Olá, pessoas! Como vão vocês? Bem? Mal? Mais ou menos? Eu tô legal, mesmo quando eu não tô legal eu digo que estou porque dizem que a gente atrai aquilo que pensa e fala né? Então, tô bem pra caramba! Espero que vcs também estejam! Então, bora para mais um texto aqui no blogue? Eu estava lendo diversas reportagens internacionais, sobre as mais de 400 leis que foram publicadas nos EUA limitando o acesso de pessoas Trans à diversos tratamentos de readequação de gênero (entre outras coisas, existem leis que estão mesmo tentando banir qualquer manifestação trans ou queer dos ambientes públicos…).

E diante dessa realidade americana eu fiquei curiosa para saber qual a situação das pessoas trans e do acesso que essas pessoas têm à saúde aqui no Brasil? Lembrando que aqui emos o SUS, lá nos EUA os serviços de saúde todos são pagos (dã Shao, aqui a gente paga o SUS com nossos impostos) sim eu sei. Mas vamos explicar a diferença…

Lá nos EUA eles pagam impostos e não tem SUS, ou seja, eles têm que pagar um trem que chama seguro saúde à parte. E ainda assim, dependendo do seguro que vc tem vc não tem acesso a todo e qualquer tratamento, por uma questão de preços. Se vc por exemplo, precisar de uma cirurgia mais complexa, um câncer de mama por exemplo, mesmo vc pagando o seguro saúde pela cirurgia e depois a cirurgia de reconstrução da mama, vc. tem que pagar à parte. Fora isso, em se tratando de determinados tratamentos o governo tem o poder de banir certos tratamentos, por questões religiosas ou filosóficas, mesmo quando o tratamento foi aprovado pelo FDA (que seria a ANS deles) e pela Organização Mundial da Saúde.

É isso que está acontecendo no momento com diversos tratamentos que são indicados nos casos de disforia de gênero ou disforia de imagem como… tratamento com bloqueadores hormonais de puberdade, tratamento com aplicação de hormônio, tratamento psicológico para crianças e adolescentes que se identificam como transgênero ou que sofrem de disforia de gênero. E pelas leis que têm sido apresentadas eles querem banir o tratamento não apenas para os jovens, menores de idade, mas para adultos… impondo uma idade limite de 35 anos… são diversas leis nesse sentido, se eu fosse descrever cada uma delas ia escrever um livro aqui para vcs. Mas, mais ou menos é assim que as coisas estão funcionando nos EUA.

Aqui geralmente a gente não tem acesso aos serviços de saúde pelo SUS. aquele jeito né? Nem sempre tem todas as especialidades que a gente precisa, as condições são péssimas, ou, se vc tem um plano de saúde eles não querem cobrir aquele tratamento, daí vc tem que ir exigir na justiça… Lá fora, nem vc pagando e ainda tem leis dizendo que vc não pode fazer este ou aquele tratamento. E aqui no Brasil pode por acaso Shao? Todo e qualquer tratamento? Depende… alguns tratamentos, que não tem comprovação científica, são experimentais, não tem estudos comprobatórios são barrados. Como por exemplo o tratamento de diabetes com transfusão de células tronco. Que é um tratamento caro, mas que tem dado resultados animadores na Europa.

Aqui… este tipo de tratamento, por ainda ser caro e experimental, não é permitido (o que é uma bosta diga-se de passagem… eu adoraria fazer o teste para ver se meu pâncreas volta a funcionar). Acontece que aqui (por enquanto) não existem leis que proíbam literalmente tratamentos. Então mesmo se um tratamento for extremamente experimental, basta o paciente assinar um termo de responsabilidade e fazer o tratamento… vira e mexe eu vejo pacientes com câncer encarando esses tratamentos experimentais após terem tentado de tudo, todos os tratamentos convencionais… Aqui, ainda é possível isso.

Mas, mesmo tendo o SUS e um sistema legal melhor do que um dos países mais ricos o mundo, não quer dizer que o acesso aos tratamentos, para quem depende do SUS seja mais simples. Ainda é extremamente burocrático e eu li essa reportagem aqui que diz que a fila de espera no SUS para conseguir uma cirurgia de readequação de gênero é de 18 anos… Pensa! Dezoito anos na fila, esperando! Mesmo a pessoa tendo entrado na justiça e conseguindo uma liminar, o nosso sistema de saúde público não tem médicos especializados, nem estrutura para atender a demanda.

Ah, Shao, mas é porque é uma cirurgia eletiva, não é uma questão de vida e morte, tipo um transplante cardíaco. Sim, eu sei… mas, como eu sempre elenco aqui no blogue, se nós tentarmos, por 5 minutinhos nos colocarmos no lugar do outro… Vamos supor que vc tenha algo no seu corpo, dois dedos mindinhos a mais em cada uma das suas mãos, e vc fica extremamente desconfortável com aquilo, a ponto de afetar a sua saúde mental, e vc não quer mais nem sair na rua porque as pessoas ficam olhando para suas mãos com seis dedos… Remover os dedos seria uma cirurgia eletiva, não uma emergência. Mas vc ia ganhar uma qualidade de vida imensa se fosse efetuada não?

No caso da reportagem, é uma professora de 41 anos, maior de idade e vacinada como diz velho ditado… Não tem por que negar a ela o acesso ao tratamento (no caso a cirurgia), tanto que a justiça concedeu, o SUS já concordou… Ela está esbarrando na falta de condições do sistema de saúde. Não numa proibitiva legal… E é uma cirurgia dolorida pra caramba a recuperação é bem lenta, pensa no tanto de desconforto que essa pessoa se sente capaz de enfrentar para se livrar do desconforto de estar num corpo com o qual ela não se identifica. Ah Shao, mas eu acho que é mutilação, que… É um assunto complexo, eu sei, e muita gente não vai concordar com o ponto de vista das pessoas trans, ou com o meu ponto de vista (eu acho que cada um faz o que quiser com seu corpo desde que não esteja colocando a sua vida nem a de outros em risco, nem cometendo crimes…), mas fica aqui registradas todas essas diferenças e informações, para vcs lerem e pensarem um pouco sobre o tema…

Em se tratando dessa temática, acho que estamos longe de um consenso. Se qualquer forma… seja qual for o tratamento que a gente precise do SUS, dezoito anos numa fila de espera… é tempo demais.

Vou terminando este post por aqui, espero que vcs tenham gostado e eu acho que vejo vcs no próximo texto! Se vc curtiu o texto clique aí na estrelinha, compartilhe com seus amigos e se vc também tem um blogue, deixa aí embaixo nos comentários que eu adoraria conhecer o blogue de vcs!

Abraços Shao!