diabetes

Fala terráqueos como vão vcs??? Eu tô legal… Quer dizer, mais ou menos… por conta do tratamento da dermatite eu tenho tomado diversos remédios para cicatrizar as lesões e alguns desses remédios deixam a minha glicemia (que são os níveis de açúcar no sangue) bem descontrolados. Eu ainda tenho tratamento para frente, mas… assim ainda assim eu tenho me esforçado para manter os níveis de açúcar o mais baixo possível.

Tem estado bem mais altos do que o meu normal, mas… é por causa dos remédios. Eu tenho feito o possível. Mas acho que os níveis só vão voltar ao normal quando eu parar de tomar tanto corticoide. Entretanto, bastantes pessoas me falam. Nossa, vc tem diabetes mas ela é bem controlada né? Geralmente (no momento não) sim. E o que eu faço para ela ficar entre níveis aceitáveis para um diabético? Eu conto pra vcs…

Entretanto, antes disso deixa eu dizer que os níveis de um diabético raramente vão ficar entre os 70 e os 100 que é o normal de quem não tem diabetes. Minha endocrinologista determinou que meus níveis precisam ficar preferencialmente entre 80 e 130. Se eles ficarem entre 80 e 140 ela disse que tá legal também…

Primeira coisa que eu fiz foi procurar uma nutricionista, com quem eu aprendi o que comer, a contar calorias e mais importante… contar carboidratos. Minha nutricionista fez um cardápio para mim… com o que eu tenho que comer, o que eu não posso comer, ou não devo comer, os horários e as quantidades. Meta é… perder peso e ficar dentro desses níveis de glicemia, entre 80 e 130. Nem sempre eu consigo… tem dias que ela vai embora e bate 150, 180… mas ainda assim não é tão ruim. Ultimamente, ela chegou bater 350 por causa do corticoide e dos antialérgicos…

Mas voltando, segunda dica é primeiramente comer nos horários corretos, as quantidades corretas e os alimentos corretos. Essa é a parte mais importante. Terceira dica… tomar a medicação nos horários corretos… tanto os medicamentos, comprimidos quanto a insulina se vc for insulinodependente. A insulina vc tem que aplicar sempre um tempinho antes de comer. Não pode aplicar e já comer… vc tem que dar um tempo, dependendo do tipo de insulina tem um tempo certo, para ela começar a agir no organismo.

Quanto à comida, eu já disse aqui no blogue que diabético pode comer de tudo, mas vc deve privilegiar certos alimentos. Então vc tem que comer carboidratos, mas bem pouco mesmo… e proteína também, na quantidade certa, para não ter problemas de hipoglicemia caso vc tome insulina. Mas vc tem que privilegiar os legumes (sem amido, porque os que tem amido são ricos em carboidrato) e saladas, e verduras nas refeições. De novo, enfatizando que os horários e as quantidades são muito importantes… um diabético que injeta insulina não pode ficar mais de três horas sem comer nada.

É bom ter cuidado com frutas… algumas frutas como, uva, melão, melancia, banana, tem muito açúcar (frutose, que é o açúcar natural das frutas) então vc tem que comer bem pouco e ocasionalmente. Tem que tomar cuidado com sucos de frutas também justamente por causa da frutose. E com bebida alcoólica. Bebidas com álcool jogam a glicemia lá para cima.

Não acreditar em receitas miraculosas da internet é uma dica importante também. Todo diabético já ouviu uma receita miraculosa, que cura o diabetes. Diabetes não tem cura… alguns chás, medicina alternativa, auxiliam mas não curam o diabetes. Existe diabetes controlado… mas não existe cura. Eu mesma descobri que se eu tomo um pouco de chá de carqueja depois de alguma refeição ajuda pra caramba a baixar a glicemia.

Se eu quero comer uma macarronada no domingo, eu faço uma dieta bem rígida durante a semana, sem comer nada fora do meu cardápio e tomando os remédios de forma bem certinha… E no final de semana eu aumento um pouco a dose da insulina, tomo bastante água durante o dia, e tomo um chá verde ou um chá de carqueja depois de comer massa, que tem carboidrato para um caramba.

Já que eu falei da água… água é essencial. O diabetes pode causar problemas nos rins, falência e até necessidade de transplante. Então… pelo menos três litros de líquido por dia… eu antes não conseguia, hoje eu já consigo, pelo menos dois litros de água e mais um litro de outros líquidos entre café, leite desnatado, sucos sem açúcar e chás.

Fazer exercício todos os dias… uma hora pelo menos… também é muito necessário. Ajuda para caramba a combater o estresse que é um dos diversos fatores que causam aumento da glicemia. Dormir direito, oito horas por noite também é necessário, também por conta do estresse e do cansaço.

Vou terminando este post por aqui… Essas foram as dicas para quem tá tentando baixar a glicemia, espero que vcs tenham curtido o texto de hoje. Caso tenham gostado, deixem um comentário. Bora interagir. Se vc tem um blogue também deixe aí o seu link para eu conhecer seu trabalho. É sempre bacana conhecer o trabalho de outros escritores e fazer novos amigos. E eu acho que é isso aí, amanhã como sempre estaremos de volta com mais uma postagem.

Abraços, Shao