filosofando

Olá, pessoas! Como vão vocês? Bem? Mal? Mais ou menos? Eu tô legal, mesmo quando eu não tô legal eu digo que estou porque dizem que a gente atrai aquilo que pensa e fala né? Então, tô bem pra caramba! Espero que vcs também estejam! Então, bora para mais um texto aqui no blogue?

Eu quase não olho minhas Redes Sociais atualmente, na verdade na última semana até o blogue sofreu… eu fiquei essa semana quase toda, resolvendo pendengas do trabalho, estudando, indo pra academia, resolvendo tretas em casa… Dos 120 textos agendados, caiu para 110… E eu não consegui escrever quase nada essa semana. Nem consegui estudar muito também essa semana, bateu o cansaço e resolvi descansar. Espero que semana que vem eu consiga repor esses textos, ficar com 120 de novo.

Mas, como sempre nem era disso que eu queria falar no texto de hoje, esses dias, eu estava lendo um texto que num dado momento falava assim…não sei o quê é uma verdade inquestionável! Não importa o que digam, é uma verdade inquestionável… E a primeira coisa que eu pensei ao ler esta afirmação foi… Nada é inquestionável!

Se todo mundo pensasse assim, isto ou aquilo é inquestionável, é uma verdade inquestionável… Nenhuma pesquisa científica teria ido para frente… Acreditava-se na antiguidade que o sol e a lua giram em torno da terra, que a terra era não só o centro da nossa galáxia, mas o centro do Universo. Imaginem se ninguém tivesse questionado isso? Eu não sei como vivem as pessoas que se contentam em “não questionar nada”.

Eu fui criada de forma diferente… Minha mãe sempre me disse assim: Questione tudo! Questione seus professores, questione seus líderes políticos, religiosos… Vc não precisa engolir tudo que é lhe dito sem questionar. Vc nem deve fazer isso! Eu fui ensinada a pensar por mim mesma. A ouvir uma história, de preferência todos os ângulos possíveis dessa história, analisar, pensar e finalmente tirar as minhas conclusões e formar uma opinião.

Hoje em dia, vivemos numa sociedade onde existe uma necessidade doentia de “dar a sua opinião”, sobre tudo e todos! Mas, ninguém se dá a todo esse trabalho para formar a sua opinião. Eles ouvem, apenas um lado da história, acreditam e saem por aí reproduzindo o que foi dito…

Não existem verdades inquestionáveis! Tudo pode (deve aliás) ser questionado. Eu vou dar um exemplo bem esdrúxulo okay? Maior parte do mundo acredita/segue religiões de origem judaico-cristãs… Todas elas dizem que Deus/Iavé/Alah criou o universo, o mundo, as pessoas… Vamos fazer uma suposição. Suponhamos que uma espaçonave pouse na terra, do nada… cheia dos ET’s e eles revelem para todos os humanos, com provas científicas de que nós seres humanos fomos criados por experiências cientificas deles… que a terra é apenas um zoológico de ET’s. Como diz a teoria dos Deuses Astronautas hahhaha.

O que aconteceria com a humanidade se isso acontecesse? Quem assistiu ao filme “Sinais” vai manjar o que eu estou dizendo. Tem uma cena, que quando os alienígenas pousam na terra o garotinho diz: Isso vai mudar todos os livros de história! E o reporter repete esta frase logo em seguida e ele diz: Eu não disse? Sabe o que aconteceria no mundo? Eu suponho que muita gende deixaria de ser cristã… com os alienígenas provando que eram nossos “criadores”.

Mas, também aconteceria de uma galera que vai preferir negar a existência dos ET’s, vão falar assim… Não, estas criaturas são demônhos, eles vieram testar a nossa fé! Eu não acho que algo assim vai acontecer ok? É só uma suposição (tem gente que acredita piamente nisso hahahaha, nada contra, mas eu não acredito).

O que eu estou tentando dizer com este exemplo absurdo é que apesar de eu acreditar que existem verdades que são imutáveis, mesmo que a maioria das pessoas acreditem mais mentira, por preferência, por ignorância, porque vão levar alguma vantagem… Nada é inquestionável! Nem mesmo a verdade mais imutável porque… nós não temos como saber ao certo se aquilo que questionamos é a verdade. Pode ser que num momento acreditemos em algo, e pensemos… isso é imitável, isso é inquestionável, nada vai mudar isso… daí vem alguma coisa e muda! Assim sendo, mesmo o que é imutável, pode ser questionável!

E eu cresci num ambiente, onde muitas vezes questionar alguma coisa era proibido sabe? Até mesmo considerado pecado. Questionar o padre? O pastor? É pecado! Questionar os pais, os avós, os professores… é falta de respeito, falta de educação! Felizmente eu tive uma mãe que me falou para questionar as coisas… questione tudo! É importante!

Vou terminando este post por aqui, espero que vcs tenham curtido e espero ver vcs no próximo texto! Se vc curtiu o texto clique aí na estrelinha, compartilhe com seus amigos e se vc também tem um blogue, deixa aí embaixo nos comentários que eu adoraria conhecer o blogue de vcs!

Abraços, Shao!