Olá, pessoas! Como vão vocês? Bem? Mal? Mais ou menos? Eu tô legal, mesmo quando eu não tô legal eu digo que estou porque dizem que a gente atrai aquilo que pensa e fala né? Então, tô bem pra caramba! Espero que vcs também estejam! Então, bora para mais um texto aqui no blogue? Se tem uma Rede Social que eu não aderi, nem sei como funciona é o TikTok. Na verdade, tem várias hahahaha, acho que tecnologicamente a gente começa a envelhecer quando não acompanha mais as Redes dos Jovens… Eu até já ouvi tem um tempo alguém falando, ah Shao, Facebook é Rede de gente velha, sai de lá…

Mano, rede social velha era o Orkut, ICQ, MSN… tive todos eles. Facebook é de velho agora? Tô lá! Tô oficialmente velha então me julguem hahahahahaha. Mas, já que estamos falando do TikTok… parece que tem um monte de gente querendo banir o app das suas fronteiras. Alguns países, como a Austrália, a Dinamarca, o Paquistão, a Indonésia… já baniram o TikTok e outros estão pensando em banir também. Alguns por conta de valores religiosos da nação, outros por segurança cibernética, e em alguns casos por conteúdo pornográfico num app destinado a jovens menores de idade.

Nos EUA, entretanto a questão é bem mais complexa. E as grandes empresas de tecnologia estão fazendo o maior lobby para que a Rede Social seja banida do território americano. Não é por causa de nenhuma preocupação com religião, valores ou segurança dos jovens, a questão é meramente financeira. Empresas grandes como o Google (dono do YouTube), a Meta (dona do Facebook e do Instagram) e a Snap (dona do Snapchat) ganharia financeiramente com a saída do TikTok dos EUA. De acordo com cálculos dos especialistas… os valores estariam em cerca de 493 milhões de dólares em lucros.

Mas como funciona isso tia Shao? Simples, essas empresas competem diretamente pelo mercado de vídeos curtos… O YouTube tem os Shorts, o Instagram tem o Stories e o Snap tem os Snaps… mas ainda assim o TikTok dá um cacete em todas essas Redes… o pessoal, especialmente os mais jovens preferem produzir conteúdo no TikTok, alguns influenciadores até migram para o Instagram, mas geralmente eles simplesmente repostam os vídeos do TikTok na rede vizinha…

Com as gigantes tecnológicas passando por cortes e demissões diante de uma crise econômica inesperada após a pandemia, não dá para dizer que esse dinheiro não seria bem-vinda né? Vai ser uma verdadeira guerra nos bastidores, vamos ver quem leva.

Vou terminando este post por aqui, espero que vcs tenham gostado e eu acho que vejo vcs no próximo texto! Se vc curtiu o texto clique aí na estrelinha, compartilhe com seus amigos e se vc também tem um blogue, deixa aí embaixo nos comentários que eu adoraria conhecer o blogue de vcs!

Abraços Shao!