pejorativo

Fala terráqueos como vão vcs??? Espero que vcs estejam bem! Eu tô legal… Finalmente, depois de algumas semanas eu consegui um tempinho para escrever. Consegui estudar e consegui escrever. Legal né? Sim… E hoje eu escrevi seis textos (contando com este que eu estou escrevendo agora) e consegui também deixarem agendados mais de 90 textos (91 textos contados com este para ser mais exata). Este final de semana eu vou tentar escrever um pouquinho mais, vou tentar deixar novamente agendados com antecedência os meus costumeiros 120 textos.

Certo, mas como sempre nem era disso que eu queria falar no texto de hoje. Vamos hoje falar de significados de palavras. Vcs sabem que eu curto falar disso de vez em quando. Mas hoje não vai ser de uma palavra específica vamos falar de vários termos sem nos fixarmos em nenhum. Como assim Shao? Assim… tá na moda agora, desde as últimas eleições, as pessoas começaram a usar certos termos para ofender outras pessoas. Palavras que não necessariamente tem um significado ofensivo mas que devido um certo contexto do momento é usada com uma conotação pejorativa.

E vc pode sim usar uma palavra comum de forma pejorativa. As palavras existem, tem seus significados mas estes significados podem mudar. As línguas que ainda são faladas são vivas e elas sofrem mutações e elas se adaptam. Eu adoro estudar a raiz da palavra, de onde ela surgiu, como era seu significado quando ela nasceu e como é engraçado como o contexto histórico e social influenciam a mudança no significado da palavra, da expressão, ou símbolo.

Quando falamos em termos pejorativos, a primeira coisa que nos vem à mente é um xingamento, uma palavra de baixo calão, ofensiva, um palavrão. Mas não necessariamente precisa ser uma dessas palavras. Pode ser qualquer palavra comum à qual tenhamos atribuído um significado pejorativo. Como no exemplo da palavra coxinha.

Por conta das eleições tivemos alguns exemplos bem claros de como isso pode acontecer. Por exemplo, a palavra coxinha, o que significa coxinha? Coxinha é um salgado (bom para caramba aliás…) com massa de batata e recheio de frango empanado com farinha de rosca e frito certo? Certo… mas qual o outro significado atual de coxinha? Coxinha é usado de forma pejorativa para se designar uma pessoa, político, etc. que tenha uma visão política mais conservadora, mais voltada para a direita. Mas, dignificados mudam galera, pode ser que daqui uns anos coxinha volta a ser apenas um salgado… ou não…

Vou terminando este post por aqui… Espero que vcs tenham curtido o texto de hoje. Caso tenham gostado, deixem um comentário. Bora interagir. Se vc tem um blogue também deixe aí o seu link para eu conhecer seu trabalho. É sempre bacana conhecer o trabalho de outros escritores e fazer novos amigos. E eu acho que é isso aí, amanhã como sempre estaremos de volta com mais uma postagem.

Abraços, Shao