Fala terráqueos como vão vcs? Cês tão legais? Como tá a Pandemia de vcs? Tá Boa? Tá ruim? Tá coisada que nem a minha? Espero que não… Eu nem posso reclamar, na verdade, sabe… eu reclamo porque a gente sempre reclama de tudo né? Então eu vou dizer que eu tô legal…

Quando eu falo do meu diabetes aqui no blogue, no meu instagram eu recebo um monte de perguntas. Meus amigos até estão me zoando falando que eu sou influencer. Nada disso galera eu não tenho tantas pessoas que me seguem assim, minha presença online é bem pequena, não ganho grana com isso… nem tenho tempo, não rola esse lance de influencer. E apesar de eu não ser especialista de porra nenhuma, muito menos do diabetes quando me perguntam alguma coisa e eu sei um pouquinho eu tento responder e explicar…

Mas eu sempre, sempre digo para as pessoas… procurem bons profissionais médicos para te ajudar no controle do diabetes, é indispensável vc ter um bom endocrinologista, um bom oftalmologista, um bom nutricionista, um bom professor de educação física, um bom psicólogo. E com cada um deles vc vai trabalhar uma área específica da sua vida que vai te ajudar a alcançar as melhores glicemias possíveis. O diabetes não tem cura, mas vc pode viver uma vida normal, desde que vc tome diversos cuidados.

E lembrando também, que o conhecimento, cursos, leituras… aprender sobre o diabetes, é uma arma poderosa. Eu já aprendi muita coisa nesses anos, mas ainda tenho muito para aprender porque cada dia que passa a ciência evolui, novos tratamentos são desenvolvidos, novos estudos descobrem coisas que antes não se sabia sobre o diabetes. E tem bastante informação útil, e cientificamente comprovada disponível na internet, é uma questão de se interessar e de aprender.

E uma coisa que sempre me perguntam é sobre comida. Toda vez que eu saio para jantar com amigos por exemplo, sempre tem uma boa alma que me pergunta, mas… vc pode comer isso? E eu sempre respondo, eu posso comer de tudo, desde que eu calcule a quantidade de carboidratos que eu vou ingerir e quantidade de insulina que eu vou ter que aplicara para aquele tanto de carboidratos. Então… eu resolvi fazer no texto de hoje um diário do diabetes… contando para vcs como geralmente é meu dia, minha relação com a comida, quando eu tomo meus remédios e aplico a insulina. Se segurem aí porque o texto de hoje vai ficar meio longo… hahahaha.

Eu geralmente acordo às seis da manhã de segunda a sexta, primeira coisa que eu faço… eu abro a janela pego meu glicosímetro que fica sempre na minha cabeceira na mesinha e já meço… Nos finais de semana entretanto eu acordo mais tarde, por volta das oito. Se eu tô muito cansada entre nove e meia e dez horas. Hoje eu acordei às oito com uma glicemia de 95 o que é maravilhoso. Pessoas não diabéticas em jejum tem que acordar com a glicemia entre 80 e 100. Então eu acordei uma pessoa não diabética hoje hahahahaha. Minha médica tinha dito que para mim o legal em jejum seria legal ficar entre 80 e 120. Estamos na meta.

Eu já tomo meus remédios, que eu não vou falar o nome porque não sou médica e a internet tá cheio de doidos que veem o seu tratamento dando certo e resolvem se automedicar (não façam isso! é perigoso!!). Mas eu tomo dois remédios específicos para o diabetes, um para pressão e uma vitamina… tudo com receita certinha da médica, horário certinho e tal. E tomo a insulina basal que é a NPH, quantidade também prescrita pela médica direitinho. Daí eu já jogo no aplicativo GLIC quanto deu a glicemia e o que eu vou comer no café da manhã, por exemplo, hoje eu comi dois pães franceses com margarina e uma caneca de café com leite (eu acordei com fome hoje… o que é raro porque eu detesto comer de manhã), e esse aplicativo me diz quanto de carboidratos tem aquela refeição e quanto de insulina rápida (eu uso a Novolin R) eu tenho que aplicar. O bacana é aplicar a insulina entre 10 e 15 minutos antes de comer… eu aplico e vou tomar um banho, aí eu tomo o café.

