Olá, pessoas! Como vão vocês? Bem? Mal? Mais ou menos? Eu tô legal, mesmo quando eu não tô legal eu digo que estou porque dizem que a gente atrai aquilo que pensa e fala né? Então, tô bem pra caramba! Espero que vcs também estejam! Então, bora para mais um texto aqui no blogue?

Por conta lei número 14.534/23 o CPF passa a ser o documento de identificação mais importante do brasileiro. Não mais o RG, tanto que a maioria dos estados já está emitindo o CIN – Cartão de Identidade Nacional. O que é interessante porque no regime antigo, cada Estado registrava seus moradores, e gerava um número de Registro Geral, qualquer pessoa podia ter mais de um RG.

Agora o número do CPF se torna o número de Registro Nacional e a partir de agora é esse número que os órgãos públicos vão utilizar para identificar os cidadãos em seus cadastros e registros. A inteção dessa mudança é dar mais segurança e unificar toda a documentação do cidadão. O novo documento vai ter um monte de tecnologias que prometem deixar o documento mais seguro, como por exemplo QR Code.

Fora isso o documento poderá ser usado como Passaporte para os países que adotam a mesma tecnologia, ele vai ter a versão física e digital e todos os dados da pessoa como CNH e NIS podem ser cadastradas nesse novo documento. Os documentos atuais são válidos até 2032… e diferentemente dos documentos antigos a nova CIN vai ter validade… como a CNH, ou seja vai ter que ser trocada e atualizada a cada dez anos.

Claro que todos os órgãos públicos vão ter que se adaptar… atualizar os seus sistemas e tudo mais. Lá na Prefeitura toda vez que a gente vai cadastrar um cidadão o CPF já é exigido, mas nossos sistemas também pedem o RG, vamos ver o que deve acontecer nos próximos meses… se eles vão adequar os sistemas à nova lei.

Vou terminando este post por aqui, espero que vcs tenham curtido e espero ver vcs no próximo texto! Se vc curtiu o texto clique aí na estrelinha, compartilhe com seus amigos e se vc também tem um blogue, deixa aí embaixo nos comentários que eu adoraria conhecer o blogue de vcs!

Abraços, Shao!