diabetes

Fala terráqueos como vão vcs??? Eu tô legal… Bora mais uma vez falar de diabetes porque faz tempo que eu não falo e porque sempre acontecem algumas coisas na minha vida que eu acho engraçado e então eu acho legal comentar aqui no blogue para esclarecer o máximo possível as pessoas que passam por aqui. Vcs já devem saber, mas eu tenho diabetes tipo 2, eu tomo remédios e insulina e tenho que fazer um monte de coisinhas, tenho que ter vários cuidados para minha saúde não decair.

Eu fui diagnosticada em 2008… lá se vão 11 anos. Qualquer dia desses eu conto para vcs a história de como eu descobri o diabetes na minha vida. Hoje eu queria falar de como as pessoas não sabem nada sobre diabetes. Eu mesma, nem sabia o que era, como se “pegava” essa doença. E olha que na família do meu pai… quase todo mundo tem diabetes. E eu me lembro que quando eu era criança a minha mãe sempre me dizia… Vc trata de não comer muito doce porque senão vc vai ficar com diabetes igual a sua vó e o seu pai. E eu comia doce, mas eu procurava não exagerar. Eu morria de medo e ter diabetes, mesmo sem saber o que era o diabetes.

O diabetes pode ter várias causas, fatores genéticos, como é o meu caso… é uma das causas. Mas o diabetes a gente não “pega” por comer muito doce. Açúcar faz mal para a saúde, isso já é algo cientificamente comprovado, entretanto ele não causa o diabetes. Como eu já disse podem ser várias causas… desde predisposição genética até traumas emocionais.

Mas o que é o diabetes. Explicando em termos bem gerais e bem leigos, que é para todo mundo entender. É uma doença auto-imune, que quer dizer que é uma doença que ocorre quando de alguma forma o seu próprio organismo se auto prejudica de alguma forma. Ele pára de funcionar corretamente deixando vc doente. No caso do diabetes o seu pâncreas para de funcionar. O pâncreas serve para produzir hormônios que o nosso corpo usa para várias funções. Um desses hormônios é a insulina e a insulina serve para ajudar o nosso organismo a absorver a energia dos alimentos que consumimos. Tudo que nós comemos vira glicse (que é basicamente açúcar em forma de energia).

Mesmo quando a comida é salgadinho tia Shao? Sim… TUDO que comemos vira glicose. E a insulina serve para dissolver a glicose no sangue para que nosso sangue absorva essa energia e a distribua para todo o nosso organismo. Quando a pessoa tem diabetes, o pâncreas não produz a insulina e começa a se acumular açúcar no nosso sangue e como esse açúcar não foi processado pela insulina, os órgãos começam a não receber a energia necessária para trabalharem certinho.

O que o diabético então tem que fazer? Ele tem que injetar a insulina no corpo porque seu corpo não produz insulina nenhuma ou produz uma quantidade insuficiente de insulina para a quantidade de açúcar acumulado no sangue. Então não… vc não vai “pegar” diabetes se vc comer muito açúcar.

Eu mesma nunca fui muito fã de doces, eu como boa neta de italianos que sou, adorava sim uma massa, macarronada, lasanha… mas mesmo assim eu acabei desenvolvendo o diabetes. Claro, que açúcar demais faz mal. Mas faz muito mais mal vc comer massa demais e estar acima do peso. As pessoas sabem quase nada sobre o diabetes e talvez essa seja uma das maiores causas da doença no mundo a falta de informação. Talvez se eu soubesse mais sobre a doença, se eu tivesse quando mais jovem, levado em consideração que o número de pessoas diabéticas na minha família era elevado e se eu tivesse me cuidado mais, me alimentado corretamente, feito mais exercícios… eu não teria desenvolvido a doença.

Mas… agora não adianta chorar o leite derramado, eu tenho que cuidar para que ela não piore. Agora vcs sabem que comer açúcar não causa diabetes… mas… não comam muito açúcar mesmo assim, viu?

Vou terminando este post por aqui… Espero que vcs tenham curtido o texto de hoje. Caso tenham gostado, deixem um comentário. Bora interagir. Se vc tem um blogue também deixe aí o seu link para eu conhecer seu trabalho. É sempre bacana conhecer o trabalho de outros escritores e fazer novos amigos. E eu acho que é isso aí, amanhã como sempre estaremos de volta com mais uma postagem.

Abraços, Shao