diabetes

Fala terráqueos como vão vcs??? Eu tô legal… eu sei que eu já escrevi aqui no blogue para vcs sobre a minha crise de dermatite que eu tô tratando no momento. Eu tive até que fazer uma biópsia para ver do que se tratava e fui diagnosticada com uma dermatite liquenóide. Mas eu também tenho de vez em quando dermatite atópica. E eu vou explicar mais ou menos aqui do que se trata e se ela tem alguma coisa a ver com o diabetes.

Bom vamos por partes… o que é dermatite atópica? Dermatite atópica, também conhecida como eczema atópico, é uma doença crônica da pele que apresenta erupções que coçam e apresentam crostas. É uma doença bem comum… no Brasil, cerca de 2 milhões de pessoas sofrem com essa doença. A dermatite atópica geralmente se desenvolve na infância, ninguém sabe dizer exatamente a causa dela… mas existem estudos que apontam para uma predisposição genética. É comum se vc tem um pai ou uma mãe que tem este tipo de doença que vc também desenvolva a danada em algum momento da sua vida.

Quais são os sintomas da Dermatite Atópica… pele vermelha, ressecada, ou com algumas bolhas e coceira. Ela pode aparecer em qualquer lugar do corpo. Eu já tive na perna, no braço, no pescoço, na barriga… e no meu caso ela geralmente aparece quando minha imunidade está baixa, ou quando eu estou passando por algum estresse na vida. A crise atual que eu estou enfrentando de dermatite é a mais longa que eu já tive que enfrentar.

Não está sendo fácil… mas não é a primeira vez que eu passo por isso e eu tenho quase certeza que não será a última. Eu gostaria que fosse a última, claro! Mas… dado o meu histórico certamente não será. Fora o fator genético eu ainda tenho a questão do diabetes. O diabetes causa alterações diversas na pele e abre a porta para diversas doenças de pele. E isso acontece porque o diabetes mexe com a circulação sanguinea. Deixando a pele mais seca e mais propensa a alergias. A cicatrização também se torna mais lenta… qualquer machucadinho simples leva o dobro, às vezes o triplo de tempo de uma pele normal para fechar.

Não existe um estudo que comprove com toda a certeza que quem tem diabetes tem mais propensão a desenvolver dermatite atópica. Mas, é comprovado que quem tem diabetes tem maior propensão a doenças de pele em geral. O que é que a gente tem que fazer para evitar desenvolver essas doenças? Ou pelo menos tentar minimizar o aparecimento delas? Bom… por incrível que pareça, não tomar tantos banhos… eu cansei de tomar bronca das minhas médicas por conta da minha mania de tomar muito banho. E procurar não tomar banho com a água muito quente, isso porque pode retirar da pele proteções que ela mesma produz.

Outra coisa, após o banho sempre passar hidratante no corpo todo. Outra bronca que eu tomei pra caramba porque na correria do dia a dia ou por cansaço eu às vezes me esqueço de passar hidratante. E sempre, sempre que aparecer alguma coisinha, um machucado, uma complicação qualquer, procurar um dermatologista. Ficar em casa tratando sem orientação pode agravar o caso.

Vou terminando este post por aqui… Espero que vcs tenham curtido o texto de hoje. Caso tenham gostado, deixem um comentário. Bora interagir. Se vc tem um blogue também deixe aí o seu link para eu conhecer seu trabalho. É sempre bacana conhecer o trabalho de outros escritores e fazer novos amigos. E eu acho que é isso aí, amanhã como sempre estaremos de volta com mais uma postagem.

Abraços, Shao