diabetes

Fala terráqueos como vão vcs??? Eu tô legal… Tirei o final de semana para descansar e escrever… tem umas coisinhas que eu quero fazer mais tarde, mas vai ser somente mais a noite… A noite de hoje aliás promete ser longa. Vai passar na TV o show da Pink no Rock In Rio e vai ter disputa de cinturão no Canal Combate, eu vou ter que ligar nos dois e ver qual está mais bacana para me decidir o que vou assistir.

Mas como sempre nem era disso que eu queria falar no texto de hoje vamos falar novamente de Diabetes? Eu fiz diversos textos aqui falando sobre o custo do Diabetes, eu expliquei para vcs como tudo relativo com o tratamento do diabetes é caro. Da última vez que eu parei para fazer as contas se eu fosse comprar do meu bolso todos os remédios e aparelhos que eu uso para o controle do diabetes do meu bolso, ia meu salário todo e eu ainda ia ficar devendo. Por conta da minha dermatite, meus gastos com saúde aumentaram consideravelmente este ano… tiveram uns meses que eu fiquei quebrada mesmo, no vermelho.

E hoje vamos falar sobre esse equilíbrio… ter uma (no meu caso, duas) doença crônica que de vez em quando, mesmo vc fazendo todo o possível para controlar a danada, vai descontrolar e vc manter uma certa estabilidade financeira. Como a gente faz? Sinceramente eu não sei hahahahaha, eu tenho conseguido com ajuda do meu pai e dos meus irmãos. Eu tenho plano de saúde… eu pego insumos e insulina no posto de saúde. Eu não quero nem pensar em como seria se eu não tivesse nem plano de saúde, se o SUS não existisse ou se minha família não me ajudasse.

Este ano foi complicado pra mim por conta da dermatite, minhas finanças ficaram bagunçadas uns meses, mas depois eu consegui colocar as coisas em ordem… mais agora no finalzinho do ano, com ajuda do Décimo terceiro e eu tenho a esperança que financeiramente as coisas serão melhores no ano que vem porque meus irmãos, se tudo der certo, devem terminar a faculdade deles agora em Dezembro então as contas aqui de casa vão ficar menos pesadas.

Mas como a gente faz então Shao? Como a gente sabe quando vai acontecer estes descontroles. Não tem como saber gente, são os imprevistos da vida. O que a gente pode fazer é sempre que possível guardar um dinheirinho para os dias de chuva, para os meses em que as doenças descontrolarem e no caso do diabetes ele vai com certeza descontrolar… e procurar economizar em algumas coisas. Felizmente o SUS fornece muitas coisas, muitos remédios para os diabéticos, então procurar pegar do Governo, dos postos de saúde, o que vc puder, evitar gastar desnecessariamente com os insumos que vc pode pegar gratuitamente na rede pública.

E faça mesmo uma pequena poupança… aquele mês que sobrar uma graninha, pega essa graninha e coloca lá. Para caso vc precise (como eu precisei) comprar algum remédio caro que vc vai ter que tomar de repente (no meu caso foram pomadas para a dermatite, teve pomadas que custaram mais de 120 reais)

Caso vc tenha que comprar alguma coisa procure em vários lugares, não vai comprando no primeiro lugar que vc encontra (que nem o meu pai faz… ele compra tudo na primeira farmácia que ele encontra), procure bem, na internet tem vários lugares bacanas e com boas promoções… eu uso sempre um site chamado Consulta Remédios para pesquisar as coisas que eu preciso comprar e consigo sempre descontos bem bacanas. Se vc pesquisar vai encontrar diferenças assombrosas de um site para o outro de uma farmácia para outra.

É complicado vc manter a estabilidade financeira tendo duas doenças crônicas onde os remédios e o equipamento necessário são tão caros. Mas felizmente é possível. Todos os dias novas tecnologias e novas drogas surgem pra ajudar, infelizmente nem sempre os preços são acessíveis, então a princípio só tem acesso a essas novas tecnologias quem tem grana. Mas a gente sabe também que com o passar do tempo a tendência dos preços dessas tecnologias é de baixarem os preços porque eles encontram uma forma de baratear as produções dos aparelhos, dos glicosímetros, dos remédios… é complicado, é preciso ter paciência, mas é possível.

E caso isto interesse à vcs de vez em quando eu posto aqui no blogue dicas para o tratamento do diabetes até mesmo pra ajudar pessoas que estão passando por perrengues parecidos com os meus. Espero que quando este post for publicado minha dermatite tenha me deixado… senão vou ter que fazer festa de aniversário de um ano para ela… Esta que eu estou vivendo já é a crise mais longa de dermatite da minha vida.

Vou terminando este post por aqui… Espero que vcs tenham curtido o texto de hoje. Caso tenham gostado, deixem um comentário. Bora interagir. Se vc tem um blogue também deixe aí o seu link para eu conhecer seu trabalho. É sempre bacana conhecer o trabalho de outros escritores e fazer novos amigos. E eu acho que é isso aí, amanhã como sempre estaremos de volta com mais uma postagem.

Abraços, Shao