taxi

Fala terráqueos como vão vcs??? Espero que vcs estejam bem! Eu tô legal… Pergunta que não quer calar desde que começaram a surgir os aplicativos de transporte coletivo como Uber, Cabify, Lady Driver, 99 e tantos outros (eu citei apenas os que eu já utilizei galera, mas acho que tem outros) e a resposta para esta pergunta é… Eu acho que não. Especialmente no Brasil.

E por que isso? Os aplicativos não são mais baratos e mais práticos e blábláblá? Então… eu acho que eu já falei sobre isso, bem por cima aqui no blogue. E a verdade é que é um assunto bem político e por mais que o número de pessoas que são a favor da menor intervenção do estado em todas as esferas que ele atua hoje em dia, ainda vivemos noutra realidade, nossos políticos ainda tem a mentalidade extremamente retrógrada em se tratando de controle das coisas. Isso sem falar que menos táxis, menos impostos para as cidades né? Então eles, nossos queridos amigos governantes não querem perder arrecadação.

Eu não sei se vcs sabem mas é caro, burocrático e difícil para um caramba conseguir ser taxista na cidade de São Paulo. O número de vagas é limitado, então quem tem a licença (que se eu não me engano se chama condetax) para ser taxista na cidade pode vender sua licença por um preço absurdo. A pessoa tem que pagar um monte de taxas para a Prefeitura, para o Estado, tem que fazer um monte de curso, é uma papelada sem fim. Tudo isso com a desculpa que eles estão fiscalizando o serviço e cuidando da qualidade.

O que é uma grande balela quem já precisou usar um táxi em São Paulo sabe o quanto é cara a tarifa e quanto, muita das vezes o serviço era horrível. Eu já peguei motorista que dirigia fedendo e sem camisa, motorista que briga com vc e faz o caminho que quiser. Que se perde e vc tem que pagar a corrida mais cara. Mas os governos que se estabeleceram no momento, que ganharam as eleições são favoráveis aos taxistas e contra os motoristas de aplicativos. Então por enquanto não, os aplicativos não vão engolir os taxis.

Aliás eu acho que pode acontecer exatamente o oposto eu acho que os taxistas podem conseguir, com o lobby e o poder político que eles tem, porque eles elegem candidatos meus amigos, é capaz de as empresas de transporte via aplicativo serem banidas ou na melhor das hipóteses serem taxadas em algumas cidades ou estados. O que é uma pena na verdade porque os preços só são competitivos porque a taxação em cima dessa galera é praticamente inexistente. O correto na minha opinião seria desburocratizar pro lado dos taxistas e não colocar em cima dos ombros dos motoristas de aplicativos o mesmo peso de taxas que os taxistas já pagam. Para aumentar a concorrência e assim ocorrer uma queda nos preços das tarifas!!! A mesma coisa com os ônibus…

Vou terminando este post por aqui… Espero que vcs tenham curtido o texto de hoje. Caso tenham gostado, deixem um comentário. Bora interagir. Se vc tem um blogue também deixe aí o seu link para eu conhecer seu trabalho. É sempre bacana conhecer o trabalho de outros escritores e fazer novos amigos. E eu acho que é isso aí, amanhã como sempre estaremos de volta com mais uma postagem.

Abraços, Shao