Etiquetas

, , ,

Olá coisadinhos, vcs estão bem? Tudo bem na vidinha de vcs? Eu estou deprimida pq é meu ultimo dia de férias, amanhã recomeça a labuta… pena… minha vida estava tão boa. Whatever, coisas da vida de pobre, se eu fosse rica não ia precisar ir trabalhar amanhã, mas eu sou então… E, fora isso, eu estou de volta pra minha terra… hahahahahaah Voltei pra casa, que saudades que eu estava da minha cama, do meu chuveiro, do meu computador… (sim, nesta ordem) até dos meus irmãos hahahahahaha.

Fora uns dias legais na casa da minha vó mas, como iria a Dorothy do filme o Mágico de Oz… Não há lugar como o lar!

Armário e geladeiras estão vazios, precisamos, no meio dessa semana, ou no final dela ir ao mercado fazer compras… Não sei o que esses meus irmãos comeram enquanto eu estive fora. Provavelmente pão, manteiga, mortadela, refrigerante, pizza, açaí, e por aí vai… Não que eles não saibam cozinhar, eles sabem porque eu já ensinei… mas eles morrem de preguiça. Nem posso falar nada porque eu morro de preguiça também, mas eu não posso me dar ao luxo de ficar comendo apenas tranqueira, por causa da diabetes.

Vamos ao tema do post…  Todo ano é a mesma coisa… Tem Marcha pra Jesus, e dois dias depois tem a Parada Gay…  Aí vão os evangélicos na Marcha pra Jesus e em vez de marchar para Jesus e orar e se conectar com Jesus de alguma forma, eles ficam criticando galera LGBT. E dois dias depois tem a Parada o Orgulho Gay… em em vez da galera ir lá e mostrar Orgulho e protestar pelos direitos que a comunidade LGBT ainda não tem em comparação aos heterossexuais eles vão criticar esse ou aquele pastor e criticar evangélicos e insultar símbolos religiosos e devolver o ódio que foi jogado contra eles por pseudo-cristãos.

Dá uma preguiça de gente assim… dos dois lados, dá preguiça de falar desse assunto, mas tem umas coisas que a gente tem que falar, tem que se posicionar. Como diria Martin Luther King…

O que me preocupa não é nem o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética... O que me preocupa é o silêncio dos bons.... Frase de Martin Luther King.

Eu vejo muitos cristãos ficando ao lado dos extremistas religiosos, simplesmente porque eles se declaram cristãos. Porque eles se intitulam pastores. Porque eles, Os Felicianos e Malafaias da vida, em seu oportunismo friamente calculado e estrategicamente elaborado, se promovem… aparentando vestir a máscara de paladino cristão, defensor do que é correto, da família, da moral e dos bons costumes. Eles ganham fiéis (e com eles mais dízimo) eles ganham eleitores (e com eles cargos públicos e com eles oportunidades e por conseguinte mais dinheiro).

O mesmo… fazem os extremistas LGBT a galera da Marcha das Vadias, que andam nus pela rua  pegam crucifixos e símbolos religiosos e ficaram fazendo atos obscenos. (observação aqui… um amigo meu viu na internet as imagens dessa galera e achou que havia sido na Parada Gay, mas não foi… os caras que ficaram se masturbando com crucifixos foram o pessoal da Marcha das Vadias e não foi a galera da Parada Gay de 2015. Foi na Marcha das Vadias do Rio de Janeiro e faz uns anos, acho que foi em 2013). O pessoal da Parada Gay levou uma moça Transexual imitando Jesus Crucificado. Cliquem aqui e leiam a reportagem, a própria moça falando sobre o que ela quis representar com a encenação.

Entretanto… a maioria da população cristã… maiormente a população católica, para quem o crucifixo é um símbolo sacro do sacrifício de Jesus… ficaram ofendidos com esta representação. Acharam que é uma ofensa! Se sentiram (com razão eu acho) agredidos. Cliquem aqui para ver o ponto de vista de quem se sentiu ofendido.

