filosofando

Olá, pessoas! Como vão vocês? Bem? Mal? Mais ou menos? Eu tô legal, mesmo quando eu não tô legal eu digo que estou porque dizem que a gente atrai aquilo que pensa e fala né? Então, tô bem pra caramba! Espero que vcs também estejam! Então, bora para mais um texto aqui no blogue?

Estamos, graças à tecnologia na era da influência, tem pouco tempo que saímos da era da informação e fomos direto de cabeça para a era da influência. Durante a era da informação tivemos que aprender a filtrar as informações que recebíamos, para saber se elas eram verdadeiras ou não… não que a Fake News e a manipulação das informações fossem alguma novidade… isso sempre existiu. Mas, quando a internet ficou mais acessível, foi possível descobrir que nem todas as notícias que a grande imprensa nos passava eram… confiáveis, que elas tinham (e tem) algum viés, algum interesse por trás.

Aprendemos a filtrar essas coisas? Ainda não… e a nova geração está pouco ligando para isso, como eu disse já é a era da influência, e os jovens são assim… se aquele artista, youtuber, influencer de quem ele é fã disser alguma coisa, afirmar alguma coisa, é tudo que ele precisa saber sobre aquilo. É o que eu sempre falo, as pessoas raramente vão checar alguma coisa, vão averiguar, elas não mastigam a informação elas simplesmente ouvem, absorvem e é isso. Na semana que eu estou escrevendo este texto, está sendo vazada a informação de que o ex-Presidente Jair Bolsonaro tomou as vacinas na época da pandemia, mesmo dizendo que não ia tomar. E eu conheço um monte de gente, simples, que ficou sem tomar as vacinas porque ele dizia que não ia tomar.

Agora, estão dizendo que ele tomou… imediatamente outras notícias dizem que as informações foram manipuladas, que ele não tomou nada… é a guerra da carne na internet. Mas isso nem importa, se ele tomou ou não. Ele ter dito que não ia tomar e ter influenciado pessoas a não tomarem a vacina é mais importante. Não é uma postura louvável para um líder de nação. Aliás, nada louvável… vc pode ter suas crenças pessoais, achar que a vacina é ruim e tudo mais, mas… se vc é uma pessoa que pode influenciar outras, vc tem que tomar cuidado com o que diz e faz. Porque nessa era… quer vc queira quer não, quer vc concorde quer não, vc acaba sendo responsável por decisões que outras pessoas venham tomar.

Uma coisa que eu reparei atualmente, é que apesar de a tecnologia possibilitar a gente de entrar em contato com pessoas que estão mais distantes da gente. Por exemplo, se vc tem um parente, ou um amigo que mora noutro país, dois segundos no celular vc consegue contato com a pessoa. Quando eu era criança isso era impensável! Mas, apesar dessa facilidade de contato, parece que perdemos a capacidade de conversarmos uns com os outros… de trocar ideia.

Eu me lembro de um tempo que o pessoal se sentava junto à mesa, e mesmo discordando uns dos outros a gente conversava sobre tudo, às vezes a pessoa mudava de ideia, às vezes não… às vezes tinham brigas, mas na maioria das vezes concordávamos em discordar. E no próximo final de semana estávamos todos de volta na mesma mesa. Não tinha isso de deixar de falar com amigos e parentes por causa de quaisquer ideologias.

Eu me pergunto se a tecnologia que facilitou o acesso, complicou a compreensão entre as pessoas. Ou se simplesmente é a falta de interpretação de texto mesmo… Não sei. Só sei que nas últimas décadas isso foi se perdendo e a gente desaprendeu a ouvir o outro e a compreender o lado do outro. Acho que as pessoas estão menos abertas a isso. Talvez a próxima evolução que nós tenhamos que buscar seja reaprender a conversar com os outros, trocar informação, aprendermos com as diferenças… essas coisas…

Vou terminando este post por aqui, espero que vcs tenham curtido e espero ver vcs no próximo texto! Se vc curtiu o texto clique aí na estrelinha, compartilhe com seus amigos e se vc também tem um blogue, deixa aí embaixo nos comentários que eu adoraria conhecer o blogue de vcs!

Abraços, Shao!