gooftroopFala terráqueos como vão vcs??? Espero que vcs estejam bem! Antes de mais nada se vc está lendo este texto no Facebook Clica no link aqui embaixo para ler o texto completo. Eu tô legal… Mais uma terça-feira, e como vcs já sabem terça-feira é dia da gente comer pastel lá no trabalho… não pera… não é nada disso hahahahaha (embora seja verdade, de terça tem feira livre perto do trabalho e a galera sempre compra pastel – nem sempre eu posso comer… por causa da dieta, da diabetes e tal).

Mas aqui no blogue terça-feira é dia de falarmos de Games, Desenhos Animados ou Livros. E hoje, novamente vamos falar de games e de games velhos porque sério… eu ando sem tempo de ler minha lista de livros da minha Meta de Leitura para 2018… esse ano vai ser um daqueles anos que se eu conseguir ler meia dúzia de livros vai ser um grande feito. Mas nem é disso que eu queria falar no texto de hoje… é de games que vamos falar! Sempre que eu falo de um jogo antigo que eu jogava no Super Nintendo (geralmente com meus irmãos porque esse console é mais do tempo deles do que do meu… o console da minha época de crianças era o Atari) eu sempre digo que o jogo era bem divertido.

Entretanto o jogo de hoje que se chamava Pateta & Max (Goof Troop no original em inglês) não vai ser assim… eu DE-TES-TA-VA esse game.. Por várias razões. Primeiro que o Pateta é um personagem da Disney que eu nunca curti. Segundo… é um jogo de tela estática de aventura, de passar tela e resolver probleminhas e apesar de curtir esse tipo de jogo de aventura eu não sou fã desses joguinhos de tela estática que vc só pode sair daquela tela e ir para a próxima quando vc soluciona o problema. Terceiro… eita jogo longo da meleca… E quarto… eita jogo difícil do caramba!!!

gooftroop1

Como vcs sabem… jogar videogames não é uma das coisas que eu faço com maestria. Não é uma das atividades que eu domino. Ou seja, eu sou ruim pra caramba jogando. E este jogo é um daqueles que requer duas habilidades super desenvolvidas. A primeira é a resolução de problemas, e segundo a habilidade pra mover o bonequinho para lá e para cá… E este é exatamente o meu problema, eu não tenho coordenação motora pra mexer com o bonequinho hahahahahaha. É… eu sou ruim de videogame mesmo.

A parte de resolver os quebra-cabeças e cumpris as tarefas não era problema para mim, essa aliás era a parte que eu curtia do jogo, mas tinha algumas telas que apareciam uns inimigos, e eles vinham pra cima de vc para te matar… E euzinha não conseguia, cumprir a tarefa, resolver o quebra-cabeças e ainda fugir dos maledetinhos que vinham querer me matar hahahahahaha. 

Então, por causa disso eu detestava esse game. Mas para a minha tristeza e consternação meus irmãos simplesmente amavam o jogo. Eu acho que este jogo foi um dos que eu mais assisti eles jogando na minha vida e na vida deles. Mas a gente não tinha o cartucho desse jogo, a gente sempre alugava eles na videolocadora (só gente acima dos 30 sabe o que é isso) e antigamente quando a gente alugava o cartucho ele ficava só três dias em casa… e em três dias não dava para zerar o jogo. E a gente não tinha grana (que na época era caríssimo) para comprar o cartucho com o jogo.

gooftroop2

E eu acho que, não zerar esse jogo foi uma das maiores frustrações de toda a infância dos meus irmãos hahahahahaha. Tanto que há bem pouco tempo eles foram numa loja de games antigos, encontraram, compraram o cartucho do game e ficaram um final de semana todinho jogando esse game até zerar hahahahaha. Tipo… agora sim, missão cumprida! Eles ainda tem o Super Nintendo deles funcionando… e vários games antigos.

Mas eu nem falei do game… o jogo é de 93 se eu não me engano e foi desenvolvido pela CAPCOM. E vc podia jogar sozinho ou com um amigo, sendo o Pateta ou o seu filho Max e vc tinha que passar diversas telas… que ficavam em cinco áreas da cidade chamada Spoonerville, tinha uma praia, uma vila, um castelo assombrado, uma montanha e um navio pirata e no final, nesse navio, vc tinha que salvar o personagem do Bafo de Onça e do seu filho Bafinho…

Os jogadores podiam se defender dos inimigos ou matá-los atirando potes de flores, vasos, pedras e barris neles. No jogo existem também vários itens com funções diferentes, usados para passarem de certas situações, como o gancho, que permite que Max e Pateta criem uma ponte acima de um buraco ou paralisar os inimigos. Cada jogador pode carregar somente um item no modo multiplayer, sendo que no modo single player o jogador pode carregar até dois itens. Caso um dos personagens já esteja carregando o máximo de itens, ao tentar adquirir um novo ele irá trocar de lugar com o item antigo que estiver ativo. Além disso, existem frutas e diamantes espalhadas pelos mapas. Enquanto as frutas aumentam a saúde do personagem, o diamante vermelho dá uma nova vida a ele, enquanto o diamante azul dá um continue.

Além do ser direcionado para multiplayer, ele também é direcionado à solução de quebra-cabeças. Em muitas situações, o jogador tem que chutar uns blocos de maneira que eles fiquem em cima de marcas no chão, para que esse possa abrir portas e avançar no jogo. Em algumas partes será também necessário colocar tábuas em buracos no chão ou criar caminhos com cordas usando o gancho para que possam atravessar para o outro lado sendo que, ao fazerem isso, perdem os itens.

Apesar de parecer um joguinho bobo para criança é um jogo bem complicado. Mas assim… é um daqueles jogos legais que desafiam as crianças a pensarem, a procurar as soluções para os problemas que o jogo apresenta e estimula também a coordenação motora da criançada. Dificilmente a gente encontra jogos que tenham essa característica no mundo dos games. Se vcs forem melhores que eu na jogatina e ficarem curiosos para ver qual que é a desse jogo… e gostar de passar horas e horas quebrando a cabeça… eu recomendo esse jogo para vcs.

Vou terminando este post por aqui… Mas… antes de terminar este post eu vou fazer um pouco de propaganda do meu novo blogue o “Estante da Shao”. Cliquem no link conheçam meu trabalho, meus textos, meus contos, meus poemas. Toda a sexta-feira teremos texto novo e inédito para vcs… Ou um conto ou um poema, ou de repente um trecho de uma história que eu esteja escrevendo. Participe e divulgue esse meu novo projeto se vcs curtirem…

 

See you guys around the corner
Shao