Olá, pessoas! Como vão vocês? Bem? Mal? Mais ou menos? Eu tô legal, mesmo quando eu não tô legal eu digo que estou porque dizem que a gente atrai aquilo que pensa e fala né? Então, tô bem pra caramba! Espero que vcs também estejam! Então, bora para mais um texto aqui no blogue?

Mais uma vez… mais uma quarta-feira. Como sempre final de quarta-feira, é aquele texto no qual pegamos uma palavra aleatória que cruzou o meu caminho de alguma forma, ou porque eu a ouvi em algum canto, ou porque eu a li em algum texto na semana passada… e falamos sobre ela, sobre seu significado. De vez em quando eu conto onde foi que eu ouvi ou li a palavra e o contexto, mas de vez em quando eu não lembro hahahaha.

Essa semana eu lembro que alguém do meu convívio estava falando que os brasileiros não sabem o significado da palavra “literalmente”. A verdade é que o brasileiro não tem conhecimento básico da língua em geral. As pessoas não têm sequer tempo para se questionar o que significa determinada palavra. Galera está ocupada trabalhando para sobreviver. Mas, bora lá… vamos falar então da palavra de hoje:

Literalmente, é um advérbio que significa de modo ou maneira literal, alguma coisa que é escrita ou entendida ao pé da letra, algo que expressa exatamente o que está escrito. E a maioria das pessoas usa a palavra literalmente de forma errada. Literalmente só se aplica quando vc está descrevendo exatamente o que aconteceu…

Exemplo… alguém me deu um tapa na cara. Eu posso dizer, ele literalmente me deu um tapa na cara! Um sinônimo de literalmente é “exatamente”. O contrário de literalmente é metaforicamente ou figuradamente. Se eu chego em casa do trabalho dizendo que eu estou “morrendo de fome” é uma linguagem figurada, eu não estou morrendo de verdade… Eu só estou com muita fome. Mas tem gente que diz: “Eu to literalmente morrendo de fome”. Não… vc tá literalmente com muita fome, mas vc não tá morrendo… entendeu?

Vou terminando este post por aqui, espero que vcs tenham curtido e espero ver vcs no próximo texto! Se vc curtiu o texto clique aí na estrelinha, compartilhe com seus amigos e se vc também tem um blogue, deixa aí embaixo nos comentários que eu adoraria conhecer o blogue de vcs!

Abraços, Shao!