redes

Fala terráqueos como vão vcs??? Espero que vcs estejam bem! Eu tô legal… Finalmente, depois de várias semanas sem escrever muito, eu consegui deixar 90 textos prontos e agendados prontinhos para publicação, agora preciso escrever mais trinta para deixar os 120 costumeiros. Vou conseguir? Não sei. Vou tentar? Certamente!

Mas como sempre nem era disso que eu queria escrever neste texto. Bora falar de um dos aplicativos mais usados na atualidade que é o Instagram. Esses dias eu fui compartilhar uma música no Stories do Instagram e eles bloquearam a minha postagem. Eu nem sei quem foi que bloqueou, se foi a gravadora, se foi o artista… Era uma música do Guilherme Arantes. Não sei se vcs ficaram sabendo… mas lá na Europa estão baixando um tal de Artigo 13 que tem a ver com Direitos Autorais e vai impedir qualquer pessoa de postar qualquer coisa em qualquer site ou rede social algo que tenha sido registrado por alguém. Como assim Shao?

Exatamente como aconteceu comigo. Você curte uma música qualquer de um artista qualquer e vc resolve compartilhar um trechinho da música numa rede social qualquer e vc é bloqueado pelo dono dos direitos autorais daquela música. Essa lei não baixou ainda no Brasil, não sei se vai ser adotada aqui na terrinha, masss… isso já acontece. Alguns artistas tem uma visão moderna da coisa e ficam contentes quando um fã divulgam eles nas redes sociais… Na verdade este artista é esperto, porque ele ganha uma divulgação gratuita da sua obra. Se uma pessoa com vários seguidores te divulgam, qualquer que seja a sua arte… pode ser que dentre aqueles seguidores vá aparecer alguém que também vai curtir… é o famoso boca à boca, masss agora no século 21 ela se dá no ambiente virtual… nas redes sociais.

Entretanto também existem artistas que tem aquela visão mais retrógrada. Que querem ter controle total da sua obra. O que acaba por limitar o alcance deles. Quanto mais vc bloqueia este tipo de divulgação. Menos público vc vai acessar. Ahhh mas Shao, eles estão perdendo dinheiro e tem gente ganhando dinheiro com a obra deles. Não é bem assim… o que um usuário comum, tipo eu, que não é webinfluencer nem nada ganha de grana divulgando um trecho de uma música dos anos 80? Nada! O que o artista ganha? Tudo porque várias pessoas vão se lembrar dele, ele pode voltar a despertar interesse nas músicas, nos albuns, nos shows.

Ahhh mas tem gente que usa a música num vídeo no YouTube para ganhar grana… sim, nesses casos talvez o artista devesse conversar com o criador do vídeo e ambos entrarem num acordo, até mesmo com uma mediação do YouTube e uma porcentagem dos lucros daquele vídeo poderiam ir para o artista, cantor, tipo… o vídeo tem dez minutos? Quanto ele arrecadou no mês? Quanto por cento do vídeo tinha a música do artista, pega essa porcentagem e paga o cantor. O resto é do criador do vídeo certo?

Atualmente infelizmente não funciona dessa forma, geralmente os criadores dos vídeos colocam uma música de um artista num trecho do vídeo e os artistas e suas gravadoras levam todo o lucro do video. Mesmo que a música tenha aparecido em apenas 30 segundos de vídeo. Injusto né? E o que vc fez com o áudio que bloquearam Shao? Eu deletei… simples assim. Como eu disse, não sei se foi o artista ou a gravadora que deu o block, mas… seja qualquer deles não foi uma decisão inteligente… Se isso não aconteceu, reparem que daqui para frente vai aparecer mais e mais este tipo de coisa nas redes sociais. Porque não é só o Instagram que está fazendo isso, o Facebook também e o YouTube também… e a tendência é aumentar, então fiquem de olho.

Vou terminando este post por aqui… Espero que vcs tenham curtido o texto de hoje. Caso tenham gostado, deixem um comentário. Bora interagir. Se vc tem um blogue também deixe aí o seu link para eu conhecer seu trabalho. É sempre bacana conhecer o trabalho de outros escritores e fazer novos amigos. E eu acho que é isso aí, amanhã como sempre estaremos de volta com mais uma postagem.

Abraços, Shao