Detalhe até 140 de glicemia, eu nem precisava tomar a insulina rápida (orientações médicas) ficaria só na basal. Mas, como eu comi dois pães franceses e eu sei que pão francês manda minha glicemia para a casa do caralho, eu apliquei a insulina rápida de correção para a glicemia não ir pra casa do caralho. Nesse caso os aplicativos de cálculo de insulina ajudam para caramba. Quantos carboidratos tem nesse pão? Quanto eu tenho que aplicar de insulina pra combater essa quantidade de carboidratos. Eu que detesto fazer conta, tô ficando boa em calcular essas coisas porque eu já sei, aprendi na prática, como meu organismo reage a certos alimentos.

Como eu tomei café por volta das oito, entre três e quatro horas depois eu tenho que almoçar. Por volta do meio dia. Segunda medição do só na hora do almoço, quando eu tô no trabalho, às vezes tô na correria então eu meço a glicemia antes de comer, almoço e só então eu calculo os carboidratos e tomo a insulina. Não é o ideal, o ideal seria fazer o que eu faço nos finais de semana. Eu meço, hoje deu 137 o que tá razoável, a médica traço para mim que desejável era menor que 140, até 150 passável… mais que isso nesse horário tava ruim. Então, estamos na meta de novo. Daí eu de novo, conto os carboidratos do que eu vou comer usando o app, aplico a insulina segunda dose da basal e da insulina rápida apenas se o aplicativo indicar, espero uns 10-15 minutos e vou almoçar. Em alguns dias eu nem preciso… semana passada tiveram vários dias que meio dia a glicemia tava à 76 nesses casos nem pensar em aplicar a insulina rápida. Só a basal já da conta.

E o que vc come Shao? Geralmente no almoço PF normalzão… arroz branco (porque é treta conseguir arroz integral perto do trampo), feijão, uma carne (ou frango, ou peixe ou ovo) e uma salada. Quando eu tô sem fome (o que é na maioria dos dias) eu peço uma salada daquelas completas, uma carne qualquer e purê de batatas. Hoje? Eu tava sem fome… mas não tinha coisa de salada em casa (vou ter que ir ao mercado amanhã) eu resolvi comer um lanche. Carne louca, pão e queijo e refrigerante pra acompanhar ainda hahahaha. Nada saudável né? Apliquei as insulinas e comi.

Por volta das três da tarde eu tenho que comer um lanche… eu geralmente como fruta. Nessas últimas duas semanas meu lance foi, uma maçã, uma banana e um pouco de granola (detalhe, granola zero açúcar tá?)… sem aplicar nada de insulina, nem tomar remédio nenhum. Eu só meço a glicemia a essa hora do dia se eu não tô me sentindo bem, ou se eu vou comer um alimento diferente do que eu tô acostumada pra ver como o organismo se comporta. E aí eu só vou comer de novo e medir a glicemia de novo entre 18-19 horas que é quando eu já estou em casa (quando o trânsito tá bacana).

Hoje foi uma maçã, por volta das três da tarde… sem medir a glicemia. Tava sem fome, tava de boas… deixei para realizar a terceira medição do dia na hora do jantar. Aí eu tava com fome… Glicemia a 108… muito boa, tô de parabéns. E é nesse horário que meu tratamento muda um pouco, antes de jantar eu tomo um remédio para o diabetes e mais um para controle do triglicerídios, que eu sempre tomei, porque eu sempre tive alto esse treco… é genético. Só abaixa com remédios + exercícios + dieta, não tem jeito. Tá sob controle by the way. Eu comi pouco porque eu tava sem fome… um pouco de arroz mexido com ovo, feijão e um vinagrete (tomate e cebola).

E finalmente, antes de dormir por volta das 23h30 eu tenho que medir uma última vez e tomar as últimas doses de insulina antes de dormir. Eu tenho que medir para saber primeiro, se eu preciso comer antes de dormir. Se tá abaixo de 120 eu tenho que tomar um copo de leite, alguma coisa assim. Aí eu geralmente aplico a basal normalmente… depois de comer. E só então, depois de medir eu vejo a quantidade de insulina de insulina rápida que eu tenho que aplicar. Às vezes nem precisa. Hoje não precisou, tava 145 por conta do arroz branco. Daí eu apliquei as duas insulinas e antes de deitar eu tô aqui escrevendo este texto. Vamos ver quanto vai estar a glicemia amanhã cedo antes de ir para o trabalho… como vcs sabem a meta é entre 80 e 120.

Ufa, textão né? Vou terminando este post por aqui, espero que vcs tenham curtido saber um pouco mais da rotina do diabetes… Espero ver vcs no próximo texto! Se vc curtiu o texto clique aí na estrelinha, compartilhe com seus amigos e se vc também tem um blogue, deixa aí embaixo nos comentários que eu adoraria conhecer o blogue de vcs!

Abraços, Shao.