diabetes

Fala terráqueos como vão vcs??? Eu tô legal… Quer dizer, mais ou menos… meu diabetes tá meio louco, como vcs podem ver no título do texto de hoje. Grande parte da causa deste descontrole do diabetes são os diversos remédios que eu tenho tomado por conta da dermatite… é difícil vc manter os níveis de açúcar no sangue dentro dos limites estipulados pelo endocrinologista se vc tá com uma alergia que hora vc tem que tomar corticoides hora vc tem que tomar antialérgicos que te derrubam de sono e te impedem de ir para a academia.

Já estamos em Outubro (embora eu esteja escrevendo este texto no finalzinho de Agosto) e eu estou pelejando contra esta dermatite desde fevereiro. São mais de seis meses de peleja contra essa doença. Então a minha glicemia, minha hemoglobina glicada estão bem malucas… pra vcs terem ideia… para quem tem diabetes, o valor que tem que dar no exame de hemoglobina glicada tem que ser inferior a 7. No meu último exame em Janeiro ele deu ligeiramente descontrolado… 7,4 se eu não me engano…

Tava ruim mas não muito e eu estava focada em baixar para o valor que estava em outubro do ano passado… que era 6,4 que era um valor maravilhoso para quem tem diabetes. Entretanto chegou Fevereiro e com ele veio todo este problema, todo este tanto de remédio pra alergia e tudo mais… da metade de junho até final de agosto as coisas estavam bem feias… Eu tive retorno com o Endocrinologista em Agosto e minha hemoglobina glicada deu 8,4… ou seja, o que estava já ruim ficou pior. Mas também depois dos resultados da ponta de dedo eu achei que estaria bem pior. O mais baixo que eu consegui neste período de resultado de destro foi 190.

E galera ficou assim mesmo com remédio na hora e na quantidade certa, com dieta na hora e na quantidade certa. Uma coisa que o diabético tem que lidar todos os dias é o fato de que qualquer outra doença pode sim alterar os níveis de açúcar. Toda a vez que eu pego uma gripe, que eu tenho uma inflamação, uma infecção qualquer, uma dor… a glicemia sai do controle. E a gente tem que aceitar e bola para frente… última semana de Agosto eu terminei de tomar os remédios pra alergia e a glicemia começou a baixar… a alergia voltou? Sim, com menos intensidade mas voltou… mas eu tenho retorno em algumas semanas com o dermatologista então veremos o que acontece daqui para frente.

Eu confesso que foram umas semanas bem ruins eu já não tava legal por conta das coceiras e das dores nas costas que eu tô sofrendo também. Some-se ainda isso ao fato de que Agosto geralmente é um mês ruim para mim por ser o mês em que eu perdi a minha mãe… então esse mês é sempre cheio de lembranças ruins. Vc não estar com a cabeça legal também atrapalha no controle da glicose. E o que a gente faz Shao quando a glicose fica assim descontrolada por conta de remédios e doenças e outros fatores externos? Na verdade não tem muito o que fazer… vc tem que aumentar a quantidade de insulina, diminuir na medida do possível a quantidade de carboidratos e tentar fazer exercícios e tal…

E foi o que eu fiz, eu aumentei a dose da insulina. Eu diminuí massa, carboidratos em geral… mas infelizmente eu não consegui ir para a academia por conta de efeitos colaterais dos remédios de alergia. Nos primeiros dias do remédio eu até perdi dias de trabalho, porque os remédios me davam muito sono, eu estava tomando dois tipos diferentes de antialérgico. Depois eu até conseguia ficar acordada e trabalhar mas… chegava à tarde, eu geralmente apagava quando eu chegava em casa… talvez as coisas mudem nos próximos meses, não sei… vamos ver… Ser portador de diabetes é um eterno exercício de paciência, de viver um dia de cada vez, de aceitar os muitos limites…

Às vezes parece que a vida nos dá uma rasteira atrás da outra? Parece! Às vezes desanima e dá vontade de jogar tudo pra cima? Sim… mas então a gente respira fundo, conta até dez… reagrupa… reúne todas as nossas forças novamente e tenta novamente. Um dia de cada vez todos os dias… e a gente vai indo, um dia bom… um dia ruim… e assim vai!

Vou terminando este post por aqui… Espero que vcs tenham curtido o texto de hoje. Caso tenham gostado, deixem um comentário. Bora interagir. Se vc tem um blogue também deixe aí o seu link para eu conhecer seu trabalho. É sempre bacana conhecer o trabalho de outros escritores e fazer novos amigos. E eu acho que é isso aí, amanhã como sempre estaremos de volta com mais uma postagem.

Abraços, Shao