filosofando

Olá, pessoas! Como vão vocês? Bem? Mal? Mais ou menos? Eu tô legal, mesmo quando eu não tô legal eu digo que estou porque dizem que a gente atrai aquilo que pensa e fala né? Então, tô bem pra caramba! Espero que vcs também estejam! Então, bora para mais um texto aqui no blogue?

Eu estava lendo um texto esses dias, que aliás eu esqueci de salvar o link… que falava sobre a questão do gênero… masculino e feminino e como diversos intelectuais e cientistas estão pesquisando, já tem um tempo, para saber se… dentro das diversas sociedades que já existiram, a questão do gênero é uma questão biológica, ou uma questão social… Se a gente nasce e se sente homem/mulher ou se esse sentimento é construído dentro da gente de acordo com a sociedade que nos cerca.

Neste sentindo os pesquisadores dizem que historiadores já registraram diversas sociedades em que existiam harmoniosamente mais gêneros do que apenas o masculino e o feminino. Tem inclusive uma sociedade que existe até hoje, os bugi, que vivem numa ilha da Indonésia na qual existem 5 gêneros. Vou deixar o link da reportagem aqui para vcs. E existem registros históricos de diversas sociedades no mundo com histórias semelhantes. O que é uma coisa bem curiosa mesmo…

Contudo, por mais discussões e pesquisas que existam sobre o tema, ainda estamos longe de chegar num consenso. Há muito, muito anos… eu assisti a um documentário que falava dos incentivos governamentais na escandinávia para que mulheres escolhessem estudar em profissões dominadas por homens e vice-versa com os homens, oferecendo bolsas, o que no começo incentivou uma galera, mas pouco depois as pessoas acabavam troncando de graduação porque não se adaptavam, não gostavam do curso… eles pegaram dois cursos engenharia e enfermagem…

No final das contas, criou-se um documentário que questionava se essa preferência das mulheres pela enfermagem e dos homens pela engenharia era mesmo uma construção social ou existiriam questões de afinidades mais guiadas pelo nosso genoma, pelo nosso gênero…

Eu sinceramente não sei o que pensar, eu sei que cientificamente falando os nossos hormônios nos influenciam todos os dias na nossa vida… Deixa o povo que entende estudar as coisas, fazerem pesquisas e quando eles se decidirem, o que é e o que não é… (se é que eles vão chegar a alguma conclusão…) e então a gente lê, estuda e tudo mais né? Independentemente de qualquer coisa, seja qual for a reposta o importante, como eu sempre digo é sempre respeitarmos todos os seres humanos que nor rodeiam… especialmente aqueles que são completamente diferentes da gente!

Vou terminando este post por aqui, espero que vcs tenham curtido e espero ver vcs no próximo texto! Se vc curtiu o texto clique aí na estrelinha, compartilhe com seus amigos e se vc também tem um blogue, deixa aí embaixo nos comentários que eu adoraria conhecer o blogue de vcs!

Abraços, Shao!