banditos

Fala terráqueos como vão vcs??? Eu tô legal… Hoje é dia de falarmos de séries, como vcs que acompanham o blogue devem saber, eu curto muito acompanhar casos de crimes reais. Então hoje vamos juntar as duas coisas e vamos falar de uma série original da Netflix e brasileira ainda por cima que trata não de um, mas de vários crimes que aconteceram no Amazonas nos anos 90 e que ganharam os jornais da época.

Eu tenho que ser sincera com vcs porque eu só fiquei sabendo desses casos, desses crimes depois de assistir a série. Apesar dela ter acontecido aqui no Brasil. Mais especificamente no Amazonas, eu sinceramente não me lembro de na época ter havido uma cobertura massiva do caso nas reportagens. Mas na época que os fatos ocorreram tinha tanta coisa acontecendo na minha vida, que mesmo que tenha sido noticiada alguma coisa eu não me lembro de ter visto nada.

Para quem assim como eu não acompanhou, não conheceu a história vamos fazer um resumão aqui para vcs. Por volta do ano 2000 foi lançado na TV local de Manaus um programa chamado “Canal Livre” que era um padrão investigativo que à frente dele tinha o ex-policial Wallace Souza. O “Canal Livre” era um programa policial que se tornou bastante popular na época. Era um programa que investigava traficantes e assassinatos liugados ao tráfico de drogas de Manaus. O programa ficou tão popular e Wallace ficou tão famoso que acabou indo parar na política.

Ele se elegeu três vezes seguidas como o deputado estadual mais votado do Estado. E ele aparentemente continuou na sua ‘luta contra o crime organizado’. Mas acontece que a partir de 2008 as coisas começaram a desmoronar para Wallace quando começaram a surgir acusações de todos os lados que na verdade ele era um líder criminoso que mandava e desmandava no tráfico de drogas de Manaus e que era ele quem mandava matar os traficantes rivais e depois ele chegava com as câmeras no local, para filmar e depois exibir como matérias em primeira mão e ter assim ter uma imensa avassaladora.

É um documentário… e como eu sempre digo, como todo o documentário ele vai refletir a opinião do diretor. Entretanto, no caso deste documentário a galera que está tentando contar a história tenta contar os dois lados da história. Ele mostra tanto o lado de Wallace que jurava de pés juntos a sua inocência e acusava o crime organizado e outros políticos de armarem todas as acusações justamente porque ele estava no caminho deles.

Wallace ainda profetizou que se seus acusadores conseguissem seu intuito e o tirassem do caminho as facções criminosas acabariam por tomar conta do Norte e do Nordeste iriam tomar conta de tudo e trazer o caos para todos os estados dessas duas grandes regiões. O que acabou acontecendo realmente. Mas Wallace era culpado ou inocente das acusações? Bom, aí vcs vão ter que assistir à série e tirarem suas próprias conclusões.

Vou terminando este post por aqui… Espero que vcs tenham curtido o texto de hoje. Caso tenham gostado, deixem um comentário. Bora interagir. Se vc tem um blogue também deixe aí o seu link para eu conhecer seu trabalho. É sempre bacana conhecer o trabalho de outros escritores e fazer novos amigos. E eu acho que é isso aí, amanhã como sempre estaremos de volta com mais uma postagem.

Abraços, Shao