filosofando

Olá, pessoas! Como vão vocês? Bem? Mal? Mais ou menos? Eu tô legal, mesmo quando eu não tô legal eu digo que estou porque dizem que a gente atrai aquilo que pensa e fala né? Então, tô bem pra caramba! Espero que vcs também estejam! Então, bora para mais um texto aqui no blogue? Vira e mexe pipocam notícias na minha rede sobre governo tal quer cancelar o TikTok, governo tal quer banir o TikTok, então eu me perguntei… porque os governos odeiam tanto o TikTok.

Basicamente, diversos governos de diversos países se preocupam basicamente com duas coisas do TikTok. Primeiro, eles se questionam se é uma rede segura, ao que parece em termos de segurança cibernética o TikTok não é lá essas coisas. Segundo o conteúdo publicado nessa rede diversas vezes já foi controverso, adulto demais e como é uma rede focada em jovens e crianças acaba expondo este público a conteúdos não adequados e a pessoas não recomendáveis… criminosos sexuais, predadores e por aí vai.

Pelo menos essas são as duas maiores razões que os órgãos reguladores oficiais de alguns países estão usando para justificar suas decisões de banir o TikTok de seus países. Mas, eu me pergunto, será que é só isso mesmo? Ou tem algo mais por trás? Alguma razão mais política, mais econômica, menos tecnológica?

A verdade é que a gente ouve rumores de que a rede chinesa possa ser uma porta de captação de informações para fins de espionagem. Será? Estaria o governo chinês ditatorial se infiltrando em todos os recantos do mundo e roubando dados do celular de todo mundo e apenas coletando dados para dominar o mundo através de um app que se popularizou pelas pessoas postarem vídeos, dancinhas e coisas aparentemente inofensivas. Parece roteiro de filme de espionagem dos anos 80 né? Mas… há pouco tempo todo mundo achava que a morte de milhões de pessoas por conta de uma pandemia global também era roteiro de filme doido de ficção científica.

Se tem uma coisa que eu aprendi nessa vida, é que tudo é possível! Ainda mais em se tratando de tecnologia. Nos últimos tempos, tem se falado muito da Inteligência Artificial, esses dias eu vi um treco que emula a sua voz, partindo de algumas amostras de sua voz e vc pode criar textos inteiros. Claro… ainda é um experimento novo, e é perceptível em alguns casos, algumas palavras que é uma emulação. Mas ainda assim não dá nem para imaginar como estaremos daqui uns 50 anos.

Vou terminando este post por aqui, espero que vcs tenham gostado e eu acho que vejo vcs no próximo texto! Se vc curtiu o texto clique aí na estrelinha, compartilhe com seus amigos e se vc também tem um blogue, deixa aí embaixo nos comentários que eu adoraria conhecer o blogue de vcs!

Abraços Shao!