Uns dias atrás me disseram “Pô Shao vc meteu o pau na igreja católica porque vc é ‘crente’. Por que vc não mete o pau nessas igrejas de ‘crente’ que vivem extorquindo as pessoas, enriquecendo ilicitamente… yadda, yadda, yadda…” – na hora que me disseram isso, duas coisas me passaram pela cabeça:

1) Boa idéia hein… vou fazer um post sobre isso. 2) Não adianta, por mais que eu procure deixar claro que não estou metendo o pau na religião de ninguém sempre vai ter um que vai se doer com o que está escrito, levar pro lado pessoal e não vai entender o que eu quis dizer porque… afinal de contas, como dizia minha professora de Semiologia e Semiótica, em toda comunicação vai haver ruído, o texto que vc escreve deixa de ser seu texto a partir do momento que outra pessoa o está lendo, interpretando e criando outro significado para ele. (Papo de Professor de Português galera, se não entenderam ignorem e sigam em frente).

Enfim, meus amigos são ótimos eu amo eles, mas sinceramente alguns deles tem idéias tão tacanhas e uma compreensão das coisas tão limitada que em grande parte das vezes (quando eu não perco a minha paciência) nem vale a pena discutir com eles… E como eu disse noutros posts em TODOS os dogmas, crenças, religiões existem pessoas que estão ali fingindo, enganando e se beneficiando da crença dos ignorantes. Nenhuma doutrina religiosa está livre dos espertalhões.

Mas eles realmente se proliferam cada dia mais entre o povo que se denomina “evangélico”. O Cristianismo, aliás, é tanto quanto o islamismo… extremamente propenso a abarcar em sua doutrina pessoas radicais e ignorantes. Apesar de Cristo nunca ter ensinado a seus seguidores que eles deviam ser imbecís a igreja cristã desde tempos além da memória incentiva o povão a não aprender, a não adquirir cultura, a deixar que os pregadores e sacerdotes pensem por eles.

Muitos ateus tem razão quando dizem que o Cristianismo é uma religião de massificação. Creia, obedeça e siga cegamente o que lhe enfiam goela abaixo.

Eu sou totalmente contra isso. É difícil encontrar um meio termo entre ter fé e ser completamente tapado e não enxergar meio palmo à sua frente, acreditando em tudo o que falam para você. Contudo é exatamente por isso que Deus deu ao homem o livre arbítrio. Para você escolher se quer ou não acreditar naquilo.

Uma coisa que eu notei que meus camaradas de crença, a galera evangélica, faz muito é confundir Deus e Jesus com o Pastor… o Pastor, Ancião, diácono, obreiro ou whatever you call the men, não é uma divindade, uma santidade, não é o detentor do poder absoluto e não tem direito nenhum de dizer como vc deve levar a sua vida. Não é também como se intitulavam os faraós e reis das eras passadas, o representante de Deus na face da terra. São pessoas comuns, uns cem intencionados, outros mal intencionados…

Agora, muito evangélico por aí endeusa esses senhores de terno que sobem num púlpito (aquele trequinho que fica na frente da igreja e que os católicos chamam de altar, político chama de palanque, nós que somos evangélicos chamamos de púlpito). Sendo que somado ao livre arbítrio um dos maiores conselhos bíblicos é um que minha mãe repetia para mim pelo menos uma vez por semana “maldito o homem que confia no homem”.

Aí os ateus vão me dizer: Ahhhh Shao, e não foi um homem que escreveu a bíblia? Sim foi… todo o livro existente foi escrito por mãos humanas. Da mesma forma que foi a Torá Judaica, o Alcorão do Islã, os livros que Chico Xavier e Kardec psicografaram…

Galera, ficar discutindo isso é o mesmo que discutir o que veio primeiro o ovo ou a galinha. Para aquele que crê, a mão humana foi tomada pela inspiração divina, para aquele que não crê foi o homem e pronto acabou, não vou acreditar nessa babaquice toda. Beleza… seu direito.

A intenção aqui não é discutir no que se acredita. Ou se Deus e o diabo existem, se existe reencarnação, céu, purgatório, inferno… isso tudo é muito particular… a intenção e dizer, que sacanagem rola solta no meio das religiões desde que o mundo é mundo. Esse tipo de gentinha má está metida em todo e qualquer ambiente.

Agora a intenção mor deste post, como diz o título, é meter o pau nos evangélicos. Existe muita coisa errada por aí, mas para o post não ficar gigantesco (já tá gigantesco tia Shao – eu sei… foi mal) eu escolhi falar mal de alguns pontos. Então vamos por partes…

1) Dízimo, venda de milagres..

Pequenas igrejas, grandes negócios… Igreja evangélica atualmente é máquina de fazer dinheiro, através de dízimos, doações e o caramba a quatro. Não vou citar nomes… mas tem igreja por aí que está cheia de processo nas costas porque tirou tudo dos fiéis… isso se chama estelionato amiguinhos. Sacou o lance do “maldito o homem que confia no homem”? Pois é…

Doe tudo o que vc tem e o que vc não tem também. E vc ganha o milagre que está almejando. Que, vamos e convenhamos, na maioria das vezes o milagre é ganhar mais dinheiro, ficar mais rico que aquele primo ou irmão chato que vc tem e alcançar algum tipo de satisfação egocêntrica e supérflua que só a pessoa que sente entende.

