filosofando

Olá, pessoas! Como vão vocês? Bem? Mal? Mais ou menos? Eu tô legal, mesmo quando eu não tô legal eu digo que estou porque dizem que a gente atrai aquilo que pensa e fala né? Então, tô bem pra caramba! Espero que vcs também estejam! Então, bora para mais um texto aqui no blogue? Texto trazendo aqui para vcs uma curiosidade…

Meu irmão me perguntou esses dias, qual a igreja evangélica que tem mais fiéis no Brasil? E eu falei, não sei… vou pesquisar hahahaha. Eu sou do tempo que a maior igreja cristã no Brasil era a igreja católica. Muita gente não sabe, porque hoje em dia não é mais assim, mas há não muito tempo, o catolicismo era a religião oficial do Brasil… Hoje, pelo menos no papel, o Brasil é um estado laico, então não tem uma religião oficial. Pelo menos no papel ok? Na prática, aí são outros 500 e eu nem vou entrar nesta questão!

Então eu fui pesquisar… e encontrei algumas reportagens que listam as dez maiores igrejas evangélicas no Brasil, em número de fiéis ok? São elas:

1ª) Assembleia de Deus – com 12 milhões de membros;
2ª) Igreja Congregação Cristã no Brasil – com 4,5 milhões de membros;
3ª) Igreja Universal do Reino de Deus – com 2,0 milhões de membros;
4ª) Igreja do Evangelho Quadrangular – com 1,9 milhão de membros;
5ª) Igreja Batista Brasileira – com 1,8 milhão de membros;
6ª) Igreja Adventista do Sétimo Dia – com 1,7 milhão de membros;
7ª) Igreja Internacional da Graça de Deus – com 1,2 milhão de membros;
8ª) Igreja Pentecostal Deus é Amor – com 845 mil membros;
9ª) Igreja Presbiteriana do Brasil – com 700 mil membros;
10ª) Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – com 600 mil membros.

Isso sem contarmos as pessoas que não são batizadas nessas denominações. As pessoas que apenas frequentam. São números expressivos né? Entretanto, o catolicismo ainda predomina no cenário nacional com cerca de 1,2 bilhão de fiés no mundo… só no Brasil, o último censo aponta que a igreja católica tem mais de 123 milhões de fiéis. Cerca de 10 vezes mais seguidores que a Assembléia de Deus que é a maior igreja evangélica em número de seguidores.

Para não falar que não falei de flores, vou deixar aqui uma pesquisinha rápida que eu fiz no site do IBGE, do último censo… No Brasil, 50% da população se declara católica, 31% declara-se envangélico, 10% declara não ter religião, 3% se declara espírita, 2% declaram-se de religiões de matriz afro-brasileira, 2% são de outras denominações, 1% é ateu e 0,3% judeu. Parando para pensar, católicos, evangélicos e espíritas são cristãos… somos ao todo 84% de cristãos em território nacional.

Vou terminando este post por aqui, espero que vcs tenham curtido e espero ver vcs no próximo texto! Se vc curtiu o texto clique aí na estrelinha, compartilhe com seus amigos e se vc também tem um blogue, deixa aí embaixo nos comentários que eu adoraria conhecer o blogue de vcs!

Abraços, Shao!