filosofando

Olá, pessoas! Como vão vocês? Bem? Mal? Mais ou menos? Eu tô legal, mesmo quando eu não tô legal eu digo que estou porque dizem que a gente atrai aquilo que pensa e fala né? Então, tô bem pra caramba! Espero que vcs também estejam! Então, bora para mais um texto aqui no blogue? Esses tempos atrás rolou um big concurso para delegado de polícia aqui em São Paulo, um monte de vagas. Imaginem a concorrência que foi…

Eu não fiz, nunca tive interesse em entrar para a polícia acho que eu não tenho estômago para tal. Para ser policial tem que ter vocação viu? O que eu achei bem curioso na prova é que no Edital estava especificado que os candidatos, homens e mulheres, deveriam prestar a prova usando trajes forenses. O que significa roupa social para mulheres e terno e gravata para os homens. Para quê eu me pergunto?

Pior ainda… em alguns locais de prova, os concurseiros foram proibidos de entrarem nas Universidades para fazerem a prova porque não estavam vestindo trajes forenses. Em outros lugares os fiscais até deixaram a pessoa prestar a prova mas anotaram que elas estavam sem os trajes forenses. Resultado, essa galera toda foi eliminada do concurso. Uns porque não fizeram e outros por não terem obedecido ao requisito estipulado no Edital.

Agora, muita gente está entrando com ação na Justiça, contra a eliminação prévia afirmando que este item do Edital é Insconstitucional. Eu tô acompanhando alguns desses casos porque eu quero ver qual vai ser a resolução. Eu acho que vai depender do juiz que for analisar cada caso. O que eu acho particularmente? Que é um requisito estúpido, isso não mede a competência de ninguém.

Existem pessoas, professores meus inclusive, que defendem a crianção de um Código de Leis e Regras, ou uma Lei que regule os Concursos. Hoje em dia é bem melhor do que já foi no passado… mas, ainda acontecem muitas injustiças. Eu sou uma das pessoas que defendo a criação de uma lei que regule a questão dos concursos públicos… Que diga por exemplo, que durante a prestação da prova escrita não há porque se exigir que a pessoa se vista de determinada maneira, durante a prova prática devem haver condições mínimas para os candidatos.

Já houve casos de pessoas desmaiando, passando mal e até morrendo quando foram prestar provas físicas sem água, debaixo de um sol do capeta. Isso deveria ser proibido também. Essas ondas de calor que tivemos nos últimos tempos, imagine vc ficar numa sala, fechado, por cinco ou seis horas, sem ar-condicionado, sem ventilador? Houve casos assim também. Enquanto isso não acontece… lembrem-se, se vcs são pessoas que se interessam por essa vida de concurseiro, foca no cargo que vc quer e questione os editais do concurso antes mesmo de prestar a prova.

Vou terminando este post por aqui, espero que vcs tenham curtido e espero ver vcs no próximo texto! Se vc curtiu o texto clique aí na estrelinha, compartilhe com seus amigos e se vc também tem um blogue, deixa aí embaixo nos comentários que eu adoraria conhecer o blogue de vcs!

Abraços, Shao!