Essas pessoas em minha insignificante opinião merecem ser depenadas pelos Edires Macedos e RR Soares da vida. Mas muitas pessoas procuram essas igrejas (e outros templos também, de outras crenças) no desespero. Por que tem um ente querido doente, morrendo e está cegamente em busca da cura. Nessa hora, se alguém te disser, arranca todo o sangue do seu corpo e coloca aqui que seu ente querido fica bom… vc faz! Sem pensar! Sem titubear! Dessa galera eu tenho pena.

O Ministério público deveria tomar providências contra essas igrejas, e esses pastores.

2) Pastores metidos na política

E falando nos pastores o que dizer dessa galera se enfiando na política? Eles se postam de defensores da moral e dos bons costumes, crucificando todos que não concordam com os seus pensamentos tacanhos, racistas e discriminativos.

3) invasão de programas evangélicos na TV aberta.

Cara, eu quero morrer quando eu fico sem sono e quero tentar me distrair assistindo TV e (TV aberta já é uma merda, quase nunca passa alguma coisa de interessante) de madrugada está cada vez pior. Agora, passou determinada hora, à noite ou de manhã bem cedo… tá sempre passando esses cultos do RR Soares, do Macedão e agora desse mano da Igreja Mundial (eles devem ser todos parentes). E mano… é muito chato, quando a TV desperta de manhã no fim de semana com eles gritando… aff eu detesto gritaria. Minha vontade é falar, MANO! DEUS NÃO É SURDO!!!

4) Disseminação da segregação, discriminação e do ódio ao diferente

Daí, numa dessas manhãs a TV liga e tem um cara, que eu não sei o nome, mas meu irmão me disse que é outro pastor famoso aí (Silas Malafaia ele me disse) e o cara pregando pros fiéis dele o ódio contra os pecadores, contra as pessoas que não faziam a vontade de Deus. Era um lance tipo… peguem suas estacas, suas tochas e vamos caçar todos aqueles que não concordam com os nossos ideais. Todos são ogros, vamos matar os Shreks, eles são grandes, gordos, verdes, melequentos… vamos matar todos eles em nome de Jesus e limpar a terra. Vamos transformar, na marra, a terra no paraíso!

O cara ainda chega ao cúmulo de usar a CONSTITUIÇÃO, para justificar a sua ignorância. Ele lê, mas ele esquece de ler o inciso que diz que todos são iguais perante a lei, e assim como os ‘evangélicos’ são livres para acreditarem no que quiserem e expressar a sua opinião os demais cidadãos também o são. Ele chama a lei que cria o crime de homofobia de lei da Mordaça Gay… fala que os movimentos gays querem criar uma Inquisição contra os evangélicos… ahhh vá!!! Ele se diz ser livre para se expressar e começa a falar asneiras… ele fala uma coisa e logo em seguida ele desdiz o que ele disse. Quem quiser é só procurar no You Tube… tem lá… eu me recuso a colocar essa criatura aqui no meu Blogue.

Legal Shao, bacana… e a sua igreja, não tem coisa errada? Tem, claro que tem… coisa errada, gente que faz coisa errada. Como eu disse esse tipo de gentinha maléfica está em todas as partes… são onipresentes em sua maldade.

Não é meu costume, eu não falo da minha igreja porque não quero que ninguém fique me acusando de ficar fazendo propaganda, apologia, whatever… Mas a título de curiosidade vamos lá…

Minha igreja é considerada por grande parte dos evangélicos por uma comunidade muito fechada e extremamente conservadora com fortes tendências espíritas (pelo menos era assim que estava descrito no manual de seitas publicado pela igreja Assembleia de Deus que eu li uma vez para fazer um trabalho sobre crenças e crendices na faculdade).

Mas minha igreja tem umas peculiaridades que a maioria não tem, por exemplo: Minha igreja não tem dízimo, doações são voluntárias, não são requisitadas e não tem valor mínimo, não tem cursinho pra batismo nem lista de membros, não tem site, nem realiza passeios, excursões, integrações sociais de qualquer gênero, não tem Pastor, tem os Anciãos que não recebem salário para presidirem o culto, eles têm que ter o seu emprego e se sustentarem sozinhos. As igrejas todas são construídas num único padrão e os terrenos são próprios e comprados em nome da irmandade, legalmente falando, todos os membros da igreja são donos. Se um dia o mundo explodir e só sobrar um membro ele vira dono de todos os prédios e terrenos que sobrarem da explosão do mundo. Não temos banda, temos orquestra, formada pelos membros que tem formação pela escola da igreja e não pagam nada pelas aulas, os professores também não recebem nada para ensinar. Enfim… somos um povinho bem estranho.

Não digo que dentro desse meio não tenha gente ignorante, racista, leviana, promíscua, falsa… claaaaro que tem. Mas eu tenho a opção de ir ao culto, orar, falar com Deus passar a mão em mim e voltar pra casa… e não ter que me envolver com quem quer que seja.

Bom… acho que é isso… se vcs que me questionaram, taí a resposta. Não sou eu quem está generalizando. Vou ficando por aqui.

See you guys around the corner
Shao