cora

Fala terráqueos como vão vcs??? Eu tô legal… quer dizer, mais ou menos. Porque todo mundo tem aqueles dias que a gente acorda desanimada. E ultimamente eu tenho tido muitos dias assim… é como se todo o dia fosse uma rasteira diferente que vem do nada pra derrubar a gente de cara no chão. E nesses dias é muito muito difícil ser positiva, ter bom humor. É complicado quando parece que está tudo dando errado vc olhar para o mundo e para a vida com esperanças de que as coisas vão melhoras e que coisas boas vão acontecer.

Eu acho que essa sensação de beco sem saída é normal em alguns momentos na vida da gente. Especialmente de pessoa que sofrem de alguma espécie de doença crônica que requer uma rotina sem fim de remédios, tratamentos, dietas, exercícios, etc, etc… E essa semana quando eu estava me sentindo para baixo novamente eu esbarrei com uma frase de uma poetisa que eu admiro pra caramba o trabalho que é a Cora Coralina, que fala de recomeçar as coisas… É a frase que eu coloquei na imagem no começo do texto.

A autora teve uma vida difícil, se vcs quiserem saber mais sobre a vida dela só clicar no link no parágrafo anterior, mas mesmo assim era uma pessoa esperançosa. Não deixava a peteca cair como diz a sabedoria popular. E eu gosto de acreditar que cada um de nós tem dentro de si a sementinha da perseverança que brota uma flor nova cada vez que encontramos algum novo obstáculo. Ou cada vez que tomamos mais um tombo na vida.

Recomeçar, muitas vezes do zero, é o que fazemos todos os dias não é mesmo? Temos um dia péssimo no trabalho por exemplo, então voltamos para casa e vamos dormir e no dia seguinte lá estamos nós de novo, dando o nosso melhor, ou tentando pelo menos. Um grande recomeço é feito de pequenos recomeços. Minha vida é cheia de recomeços por conta do diabetes. Se vc segue toda a rotina de medicamentos, dieta e atividades físicas… muito provavelmente vc vai ficar bem, os níveis de açúcar vão ficar bacana.

Entretanto não é uma ciência exata… mesmo vc fazendo tudo direitinho vão ter dias que a glicemia vai ficar completamente doida porque vc tá cansada, vc tá com gripe, com alguma infecção, com baixa imunidade ou ainda porque vc tá triste, irritada ou com raiva. As emoções mexem muito com os níveis de glicose. E cada vez que eu tenho um episódio de hiperglicemia ou de hipoglicemia eu tenho essa sensação de que no dia seguinte eu tenho que recomeçar… devagarinho colocar as coisas em ordem novamente.

Não é fácil… é desanimador, decepcionante… insira outros adjetivos sinônimos aqui… Se tem uma coisa que o diabetes me ensinou é que a gente não tem controle de nada na vida e mesmo quando pensamos que está tudo sobre controle alguma coisa pode acontecer e desmoronar com tudo. E nesses momentos em que tudo desmorona temos que aprender a recomeçar. E às vezes este recomeço é feito de pequenos passos… Este ano está chegando ao fim e o que eu aprendi com ele é que cada novo dia é uma oportunidade de recomeçar.

Vou terminando este post por aqui… Espero que vcs tenham curtido o texto de hoje. Caso tenham gostado, deixem um comentário. Bora interagir. Se vc tem um blogue também deixe aí o seu link para eu conhecer seu trabalho. É sempre bacana conhecer o trabalho de outros escritores e fazer novos amigos. E eu acho que é isso aí, amanhã como sempre estaremos de volta com mais uma postagem.

Abraços, Shao