Olá, pessoas! Como vão vocês? Bem? Mal? Mais ou menos? Eu tô legal, mesmo quando eu não tô legal eu digo que estou porque dizem que a gente atrai aquilo que pensa e fala né? Então, tô bem pra caramba! Espero que vcs também estejam! Então, bora para mais um texto aqui no blogue?

Décimo sétimo livro do ano… continuamos aqui com o C.S. Lewis… desta vez, o que eu considero até agora o livro mais denso, mais filosófico dele. “Os quatro amores”. Onde o autor descreve na minha opinião um dos sentimentos mais complexos que o ser humano pode experimentar, o amor. Nesse livro ele tenta dissecar os tipos de amor que ele acredita existir…

Eu disse que era o livro mais filosófico e mais denso porque ele se envolve muito na ideologia da coisa, geralmente as exemplifica bastante as coisas para se fazer entender, e embora ele continue fazendo isso nesse livro, em alguns momentos eu achei que ele não se saiu muito bem. O primeiro capítulo do livro eu tive que ouvir duas vezes para tentar captar e entender do que exatamente ele estava falando e onde ele queria chegar com aquilo…

Este é considerado um dos livros mais influentes da carreira dele… Resumindo bem o tema do livro… vcs tem que ler para entender por que é bem profundo. Ele divide o amor humano, que é um presente nos dado por Deus em 4 tipos específicos.

A afeição, que é a forma mais simples e mais comum… que podemos sentir por qualquer pessoa, pelos nossos bichinhos de estimação e que se tivermos sorte pode se transformar, ou como ele fala acompanhar os outros três amores. A amizade, que é a mais duradoura e mais rara… ele fala da verdadeira amizade aquela que torna um estranho em irmão, ou mais que irmão. O Eros, que é a paixão carnal por outro ser humano ou ainda o amor apaixonado. E finalmente a Caridade, que é o menos egoísta e maior amor de todos, aquele que nos aproxima de Deus e que mais se aproxima do amor que Deus tem pelo homem.

Eu gostei do livro, recomendo? Sim. Aviso que ele é bem complexo em certos momentos… meio confuso até… Concordo com tudo que está nele? Nem sempre… mas entendo os conceitos que ele tenta passar e de onde o autor tirou as ideias que estão impressas no texto. Meus capítulos favoritos foram os que ele fala sobre a amizade e sobre a caridade. Fica aí essa dica para vcs.

Vou terminando este post por aqui, espero que vcs tenham curtido e espero ver vcs no próximo texto! Se vc curtiu o texto clique aí na estrelinha, compartilhe com seus amigos e se vc também tem um blogue, deixa aí embaixo nos comentários que eu adoraria conhecer o blogue de vcs!

Abraços, Shao!