diabetes

Fala terráqueos como vão vcs??? Eu tô legal… Bora falar de diabetes de novo galerinha? Mas de novo tia Shao? Sim… sempre, até encontrarem uma cura pro diabetes… enquanto não descobrirem esta cura, vamos continuar postando coisas sobre o diabetes aqui no blogue, continuar discutindo o assunto e esclarecendo algumas dúvidas.

Esses dias eu perdi dois dias de trampo, fiquei em casa de cama, fui parar no hospital e tudo… tudo porque eu peguei uma gripe lascada. Uma coisa normal para quem tem uma doença crônica como o diabetes, é que de vez em quando, mesmo tomando vitaminas e tal, vc vai ter quedas de imunidade e ficar meio doente. Então nesses últimos dias, eu tenho acordado extremamente cansada… Segunda e terça eu fui me arrastando  trabalhar e na quarta eu despenquei. E é comum tia Shao, diabéticos se sentirem muito cansados? É comum muitos diabéticos se sentirem cansados o tempo todo, mas não é normal. Cansaço o tempo todo no diabético pode ter uma série de fatores. Um deles e o mais sério pode ser o fato de que vc não está controlando direito o seu diabetes. Glicemias muito altas, ou muito baixas alteram a sua circulação sanguínea, que por sua vez afeta o transporte de oxigênio pelo seu corpo que faz com que vc se sinta mais cansado.

Outra coisa que pode fazer vc se sentir bastante cansado é não dormir direito. Infelizmente o sono do diabético é sempre complicado também e toda a vez que a gente não consegue dormir direito vem aquela sensação de cansaço, aquela dor no corpo que parece que a gente foi atropelado. E desde que eu fui diagnosticada com diabetes em 2008 meu sono ficou bastante prejudicado… eu consigo ter, durante uma noite de 8 horas de sono apenas 1 ou 2 horas de sono profundo que é o sono reparador. Eu descobri isto tem poucos meses quando eu comprei uma smartband que monitora bem as horas de sono…

Isso sem falar nas noites que eu acordo sem sono, demoro pra voltar a dormir, ou erro o calculo da insulina e tenho hipoglicemias ou hiperglicemias no meio da madrugada. Quando isso acontece é metade da minha noite de sono que eu perco e no dia seguinte eu vou trabalhar parecendo um zumbi. A maioria das pessoas com quem eu trabalho e convivo às vezes nem percebe, mas tem dias que eu tô me arrastando e eu não vejo a hora de chegar em casa, tomar um banho e dormir porque na noite anterior eu nem dormi. E por conta disso de vez em quando eu tenho a necessidade de faltar no trabalho… já aconteceu de eu ficar a madrugada toda lutando com uma hipoglicemia e só pegar no sono às cinco da manhã, sendo que eu tenho que acordar às seis para estar às sete no trabalho. Nesses dias, nem dá para ir trabalhar.

Baixa resistência, baixa imunidade vai acontecer também vira e mexe vc vai ficar doente e se suas reservas de energia estão baixas quando vc ficar doente por conta de baixa imunidade vc também vai se sentir bastante cansado. Fora isso já foi feita uma pesquisa que diz que cerca de 40% dos diabéticos sofre de uma coisa chamada “Fadiga Crônica” que faz com que eles se sintam sempre muito cansados.

E o que a gente pode fazer para evitar se sentir assim tão cansado tia Shao? Algumas coisas… a primeira dela é controlar os níveis de açúcar… mantê-los no nível que vc e seu médico determinaram, tomando remédios, fazendo dieta, fazendo exercícios, fazendo o exame de ponta de dedo, exames periódicos, dormindo pelo menos oito horas por dia. Mas e se mesmo assim eu ficar cansado tia Shao? Pode ser outra causa… pode ser fadiga crônica.

A minha eu sei que não é… meu problema geralmente é ir dormir muito tarde. Eu fico aqui no PC estudando ou fazendo um monte de coisas que eu tenho que fazer e quando eu me dou conta já são quase onze da noite ou quase meia noite e eu deveria estar dormindo para acordar às seis no dia seguinte. Se vc tem diabetes e está sempre se sentindo muito cansado, e com dores no corpo todos os dias, ou quase todos os dias… Se faça essas perguntinhas dessa listinha:

1) Sua glicemia tá controlada? – Se a reposta for sim, mantenha assim. Se a resposta for não. Procure manter ela nos níveis de controle estipulados pelo seu médico. Se esta for a causa do seu cansaço e com dores talvez vc se sinta bem melhor.

2) Você tem dormido direito, pelo menos oito horas por noite? Caso a resposta seja sim, veja se o seu ciclo do sono tá correto, se vc fica dorme e acorda no meio da noite várias vezes talvez seja essa a razão do seu cansaço. Quantidade de horas de sono não quer dizer qualidade de sono. Caso vc não esteja sequer dormindo oito horas procure, se vc tiver chance, dormir as oito horas, indo pra cama mais cedo, ou acordando um pouco mais tarde… isso é necessário!

3) Tá fazendo exercício físico? Não? Então comece! Mas Shao, eu tô morrendo de cansaço vc me manda eu fazer exercício? Pode parecer controverso mandar uma pessoa que tá cansada todo o tempo fazer exercício. Acontece que a prática do exercício vai produzir hormônios de bem estar que vai fazer vc dormir melhor. Vai ajudar também na oxigenação do sangue, na sua circulação, por conseguinte vc vai se sentir menos cansado e a glicemia vai baixar sem que vc tenha que tomar tanto remédio.

4) Sua imunidade anda baixa demais, vc vive pegando resfriados, ficando doente? Se sim, procure seu médico, ou um clínico mesmo e peça uns exames de vitaminas, pode ser que vc esteja com deficiência vitamínica no seu organismo e isto também faz com que a gente se sinta muito cansado. Fora isso, o organismo do diabético tem dificuldades de vez em quando de absorver algumas vitaminas só dos alimentos, por conta de algumas restrições alimentares que temos.

5) Se vc está fazendo tudo isto certinho e ainda assim vc está se sentindo cansado e com dores no corpo, então procure o seu médico e fale disso com ele… Vc pode estar sofrendo de fadiga crônica e vc vai precisar de um acompanhamento médico pra tratar isso melhor.

Ooops, este texto ficou longo para um caramba… bem mais longo do que eu esperava, mas… eu espero que ele tenha sido útil para alguns de vcs. 

Vou terminando este post por aqui… Espero que vcs tenham curtido o texto de hoje. Caso tenham gostado, deixem um comentário. Bora interagir. Se vc tem um blogue também deixe aí o seu link para eu conhecer seu trabalho. É sempre bacana conhecer o trabalho de outros escritores e fazer novos amigos. E eu acho que é isso aí, amanhã como sempre estaremos de volta com mais uma postagem.

Abraços, Shao