Nenhum dos dois textos linkados aqui defendem discurso de ódio. Massss… em ambos, dá pra perceber a animosidade de um para com o outro. Não existiu, ao meu ver, respeito aos símbolos religiosos pelo pessoal da Parada Gay, liderados por políticos como os Jean Willys da vida, tanto quanto não existe por parte dos Felicianos e Malafaias respeito aos direitos da comunidade LGBT dos seres humanos que professam outra crença ou tem uma sexualidade diversa da que eles acreditam ser a “correta”.

Eu estava conversando com a minha tia e a minha vó ontem e depois continuei a conversa com meus irmãos… Mas antes disso, eu li uma reportagem na internet, não sei se é verdade ou não, fontes de Facebook não são lá muito fidedignas… Mas, eu li que uns evangélicos abriram uma igreja ao lado da casa de uma senhora idosa, que era seguidora de uma religião de origem africana, me perdoem mas eu agora não sei qual… (também não sei qual a igreja dos evangélicos). Mas ao que parece o pastor dessa igreja ficou incentivando aos fiéis a antagonizarem a senhora de noventa e poucos anos e a religião dela. E a perturbação dos evangélicos foi tanta na cabeça da senhora, fizeram com suas hostilizações a mulher passar tanto nervoso que ela faleceu, de parada cardíaca.

De novo… não sei se é verdade. Mas, vamos partir do princípio que seja…  Antes de falar do caso em si, quero contar pra vcs histórias que eu cresci ouvindo. Minha família sempre foi muito católica. Daquele tipo que uma vez por ano faz viagem pra Aparecida do Norte em Romaria. Depois de um tempo algumas pessoas começaram a frequentar algumas igrejas evangélicas e cada um seguiu seu caminho. Cada um com sua crença. Em sua maioria, todos cristãos, mas em diferentes denominações.

Quando a minha família, migrou, de uma crença cristã evangélica vinda de uma crença cristã católica, vimos diversas diferenças dogmáticas. Mas isso não vem ao caso, o core, o centro os ensinamentos era o mesmo. Seguir o exemplo de Jesus e ser uma boa pessoa nesta terra…

Naquela época, a maioria da população brasileira era católica, ser evangélico era aderir a um pensamento minoritário. Crianças, a gente ouvia histórias e via casos de pessoas da igreja que eram perseguidas, julgadas, apedrejadas, muitas vezes realmente apedrejadas, e não apenas no sentido figurado. Por serem evangélicas. Éramos então a minoria, éramos os dissidentes. Era esperado que fôssemos hostilizados (era mesmo??? a crença cristã em geral não prega o amor e aceitar o outro como ele é?). Isso é histórico, tudo aquilo que vai contra o que acredita a minoria a tendência é ser execrado.

Quer dizer…  analisando o contexto… Éramos  todos cristãos. Católicos e Evangélicos. Mas, seguíamos dogmas diversos. Como éramos minoria, e os que haviam abandonado a dogmática vigente… natural sermos perseguidos? Execrados? Se todos os que professam a crença cristã realmente seguissem o exemplo de Jesus… não seria isso o correto a se fazer, muito pelo contrário…

Mas é histórico isso… é história isso. Lá no comecinho do cristianismo, quando adorar vários deuses era a onda da maioria em Roma os cristãos surgiram, foram todos perseguidos. Depois os cristãos aumentaram de número e em vez de perdoarem seus perseguidores perseguiram aqueles que eles chamaram de ‘pagãos’ e aí aconteceu a Idade das Trevas… com a caça às bruxas e a inquisição.

