horariodeverao

Fala terráqueos como vão vcs??? Eu tô legal… Estamos chegando no final de Novembro e no próximo dia 22 de Dezembro começa oficialmente o verão! Entretanto a partir deste ano parece que não teremos mais o Horário de Verão. Este danado deste horário de verão que sempre foi tão controverso entre nós os meros mortais, os cidadãos deste país. Para começo de assunto vcs sabem por que o horário de verão foi criado e desde quando ele existe no nosso país? Não? Então bora contar esta história para vcs.

O horário de verão foi criado há muito tempo crianças… para ser mais específica em 1784 por Benjamin Franklin, sim, o mesmo cara que inventou a lâmpada elétrica. A ideia na época em que foi criado era economizar as velas que a galera utilizava para iluminar as ruas e as casas depois do pôr do sol. Mas foi apenas depois da Primeira Guerra Mundial que o Horário de Verão começou a ser utilizado em vários países primeiramente pela Inglaterra e pela Alemanha e depois foi se espalhando para os demais países da Europa. No Brasil o Horário de verão chegou em 1931 estabelecido pelo Presidente Getúlio Vargas.

A ideia por trás do horário de verão é bem simples. Como os dias são mais longos no verão, por conta do ângulo que a luz do sol incide sobre a terra, ou seja, o sol nasce mais cedo e se põe mais tarde. O que a gente faz então para aproveitar esse tempinho a mais de luz de sol que temos neste período do ano? A gente aproveita e adianta o relógio em uma hora o que faz com que a gente acorde mais cedo, chegue em casa mais cedo, vá dormir mais cedo e utilize menos eletricidade neste período que estamos acordados. O que sempre gerou uma economia do caramba no consumo de eletricidade, o que geralmente é muito bom para a economia do país. .

Mas, se tem essa ele geralmente economiza e faz bem para a economia do país porque querem acabar com o Horário de Verão Shao? Alguns motivos… primeiro que parece que foi feito um estudo nos últimos anos e a economia tem sido quase nula por conta em mudanças nos horários de trabalho, no comportamento dos brasileiros e segundo porque foi feita uma pesquisa com a população e cerca de 54% dos entrevistados não gosta do Horário de Verão e quer que ele se acabe.

Eu tenho que dizer que vivo num eterno amor e ódio pelo horário de verão. Eu adoro chegar em casa com a luz do sol ainda, mas detesto ter que acordar mais cedo. E toda a vez que adianta uma hora eu fico pelo menos uma semana que nem um zumbi até adaptar minha rotina de sono novamente. E quando eu finalmente estou adaptada… toca mudar o horário de novo então é mais uma semana de Ceres Zumbi. Eu não sei se está certo ou não que não teremos mais Horário de Verão daqui em diante, o Governo Federal vai ter que decidir. Seja qual for a decisão ela será controversa e vai deixar gente descontente em ambos os lados.

Vou terminando este post por aqui… Espero que vcs tenham curtido o texto de hoje. Caso tenham gostado, deixem um comentário. Bora interagir. Se vc tem um blogue também deixe aí o seu link para eu conhecer seu trabalho. É sempre bacana conhecer o trabalho de outros escritores e fazer novos amigos. E eu acho que é isso aí, amanhã como sempre estaremos de volta com mais uma postagem.

Abraços, Shao