jovenscondenados

Fala terráqueos como vão vcs? Eu tô legal… Hoje é dia de série crianças… e é uma série documentário que discute um assunto bem sério de uns problemas que estão rolando no sistema judiciário americano e que estou acompanhando o desenrolar porque pode mudar muita coisa no mundo.

Eu não sei se vcs sabem mas nos Estados Unidos a Suprema Corte decidiu em 2012 proibir a aplicação de pena de prisão perpétua sem direito à liberdade condicional quando a pessoa julgada pelo crime for menor de 18 anos. Isso porque a mesma Corte entendeu que penas obrigatórias de prisão perpétua violam uma determinação Constitucional que proíbe penas de punição cruel ou incomum. E em 2016 outra decisão da Suprema Corte Americana ampliou os efeitos dessa proibição para decisões de julgamentos anteriores à decisão de 2012.

E a emissora A&E lançou uma série chamada “Jovens Condenados” (Ou “Kids Behind Bars” no original em inglês) que conta a história de alguns criminosos que cometeram crimes horrendos antes dos 18 anos e foram condenados à prisão perpétua mas, que agora diante da decisão da Suprema Corte tem uma chance de saírem da cadeia, de ficarem livres!

Muita gente que defende a diminuição da maioridade penal para 16 anos no Brasil, cita os EUA como um bom exemplo e blablablá… mas, parece que os Estados Unidos está revendo a ideia também. Cerca de dois mil presos estão nessa situação nos Estados Unidos. Dois mil assassinos, que cresceram na cadeia praticamente prestes a serem soltos. Então… seria uma boa ideia? A série está passando na A&E nos EUA e no Brasil. São nove episódios de cerca de 45 minutos cada e cada um deles conta a história de um condenado e seus esforços para sair da cadeia. Não é uma série fácil de encontrar, vc pode assistir caso tenha TV a Cabo… eu não a encontrei para baixar em lugar nenhum. Mas é uma série muito boa… eu indico!

Vou terminando este post por aqui… Espero que vcs tenham curtido o texto de hoje. Caso tenham gostado, deixem um comentário. Bora interagir. Se vc tem um blogue também deixe aí o seu link para eu conhecer seu trabalho. É sempre bacana conhecer o trabalho de outros escritores e fazer novos amigos. Acho que é isso aí, amanhã como sempre estaremos de volta com mais uma postagem.

Abraços, Shao