Vejam também o que está acontecendo em países que a maioria é seguidora do Islamismo. Cristãos estão sendo perseguidos e exterminados da mesma forma. Eu só tenho uma explicação pra isso… atacar o diferente é um fenômeno humano. Isso dava tese de Antropologia até…

Voltando à realidade brasileira… eu não sei o que aconteceu… quando ou como aconteceu, mas conforme os tempos foram passando. A galera que era minoria, se tornou uma maioria. E… por um tempo. Eu lembro do boom de igrejas que se deu no Brasil… E lembro meio que meio que acabaram as ditas perseguições, as pessoas começaram a achar mais normal ver os “crentes” pela rua, na escola, no trabalho… meio que acabou a picuinha. Quer dizer, acabou mas nem tanto… tinha aquela coisinha, aquela birrinha…

Depois quando os evangélicos eram já maioria no país, eles começaram a ficar mais confiantes (as pessoas se acham mais fortes quando estão em maior número)… não ter tanto medo de se mostrar de expressar suas opiniões. E eu notei que o pensamento da nova maioria não era tão diferente da antiga maioria. O Diferente era ruim… o que não concordava com a crença e não cria no mesmo… era do capeta!

E assim como um dia estiveram na mira das atiradeiras da maioria anterior, eles pegaram as suas atiradeiras e resolveram procurar em quem atirar. Imediatamente eram as religiões africanas…. eu lembro de uma época que  se vc era evangélico vc tinha que por obrigação ideológica, odiar quem fosse, do candomblé, da umbanda e outras religiões semelhantes. Era simples, o que não era de Deus, era do diabo… e ponto final.

De uns tempos para cá patrocinados pelos defensores do discurso de ódio… Malafaia, Feliciano numa ponta e Jean Willys na outra ponta. Está uma verdadeira guerra civil entre os militantes das duas pontas do extremismo!!! Não existe RESPEITO de nenhum dos lados.

Foi desrespeito com um símbolo religioso o que eles fizeram? Na minha opinião foi… é errado? Na opinião deles não… Porque a cruz onde Jesus foi pendurado não significa nada para as pessoas que não professam a fé cristã. Na minha opinião foi errado porque é agressivo. É tão agressivo quanto chamar de anormal, aberração e outras coisas quem é gay. Não existe tolerância ao diferente, àquilo que diverge da sua forma de ser, de pensar e de agir… Mas vcs não precisam aceitar a minha opinião não…. minha mãe dizia, opinião é que nem cú… cada um tem o seu! Opinião é uma coisa subjetiva e ela pode mudar.

Para mim que sou evangélica, o exemplo de Jesus, o ato dele de se sacrificar por nós é mais importante que a cruz em si. Eu me senti ofendida com a representação da moça trans?? Não… nem um pouco… Eu vi um monte de gente citando a Constituição, dizendo que era crime e tal… porque estava previsto no Código Penal no artigo 208… que diz:

Art. 208 – Escarnecer de alguém publicamente, por motivo de crença ou função religiosa; impedir ou perturbar cerimônia ou prática de culto religioso; vilipendiar publicamente ato ou objeto de culto religioso:
Pena – detenção, de um mês a um ano, ou multa.
Parágrafo único – Se há emprego de violência, a pena é aumentada de um terço, sem prejuízo da correspondente à violência.

Eu não acho que se enquadra… Não houve escarnecimento de uma pessoa específica por motivo de crença, não foi perturbada nenhuma cerimônia ou culto, não foi vilipendiada (destruída ou danificada) a cruz… (diferentemente do que fez o Pastor que quebrou a Santa e chutou num caso muito antigo de anos atrás… ou como fizeram o pessoal da Marcha das Vadias – nestes casos sim… houve crime). Sei lá… vi gente com interpretações diversas da letra fria da lei.

Meu irmão estava debatendo no Facebook com uma menina gay e ele citou o artigo º da Constituição que eu destaco aqui…

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

Todos são iguais… gays, heteros, cristãos, ateus… Todos então tem que ter os mesmos direitos e deveres.

IV –  é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;

Pode fazer parada Gay, Marcha Pra Jesus… as duas podem… é seu direito!!!

VI –  é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;

Vc pode professar a fé que bem entender meu filho sem ninguém te perturbar… vc pode não acreditar em nada também… é direito!!!

