stadia

Fala terráqueos como vão vcs??? Eu tô legal… como vcs que acessam o blogue já sabem eu sou uma pessoa nerd, que ama tecnologias em diversas áreas. E eu sempre tento acompanhar as novidades em diversas áreas do meu interesse… E nos últimos meses o mundo dos games e o mundo dos streamings de games deram uma agitada bem grande porque a Google resolveu entrar no mundo dos games.

Sim, isso mesmo que vcs leram. A Google criou um serviço de streaming de videogames chamado Stadia. E o que é esse serviço tia Shao? É tipo um Netflix de videogames? Foi isso que eu pensei também a primeira vez que eu ouvi falar do serviço. Porque eles anunciaram que seria uma coisa mais ou menos assim… seria um serviço no qual vc não precisaria necessariamente ter um console, um aparelho de videogame para jogar. Vc poderia pagaria uma assinatura, mensal ou anual do serviço, e vc teria várias opções de acesso aos jogos do serviço. Via PC, via Celular Android, via Tablet, via Smart TV, via Chromecast.

Claro que eles iam lançar alguns gadgets, alguns aparelhos para vcs acessar os serviços, como o Chromecast Ultra e um controle específico do Google Stadia. Mas a promessa era meio que facilitar e baratear o acesso à jogatina. Em tese, no seu PC mesmo, vc acessaria o Stadia pelo navegador Google Chrome, faria o login e com qualquer controle vc poderia já acessar e jogar os jogos do catálogo do Stadia. Seria tudo pela internet… vc não teria que baixar o jogo pro seu computador, tablet, celular. Vc acessa e o conteúdo do game vai rodar todo nos provedores poderosos da Google.

stadia1wde

Mas Shao, não sei… não me parece que a internet aqui no Brasil vai aguentar esse serviço. Bom, aí são outros 500. Claro que não é qualquer computador e qualquer celular que vai rodar o serviço. Vc vai precisar de uma configuração mínima. De acordo com informações da própria Google para vc conseguir jogar vc precisa ter uma conexão mínima de  10 mega de download e 1 mega de upload, e uma TV ou um monitor com resolução 720p e 60 quadros por segundo e som Surround 5.1. E tenham em mente, que menos que isso… não vai rolar. E mesmo tendo apenas isso não vai rodar lisinho e bonitinho… vai dar umas travadas, a imagem certamente não vai ter a melhor definição, o som pode pipocar e… pode esperar que vai ter lag e interferência nas respostas.

Outra coisa não tão legal também é que uma das coisas que mais se esperava saber sobre o serviço era quais jogos estariam disponíveis na biblioteca do Stadia e por enquanto são bem poucos e nenhum assim tão interessante. Pelo menos não para a maioria dos gamers que analisaram o lançamento do serviço. O preço dos gadgets também tá no nível dos lançados por Microsoft e Sony. O controle do Stadia é bem carinho e a assinatura também tá no mesmo nível da assinatura dos serviços já existentes de Sony e Microsoft.

Para o Google Stadia rodar liso, sem travar nem nada, ter uma imagem 4K e som bacana vc vai ter que ter mais internet… mais de 35 mega de download… eles não falam quanto de upload. E claro, vai ter que dar uma olhada nas configurações do roteador e no seu Hardware. Não é uma ciência exata porque existem muitas variantes. Então… é uma proposta legal, interessante… entretanto é tudo muito novo. Pode ser que dê muito, muito certo… e pode ser que não dê em nada.

Vamos ficar de olho porque agora que a Google jogou a ideia no vento pode ser que outras empresas, que estão bem mais adiante no mundo dos games consigam criar uma coisa semelhante, talvez com mais títulos, mais fluidez… não sei… Talvez a proposta do Stadia seja mais interessante no momento, para as pessoas que jogam esporadicamente e que não são gamers aficionados que querem o serviço mais top e o harware mais competitivo e poderoso do momento. Vamos aguardar novos capítulos da empreitada do Google no mundo da jogatina.

Vou terminando este post por aqui… Espero que vcs tenham curtido o texto de hoje. Caso tenham gostado, deixem um comentário. Bora interagir. Se vc tem um blogue também deixe aí o seu link para eu conhecer seu trabalho. É sempre bacana conhecer o trabalho de outros escritores e fazer novos amigos. E eu acho que é isso aí, amanhã como sempre estaremos de volta com mais uma postagem.

Abraços, Shao