diabetes

Fala terráqueos como vão vcs??? Eu tô legal… Quer dizer, mais ou menos… eu estou escrevendo este texto num final de semana e meu final de semana não foi dos melhores. Eu tive enxaqueca, eu não dormi direito e a diabólica da diabetes deu uma descontrolada que olha eu vou te contar. Eu praticamente tive que fazer jejum no domingo, tomar litros de água e insulina para colocar a danada no lugar dela.

Mas quando isso acontece, quando a glicemia sobe pra caramba e eu tenho que acertar a danada eu fico com o corpo todo dolorido. Parece que um caminhão me atropelou. Final de domingo chegando e eu estou me sentindo um frango atropelado na beira da estrada. Felizmente (ou infelizmente, não sei…) amanhã eu tenho um dia cheio de consultas médicas… retorno com a dermatologista, dentista e outras coisas… então eu vou poder dormir até um pouco mais tarde porque eu nem vou trabalhar.

Eu estava lendo sobre o diabetes e sobre as outras doenças que ele pode causar e uma delas infelizmente é a depressão. Até onde eu sei, não ficou comprovado cientificamente que a depressão e o diabetes tem alguma conexão, mas às vezes o diabetes pode ser um peso… algumas pessoas quando são diagnosticadas com uma doença crônica, ou seja, uma doença que não tem cura entram em parafuso, acabam desenvolvendo também uma depressão. O que já foi comprovado cientificamente é que um grande número de diabéticos acabam também deprimidos.

E eu entendo pra caramba isso porque não é moleza. De vez em quando mesmo vc fazendo todas as coisas certinhas dá a louca na glicemia e ela te deixa mau, te deixa de cama ou até mesmo te manda para o hospital. Varia de pessoa para pessoa, mas a minha doença mesmo, ela fica bastante afetada dependendo do meu humor, do meu estado de espírito… se eu tô triste ou se eu estou feliz.

O nosso lado emocional, a cabeça estar legal é é muito importante para o controle do diabetes. É difícil vc conseguir controlar o diabetes, os níveis de açúcar do sangue se não estiver legal. Não é fácil receber uma notícia dessas, olha, o seu pâncreas morreu e se vc quiser viver a partir de agora vc vai ter que restringir um monte de coisa na sua vida, tomar um monte de remédios para sempre ainda injetar insulina… e umas pessoas lidam melhores com essa notícia do que o outro. E outras simplesmente se desesperam.

Então assim, se vc que está lendo este texto agora acabou de descobrir que tem diabetes, este texto é para vc. Não pense que é o fim do mundo. Não fique desesperado. Existe vida após o diagnóstico. Dá pra controlar… aqui neste blogue mesmo tem bastantes informações úteis e sério… Se vc achar que não está conseguindo lidar com tudo isso sozinho ou sozinha, procure ajuda, procure um psicólogo, um psicanalista. Um profissional que possa te ajudar na parte da aceitação da doença e siga em frente. Porque no momento pode parecer uma das piores coisas que aconteceu com vc, entretanto… o diabetes é uma parte bem pequena da pessoa que vc é. Uma parte importante claro, mas uma pequena parta apenas, dentre suas qualidades e defeitos o diabetes é apenas um detalhe.

Vou terminando este post por aqui… Espero que vcs tenham curtido o texto de hoje. Caso tenham gostado, deixem um comentário. Bora interagir. Se vc tem um blogue também deixe aí o seu link para eu conhecer seu trabalho. É sempre bacana conhecer o trabalho de outros escritores e fazer novos amigos. E eu acho que é isso aí, amanhã como sempre estaremos de volta com mais uma postagem.

Abraços, Shao