VIII –  ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;

Seja qual for sua religião…  vc deve ser tratado igualmente perante a lei… simples assim… se vc é crente e matar alguém, vai preso da mesma forma que um ateu!!!

    IX –  é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;

A galera da parada gay pode sim usar a cruz pra fazer uma manifestação artística pedindo fim da homofobia e fim das mortes, da mesma forma que atores podem interpretar Jesus em peças teatrais retratando a Paixão de Cristo…

  X –  são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação;

Ou seja, com quem a pessoa quer se casar, viver… fazer o que quer que seja é problema dela, desde que seja da vontade dela… não é porque a sua crença diz que é errado que a pessoa é proibida de fazer aquilo… vc não manda na vida dos outros, aceite!

XVI –  todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente;

E é por isso que a Parada Gay e a Marcha para Jesus usam ambas a Avenida Paulista… mas não no mesmo dia… certo???

Agora, a Parada Gay ofendeu vc? Beleza… vc tem direito de se sentir ofendido… vc é gente, vc é ser humano, vc tem sentimentos… Agora, vc vai à sua igreja porque? Por causa dos outros? Sinceramente, eu não vou à igreja por causa dos outros… Eu não me importo com o que outras pessoas pensem da minha escolha, porque religião, felizmente, é sim escolha… Eu nasci numa família católica e eu escolhi ser evangélica. Eu poderia ter escolhido ser budista, ser do candomblé, ser kardecista… mas eu escolhi ser evangélica, eu escolhi seguir determinados dogmas. Agora… eu escolhi isso para a minha vida e esse é um direito que me assiste. Eu não posso escolher para a vida das outras pessoas. E eu não posso, infelizmente, exigir respeito de pessoas que não pensam como eu. O máximo que eu posso fazer é respeitar as pessoas que agem e pensam diferentes de mim e esperar… esperar apenas… sem nenhuma garantia, que eles me respeitem de volta.

E eu sei, por experiência prática na vida, que existem muitas pessoas… em ambos os lados dessa guerra tola que tem se criado, que pensam da mesma forma. Que querem viver as suas vidas em paz… e querem que os outros façam o mesmo… que não tem interesse nenhum em interferir na vida de ninguém e que não querem interferência de outrem na vida deles. TODOS deveriam ser e agir assim… infelizmente a maioria prefere se deixar levar pelo discurso de ódio… de repudio… pessoas que adoram generalizar.

E por causa das generalizações… Todo o crente é homofóbico!!! Todo gay é blasfemo!!! Todo crente é burro! Todo gay é pervertido… por conta disso, daqui a pouco, todo crente burro e homofóbico, vai sair na rua apedrejando gay e todo gay blasfemo e pervertido vai sair apedrejando crente. Em breve não vai importar se vc é ou não é alguma coisa… vão apedrejar vc se acharem que vc é alguma coisa. Já está acontecendo aliás, amigos que estavam se abraçando foram atacados porque acharam que eram namorados, um pai e um filho foram também espancados porque acharam que eram gays. Já vi casos de crentes que foram espancados na saída de um culto por um grupo de travestis em represália a morte de uma colega travesti (que havia sido assassinada por um cliente dela… e o cara disse que era evangélico da tal igreja).

É difícil entretanto vc largar o discurso de ódio e abraçar a Tolerância e o Respeito… eu achei bacana nesse auê todo… essa galerinha aqui. E diante dessa realidade cada vez mais negra que se apresenta na nossa sociedade cada vez mais ignorante eu me peguei sorrindo lendo este texto aqui (um texto infinitamente menor e muito mais bem escrito que o meu diga-se de passagem). E aplaudi vídeo aqui que eu vi no Facebook de um amigo…

Eu fico feliz, em encontrar essas poucas pessoas que pensam como eu… quem sabe um dia né galera, deixemos de ver esses absurdos por aí… e este post está deveras gigante então eu vou ficando por aqui…

See you guys around the corner
Shao