wildcountry

Fala terráqueos como vão vcs??? Espero que vcs estejam bem! Antes de mais nada se vc está lendo este texto no Facebook Clica no link aqui embaixo para ler o texto completo. Eu tô legal… Bora falar de uma série documental que eu assisti tem uns meses e que me impactou bastante mas que só agora eu tive tempo de parar um pouquinho de fazer as coisas que eu tenho que fazer e escrever alguns posts aqui para o blogue e também escrever sobre ela.

Então bora direto ao tema do texto sem mais enrolações. Wild Wild Country é uma série documental da Netflix com seis episódios lançada em março de 2018 se eu não me engano, que conta um pouco de um movimento religioso chamado de Rajneesh liderado pelo guru indiano Bhagwan Shree Rajneesh, conhecido como Osho, que começou nos anos 60 na Índia e uns 20 anos depois, na década de 80  migrou  para os Estados Unidos por conta de problemas políticos com o governo Indiano. Nos Estados Unidos Osho e seus seguidores se estabaleceram no Estado do Oregon, no condado de Wasco, onde criaram uma comunidade conhecida como Rajneeshpuram.

A série foca nesse período da instalação de Rajneeshpuram nos EUA e como com o passar do tempo as coisas foram ficando tensas entre os moradores da comunidade e os residentes da cidade de Wasco. O documentário também conta como os líderes da religião foram ficando também mais gananciosos e poderosos e como as coisas foram ficando fora de controle até quase estourar uma guerra civil na pequena cidade de Wasco entre os moradores originais que queriam a comunidade fora de sua terra os líderes da religião que queriam dominar tudo, comprar toda a cidade e expulsar os moradores que não professavam a mesma fé que eles.

Os membros mais poderosos da comunidade então resolveram partir para o ataque contra os moradores da cidade e cometeram crimes graves e então o governo norte americano teve que intervir e Osho foi deportado de volta para a Índia em 1985. A secretária pessoal de Osho Ma Anand Sheela foi acusada pelo guru de orquestrar todos os ataques e crimes sem o seu conhecimento. Sheela fugiu então para a Europa mas isto não evitou que ela fosse condenada a 20 anos de cadeia e mais uma multa de 470 mil dólares pelo crime de envenenamento no que foi considerado o primeiro caso de terrorismo químico ou biológico ocorrido nos Estados Unidos.

Osho escapou de ser acusado pelos mesmos crimes que sua assistente e voltou para a Índia, depois que mais de 21 países negaram-lhe visto de entrada, de permanência… que mesmo proibiram o guru de entrar em seus territórios. Seguirores de Osho disseram que isto aconteceu por conta de uma pressão dos Estados Unidos. Quando ele finalmente foi obrigado a retornar para a Índia algumas cidades também o baniram. Osho morreu em 1990 mas ainda existem pessoas que seguem os seus ensinamentos até hoje apesar de todas as coisas erradas e crimes que foram cometidos em nome desta nova ‘religião’.

Eu evitei entrar em detalhes das coisas que a série narra porque eu não quero dar spoiler, e assim, eu recomendo para caramba, para vcs assistirem porque como eu sempre digo. É extremamente perigoso vc ingressar numa religião, crença, filosofia, qualquer que seja… de olhos completamente fechados. Sempre é necessário questionar as coisas.

É importante prestarmos atenção nesses casos, de líderes religiosos loucos e psicopatas para vermos que antes de nos deixarmos guiar por um homem qualquer temos que avaliarmos bem as coisas e vermos onde é que estamos nos metendo. Fé cega sempre vai nos guiar por caminhos errados. É bom termos uma crença, muitas vezes nos ajuda nos momentos difíceis, mas não podemos seguir qualquer homem, qualquer ensinamento sem nos questionarmos se aquilo é mesmo correto, se está mesmo nos fazendo pessoas melhores… ou se é exatamente o contrário. Já tivemos vários exemplo na humanidade de casos assim e não podemos fechar os olhos para isto.

Se a sua religião te afasta da sua família, se ela tolhe e diminui a sua empatia para com o próximo, se ela te impulsiona a ferir, matar, levar vantagem, sobrepujar, humilhar outro ser humano… sua religião tá errada, procure outra. A religião e as filosofias religiosas tem que servir para nos tornar pessoas melhores para nós mesmos, para o mundo e para o nosso próximo. Caso contrário… ela não serve de nada. Assistam esta série e reflitam sobre isso… 

Vou terminando este post por aqui… Espero que vcs tenham curtido o texto de hoje. Caso tenham gostado, deixem um comentário. Bora interagir. Se vc tem um blogue também deixe aí o seu link para eu conhecer seu trabalho. É sempre bacana conhecer o trabalho de outros escritores e fazer novos amigos. E eu acho que é isso aí, amanhã como sempre estaremos de volta com mais uma postagem.

Abraços, Shao