filosofando

Olá, pessoas! Como vão vocês? Bem? Mal? Mais ou menos? Eu tô legal, mesmo quando eu não tô legal eu digo que estou porque dizem que a gente atrai aquilo que pensa e fala né? Então, tô bem pra caramba! Espero que vcs também estejam! Então, bora para mais um texto aqui no blogue?

Vcs já pararam para analisar que toda a família tem manias e costumes? E claro, toda família tem umas coisas que todo mundo detesta. Coisinhas que mais parecem maldições do que manias mesmo… Quais as coisas que têm na sua família que vc detesta? Não precisa responder, pode só fazer uma listinha para vc mesmo na sua cabeça. E eu nem tô falando daquele seu tio bebum que sempre faz a piadinha do pavê nas reuniões de família hahahaha. Não tô falando só de manias e costumes… tô falando de diversas coisas… doenças genéticas, essas coisas.

Eu e meu irmão fomos ao médico esses dias fazer um check-up e os médicos sempre perguntam de doenças familiares. Tem problemas de saúde na sua família? No meu lado é sempre… diabetes, pressão alta, câncer. Meu irmão (temos pais diferentes) falou para o médico, câncer, AVC, problemas de coração… Câncer aliás é uma das maldições da nossa família… Eu já parei de contar o número de pessoas que morreram por conta da doença. Eu conto agora tipos de câncer…

Câncer de Mama, câncer de próstata, câncer de pulmão, câncer de estômago, câncer de garganta… anotando apenas os tipos, fica parecendo que é menos…, mas, a verdade é que é gente pra caramba. A maldição pior é… a gente sempre esperar para ver se a pestilência vai atingir outra pessoa… Se eu não me engano, estamos na quarta geração, e pelo menos uma ou duas pessoas de cada geração pereceu por conta da doença…

Minha geração por hora, eu… meus primos… permanecemos ilesos. Mas o medo é real, ele paira… toda a vez que eu tenho notícias de um amigo ou conhecido doente, eu sempre penso… será que vem um dia para mim? Para as pessoas que eu amo? Todo ano, quando eu vou fazer minha mamografia eu fico tensa… esperando pela má notícia… Será que acharam um nódulo? Alguma coisa? E torcendo para que não… e claro… faz parte do meu trauma isso, que eu trabalho na terapia.

E claro, eu morro de medo. Eu já conversei com a minha psicóloga sobre isso diversas vezes. E apesar de ser algo que eu ainda preciso trabalhar muito, que me dá muito gatilho… eu tô bem melhor do que eu estava antes da terapia. Que eu tinha crises de pânico só de pensar na possibilidade… Hoje não mais, mas… eu ainda fico bem bolada, e com medo da possibilidade sequer existir.

Esse ano com meus problemas de dentes, eu também me lembrei que a maioria das mulheres da minha família tem problemas de dentição, minha vó, minha mãe e minhas tias todas tiveram problemas e eventualmente perderam bastantes ou todos os dentes. Periodontite também tem uma característica genética. Enfim, espero que nenhuma das maldições genéticas da minha família me atrapalhem mais a saúde…

Vou terminando este post por aqui, espero que vcs tenham curtido e espero ver vcs no próximo texto! Se vc curtiu o texto clique aí na estrelinha, compartilhe com seus amigos e se vc também tem um blogue, deixa aí embaixo nos comentários que eu adoraria conhecer o blogue de vcs!

Abraços, Shao!