solitario

Fala terráqueos como vão vcs??? Espero que vcs estejam bem! Eu tô legal… Como vai a saúde tia Shao? Vai muito bem obrigada, eu tô 95% melhor da dermatite, acho que mais uma semana de tratamento com a pomada antibiótica e eu estarei de alta da Dermatologista. Mas como sempre nem é disso que eu queria falar, eu vou mais adiante fazer um post sobre mais esta crise de dermatite que eu tive e as acrobacias que eu tive que fazer para finalmente ficar livre dela desta vez.

Hoje é domingo, aquele dia da semana que a gente fica mais introspectivo e pensando na vida, pensando nas coisas. Hoje vamos falar de gente tóxica e de como este tipo de gente faz mal para a nossa vida. Eu já abordei este assunto aqui no blogue, diversas vezes, por diversos ângulos. Então porque abordá-lo novamente? Porque nos últimos três ou quatro anos da minha vida eu tenho travado diversas batalhas para ir aos poucos, identificando e tirando essas pessoas da minha vida.

Sim, identificando… porque às vezes nós estamos convivendo com essas pessoas, mas como a gente gosta da pessoa, não queremos nem sequer imaginar que aquela pessoa, pela qual nós temos tanto carinho, tanta consideração. Aquela pessoa que muitas vezes é um membro da minha família, ou é um amigo de longa data… Vc não quer olhar para aquela pessoa com um olhar crítico, vc não quer admitir que a convivência com aquela pessoa é ruim para vc. Eu sei como é… E aí a gente fica presa naquele relação doentia com a pessoa e cada vez que vcs se encontram vc fica com aquela sensação ruim, se sentindo completamente drenado, esgotado. E vc faz aquele esforço hercúleo para conviver com a pessoa, para compreender as idiossincrasias da pessoa mas vc não tem essa compreensão de volta.

Eu disse num post há muito tempo aqui no blogue que para a gente ter amigos, é necessário primeiro sermos amigos. E isto de aplica pra as outras relações que temos na vida, sejam entre parentes, sejam relações amorosas, sejam relações de trabalho. E se vcs repararem na maioria das situações vc se esforça, vc rala pra continuar mantendo a conexão, a amizade com a pessoa mas a outra pessoa não tá nem aí? Não se esforça nem um pouco? A amizade, a relação acaba sendo unilateral. E porque acontece isso? Porque a outra pessoa se fia nessa sua capacidade de se colocar no lugar do outro, o outro tem certeza que vc vai se esforçar para manter a amizade, mesmo ele sendo rude, grosseiro e desagradável. Mesmo ele só procurando vc quando precisa.

Mas chega uma hora na vida que temos que abrir os olhos. E temos que colocar um limite nessas relações. Temos que nos impor e não aceitar que as pessoas te tratem de qualquer forma, como eles bem entenderem. Vc tem que impor limites e se essa pessoa (ou pessoas porque podem ser mais de uma). E pode ser com pequenos limites. Vc pode ter aquele amigo chato, que sempre faz aquela piadinha chata, que te ofende, te chateia mas vc releva. Não releve… chega nele e diz, olha, eu não gosto disso. Ou, essas coisas que vc fala me ofende. Se a pessoa te respeitar ela vai parar… se ela não tem respeito por vc, pelos seus sentimentos, pela sua opinião.

Talvez vc devesse se afastar desta pessoa. Por mais incrível que pareça, primeiro temos que ter respeito por nós mesmos, pelas nossas crenças, pelas nossas opiniões e pelos nossos sentimentos. Para só então termos condições de exigirmos respeito das outras pessoas. Infelizmente, algumas pessoas não vão mudar as atitudes, não vão deixar de ser da forma que são, e não vão começar a respeitar a gente. Então nesse caso, se a pessoa for tóxica nesse nível. A melhor coisa que a gente faz é se afastar desta pessoa, cortar os laços. E eu sei nem sempre é fácil. Aliás, na maior parte das vezes é bem difícil. Mas é necessário.

Mas Shao, não é uma atitude muito drástica tirar assim uma pessoa da sua vida, cortar contato, cortar relações. Depende galera… vai depender de cada caso, da sua relação com a pessoa, às vezes tem pessoas que merecem uma segunda chance, e até uma terceira chance. Mas às vezes não. Como eu disse para o meu irmão uns dias atrás. Tem pessoas que são como os dementadores dos livros de Harry Potter, se vc deixar eles por perto eles vão sugar e sugar a sua alegria até vc ficar fraco e um dia, vc vai acabar ganhando dele o beijo do dementador.

Vou terminando este post por aqui… Mas… antes de terminar este post eu vou fazer um pouco de propaganda do meu novo blogue o “Estante da Shao”. Cliquem no link conheçam meu trabalho, meus textos, meus contos, meus poemas. Toda a sexta-feira teremos texto novo e inédito para vcs… Ou um conto ou um poema, ou de repente um trecho de uma história que eu esteja escrevendo. Participe e divulgue esse meu novo projeto se vcs curtirem…

See you guys around the corner
Shao