Olá, pessoas! Como vão vocês? Bem? Mal? Mais ou menos? Eu tô legal, mesmo quando eu não tô legal eu digo que estou porque dizem que a gente atrai aquilo que pensa e fala né? Então, tô bem pra caramba! Espero que vcs também estejam! Então, bora para mais um texto aqui no blogue?

Ter uma doença crônica é um saco em diversos sentidos. Dois particularmente… um quando seus amigos e conhecidos não sabem nada de diabetes e tentam me ajudar me dando dicas, e indicando coisas que eu tô careca de saber que não resolvem. Outra coisa, e é dessa que eu quero falar hoje… quando as pessoas sabem que eu tenho diabetes e a todo instante as pessoas, com as melhores das inteções, se metendo no que eu estou comendo. Vc pode comer isso? Ou então, não come isso que vc não pode!

Se eu contasse para vcs as coisas que eu já passei por conta disso hahahaha. Uma vez eu fui numa festa, e a mãe de uma amiga chegou para mim e disse, eu fiz suco de abacaxi pra vc não precisar tomar refrigerante. Só que, abacaxi tem um teor glicêmico, que é um nível de açúcar da fruta, médio… Era bem mais saudável, para a glicemia claro, um refrigerante zero.

Já teve vezes da pessoa tomar comida da minha mão! Ou gritar numa festa, não dá isso pra ela que tem açúcar! Como se eu fosse cair dura e morta de dar uma colherada na comida em questão. Nem lembro o que era… A verdade é que existem duas linhas, existem médicos, cientistas e estudiosos da doença que defendem que diabéticos podem comer de tudo, em quantidades e horários adequados, basta fazer controle de carboidratos, fazer exercícios e tomar os remédios direitinho.

E existe uma outra linha de estudo que defende que certos alimentos não podem ser consumidos por diabéticos. A minha médica segue a primeira linha. Então eu posso, eventualmente comer alimentos que contém açúcar!

Mas a realidade é que, não importa o quão controlada esteja a minha glicemia, todos os dias, pelo menos uma vez por dia eu vou ouvir alguém metendo o bedelho no que eu como, no que eu não como, se eu já comi… É bem chato. E eu já tenho problemas com comida. Eu nunca tive um transtorno alimentar, graças a Deus, mas por conta dos meus problemas de saúde… minhas alergias, intolerâncias e o diabetes, comer… não é algo que eu gosto de fazer.

Eu como a cada quatro horas, eu não posso ficar muitas horas sem comer porque eu aplico insulina três vezes por dia, se eu ficar sem comer por mais de quatro… no máximo cinco horas, o risco de eu ter uma hipoglicemia é bem grande. Os remédios que eu tomo eles fazem a gente perder o apetite, então geralmente, quando eu vou comer, a cada quatro horas eu não tô com fome, nem com vontade de comer nada, eu como porque eu tenho que comer.

Comida pra mim é remédio, da mesma forma que quem toma remédio tem que tomar o remédio na hora certa, eu preciso comer nos mesmos horários para evitar problemas com minha glicemia ficar muito alta ou muito baixa. Então, já é uma obrigação… ter quem quer que seja se metendo na minha alimentação, dando palpite sem nem saber de nada sobre diabetes só deixa as coisas piores. Como eu já disse acima, às vezes as pessoas fazem com boas intenções… mas de verdade, não ajuda nada… nem um pouco! Na verdade atrapalha…

Vou terminando este post por aqui, espero que vcs tenham curtido e espero ver vcs no próximo texto! Se vc curtiu o texto clique aí na estrelinha, compartilhe com seus amigos e se vc também tem um blogue, deixa aí embaixo nos comentários que eu adoraria conhecer o blogue de vcs!

Abraços, Shao!