speedygonzales

Fala terráqueos como vão vcs??? Espero que vcs estejam bem! Eu tô legal… Mais uma terça-feira e como sempre (ou quase sempre) nas terças nós temos um dos assuntos preferidos dos leitores aqui do blogue que é… desenho animado, de preferência claro, desenho antigo porque a tia aqui é velha. E está cada vez mais velha deixa eu dizer para vcs. Uma hora é a dermatite que ataca, outra hora é a dor nas costas… tem dias que não é fácil ser eu viu.

Mas como sempre nem era disso que eu queria falar neste texto. Bora falar do desenho do dia, que como vcs já devem ter visto na imagem do post é o Ligeirinho (ou “Speedy Gonzalez” no original em inglês). Diferentemente da maioria dos desenhos animados que passam por este blogue esta não é uma produção da Hanna Barbera… é uma produção dos Estúdios Warner Brothers e o ano de criação dele é (pasmem!) 1953! O personagem faz parte do mesmo universo que o Frajola, o Piu-Piu, o Patolino etc. Alguns deles até mesmo fazendo várias aparições no desenho animado.

O Frajola aliás aparece em vários episódios do desenho do Ligeirinho. E a história do desenho animado geralmente é o Ligeirinho enfrentando algum inimigo com sua rapidez extrema, salvando a população de ratos do vilarejo, ganhando um pedaço de queijo e ficando bem na fita com alguma senhorita ratinha. O personagem é retratado como um ratinho Mexicano o que gerou bastante controvérsia na época por conta de acharem que ele tinha características estereotipadas do povo mexicano.

Inclusive anos depois quando o desenho foi transmitido pelo canal Cartoon Networks alguns episódios mais antigos que foram considerados mais ofensivos foram retirados da programação. Para quem curte as aventuras do ratinho mexicano, parece que a Warner está produzindo (desde 2016 temos essa notícia pairando no ar) um longa animado para o personagem. Não sei quando e se ele vai chegar a sair do papel, mas… quem curte fica aí o aviso para vcs.

Vou terminando este post por aqui… Mas… antes de terminar este post eu vou fazer um pouco de propaganda do meu novo blogue o “Estante da Shao”. Cliquem no link conheçam meu trabalho, meus textos, meus contos, meus poemas. Toda a sexta-feira teremos texto novo e inédito para vcs… Ou um conto ou um poema, ou de repente um trecho de uma história que eu esteja escrevendo. Participe e divulgue esse meu novo projeto se vcs curtirem…

See you guys around the corner
Shao