filosofando

Olá, pessoas! Como vão vocês? Bem? Mal? Mais ou menos? Eu tô legal, mesmo quando eu não tô legal eu digo que estou porque dizem que a gente atrai aquilo que pensa e fala né? Então, tô bem pra caramba! Espero que vcs também estejam! Então, bora para mais um texto aqui no blogue? Eu já li por volta de dez livros este ano… (no momento em que eu estou escrevendo este texto) e um deles foi 1984 do George Orwell. E ele narra um futuro e uma realidade distópica.

E várias passagens do livro me fizeram parar para pensar, como algumas das táticas empregadas no livro pelo Governo para manter o controle da população são empregadas na realidade nas pessoas hoje em dia, e ninguém nem percebe! Um dos temas que o livro aborda, e que mais me chamaram atenção foi a questão da linguagem, do controle da língua, o controle da capacidade da população de expressar seu descontentamento com o próprio governo.

Isso fez com que eu pensasse em como é importante o nosso direito de falar, mas mais ainda, nós termos capacidade de pensar, de nos expressarmos, de formular pensamentos e ideias e de como o domínio da linguagem está intimamente conectado com essa capacidade de formularmos nosso pensamento, nossa opinião, entender o mundo que nos cerca e nos expressarmos.

Eu tenho um priminho que é autista nível um de suporte e mesmo ele conseguindo se expressar… de vez em quando ele fica frustrado e tem crises por não conseguir se comunicar, se expressar, expressar os sentimentos dele. E ele tem dificuldades também de absorver a linguagem, ler e escrever…

No livro o Governo começa a mexer na linguagem, e na educação das pessoas para justamente diminuírem a capacidade da população de pensar, por conseguinte de questionar o governo em questão. Como eu sempre digo aqui no blogue, não é interessante para nenhum governo opressor que seu povo questione o seu poder. E o livro mostra bem isso… como o governo investe pesado em perpetuar a ignorância do povo.

E diversos governos ao redor do mundo fazem isso, não de forma descarada como o que acontece no livro, mas… eles não investem em educação e criam um povo idiotizado… que é incapaz de compreender um texto simples e incapaz de se expressar, de questionar o que quer que seja. Um povo que apenas repete conceitos vagos que ouviu em algum canto… e é isso. E essa ignorância perpetua esses governos no poder. No nosso país é assim… sempre foi e enquanto as pessoas não compreenderem o valor da educação vai continuar sendo.

O que é bem triste, de verdade. Por isso eu sempre digo aqui no blogue, invista na sua educação. Não espere governo nenhum fazer isso para vc. Porque não é politicamente interessante para governo nenhum acabar com a ignorância do seu povo, porque senão… eles acabam perdendo o controle sobre este povo.

Vou terminando este post por aqui, espero que vcs tenham curtido e espero ver vcs no próximo texto! Se vc curtiu o texto clique aí na estrelinha, compartilhe com seus amigos e se vc também tem um blogue, deixa aí embaixo nos comentários que eu adoraria conhecer o blogue de vcs!

Abraços, Shao!