filosofando

Olá, pessoas! Como vão vocês? Bem? Mal? Mais ou menos? Eu tô legal, mesmo quando eu não tô legal eu digo que estou porque dizem que a gente atrai aquilo que pensa e fala né? Então, tô bem pra caramba! Espero que vcs também estejam! Então, bora para mais um texto aqui no blogue? Depois de anos e anos apenas lecionando inglês eu voltei a lecionar língua portuguesa no começo de 2024.

Meus alunos são variados, desde advogados que querem escrever melhor, até adolescentes com aulas de reforço, passando por alunos estrangeiros que querem aprender para vir passear ou mesmo morar aqui. E eu tenho reparado uma coisa, especialmente com a geração mais jovem… os adolescentes e jovens adultos. Eles tem uma dificuldade imensa em compreender textos mais complexos.

Eu até entendo um dos meus alunos estrangeiros não entenderem algumas coisas por falta de contexto, afinal eles não vivem aqui. Mas os jovens estão bem descontextualizados também… A capacidade interpretativa da galera tá lá na casa do caralho (com o perdão da expressão chula, mas a situação merece). E claro, capacidade interpretativa passa pela leitura.

Vcs sabiam que nos EUA a maioria das pessoas não assiste a filmes estrangeiros porque tem que ler as legendas? Agora acompanhem o raciocínio… se vc não tem contato com culturas estrangeiras vc fica completamente ignorante sobre o resto do mundo. Os americanos são famosos por terem um conhecimento quase zero das coisas que acontecem fora do seu país… Aliás eles mal sabem o que acontece dentro do país deles, e eles são extremamente manipuláveis. Tudo isso porque eles até leem mais que a nós brasileiros, mas… eles tem uma capacidade interpretativa do que eles leem bem baixa.

E isso vem acontecendo com a gente também. Eu vejo que os jovens leem porém não entendem o que estão lendo. Eu sempre falo para o meu irmão, quando vc lê uma notícia vc tem que se fazer algumas perguntas, analisar a questão amplamente, pesquisar, ver se é verdade… não simplesmente acreditar e passar para frente. Não só porque vc está disseminando desinformação, mas porque vc está sendo um idiota se o fizer. E quando ele tem que informar aos clientes dele um andamento de processo eu sempre falo… usa palavras simples, senão eles não vão entender, ainda mais quando são pessoas mais simplórias.

Mas voltando aos meus aluninhos. As minhas aulas sempre tem um PDF com a explicação da aula. Eu faço um PDF para eles, uma apresentação, o texto o exercício e tal. E um para mim, que tá sempre em evolução, sempre crescendo, quando eu preciso acrescentar alguma explicação extra quando um deles é mais inteligente e faz uma pergunta que eu não tinha previsto (o que é raro). E eles apanham para entender o PDF. Eu tenho que explicar na aula, dando exemplo, mostrando dez vezes e isso acontece por que eles tem dificuldade de decifrar o que o texto que eu escrevi no PDF está explicando, mesmo na maioria das vezes eu usando palavras e termos bem simples e do vocabulário comum do dia a dia deles.

Eu costumo falar assim para eles, quando vcs estiverem lendo, imaginem eu explicando aquilo… às vezes funciona dizem eles hahahahaha. Às vezes não. Mas, o que me alegra é que depois de um determinado número de aulas eles começam a pegar o jeito, eles começam a ler e a compreender os textos… Leitura é prática gente, compreensão textual é prática, pensar requer prática também, ainda mais pensar por si só… Espero que os pais percebam e façam alguma coisa para mudar um pouco isso… estamos criando uma geração de robozinhos repetidores.

Elon Musk disse que em alguns anos a Inteligência Artificial vai ser mais inteligente que a maioria dos seres humanos combinados. Bom, se a inteligência dos seres humanos continuar em queda como vem acontecendo eu acho que não vai ser muito complicado a previsão dele se concretizar não.

Vou terminando este post por aqui, espero que vcs tenham curtido e espero ver vcs no próximo texto! Se vc curtiu o texto clique aí na estrelinha, compartilhe com seus amigos e se vc também tem um blogue, deixa aí embaixo nos comentários que eu adoraria conhecer o blogue de vcs!

Abraços, Shao!