ter alguém para resolver os problemas por eles, em vez de aprenderem a resolver os próprios perrengues.

Saudades dos tempos que eu estava em trabalho remoto. O que vcs acham? Deixem aí nos comentários.

Vou terminando este post por aqui, espero que vcs tenham curtido e espero ver vcs no próximo texto! Se vc curtiu o texto clique aí na estrelinha, compartilhe com seus amigos e se vc também tem um blogue, deixa aí embaixo nos comentários que eu adoraria conhecer o blogue de vcs!

Abraços, Shao!