filosofando

Olá, pessoas! Como vão vocês? Bem? Mal? Mais ou menos? Eu tô legal, mesmo quando eu não tô legal eu digo que estou porque dizem que a gente atrai aquilo que pensa e fala né? Então, tô bem pra caramba! Espero que vcs também estejam! Então, bora para mais um texto aqui no blogue? Esses dias eu estava lendo uns textos e num deles tinha uma frase que falava assim… a internet intensifica o efeito manada. E eu achei esta afirmação interessante.

Antes de mais nada, o que é o efeito manada? Basicamente é fazer alguma coisa só porque tá todo mundo fazendo. Já viram uma cena, no cinema, na TV de uma manada de animais fugindo em disparada? Pois é, eles geralmente fazem isso… se juntam e correm todos na mesma direção como forma de proteção e sobrevivência, muito provavelmente porque estão sendo perseguidos por um predador.

E apesar de acharmos que somos muito melhores, mais inteligentes que a maioria dos animais porque estamos no topo da cadeia alimentar, no fundo não passamos de animais também. E o animal humano também tem comportamentos de autoproteção e de sobrevivência como os demais. Fazer parte do grupo, faz com que a gente se sinta parte de algo maior, mais protegidos… Mesmo que muitas vezes a gente discorde de algo, vamos embora, com o movimento porque se falarmos alguma coisa, se nos colocarmos contra a ‘manada’ podemos nos colocar em risco. Certo?

Nem todo mundo tem vocação (condição e coragem) para ligar o foda-se e ser a ovelha negra da família, estar sempre enfrentando a contrariedade dos outros. Eu tenho anos e anos nas costas, sendo a ovelha negra e deixa eu dizer, é cansativo. Atualmente, na minha vida eu estou assim… eu nem discuto mais, e quando alguém vem discutir comigo eu falo, beleza… continua pensando assim amigo. Foda-se beleza? Eu aplaudo quem tem a perseverança de tentar educar as mentes das pessoas ainda… com algumas pessoas eu já larguei mão.

Mas, voltando ao tema do texto… Eu meio que concordo com a afirmação de que a internet e as Redes Sociais maximizam o efeito manada. E porque isso acontece? Porque quando estão no meio de uma multidão as pessoas tem aquela falsa sensação de que não importa o que ela faça vai ser possível identificar quem exatamente fez o quê, no meio de uma multidão.

Porém, vamos e convenhamos, é um pensamento bem burro. Quanto mais a tecnologia avança… mais fácil vai ficando identificar ações específicas de pessoas específicas mesmo dentro de um ataque de manada. Haja visto o que aconteceu nas manifestações pró Trump lá nos EUA e as manifestações aqui no Brasil também onde um monte de gente tá presa ainda. Mas ainda tem pessoa que acha que é invisível e não identificável quando está em grupo ou quando está na internet.

Não é assim não viu gente? Cada dia que passa está até mais simples e fácil inclusive encontrar e punir essa galera. Ainda mais na internet, tudo que fazemos na internet deixa rastro. E mesmo as pessoas mais inteligentes que sabem apagar seus rastros, ainda assim existe gente ainda mais inteligene que sabe reconstruir esses rastros…

Outro dia vieram me perguntar lá no trabalho, Shao, qual a melhor maneira de eu proteger minhas fotos no celular de vazarem? E eu perguntei… que fotos? Aí a pessoa me disse… meus nudes hahahahahaha, e eu disse só tem um jeito que eu conheço de tornar seus nudes completamente seguros contra vazamentos. E a pessoa perguntou, qual? E eu disse não tirar foto pelado!

Com ataques de internet é a mesma coisa… não fale besteira, não ataque ninguém… melhor forma de vc não ser preso, processado etc. Nos anos 90 tinha o meme “não alimente os trolss” hoje em dia acho que a gente pode dizer, não faça parte da maioria, não ceda à mentalidade de manada…

Vou terminando este post por aqui, espero que vcs tenham curtido e espero ver vcs no próximo texto! Se vc curtiu o texto clique aí na estrelinha, compartilhe com seus amigos e se vc também tem um blogue, deixa aí embaixo nos comentários que eu adoraria conhecer o blogue de vcs!

Abraços, Shao!