aoutrahistoriaamericana

Fala terráqueos como vão vcs??? Espero que vcs estejam bem! Eu tô legal… Eu avisei vcs que os filmes de hoje iam ser pesados. Segundo filme que vamos abordar nas postagens de hoje é “A Outra História Americana” – um filme extremamente pesado de 1994. Do diretor Tony Kaye e com os atores Edward Furlong e Edward Norton nos papéis principais. Foram gastos cerca de 20 milhões na sua produção, entretanto ele rendeu apenas 23 milhões, ou seja, não foi um sucesso de público.

Mas acredito também que nem era essa a intenção dos produtores do filme. Pois ele trata de diversos assuntos polêmicos que vira e mexe acabam chacoalhando para caramba as bases da sociedade americana. Entre estes assuntos polêmicos ele foca bastante na questão do Racismo. E do eterno embate, nos EUA entre os Skinheads e os movimentos negros anti racistas. O filme conta a história dos irmãos Vinyard. Derek (interpretado por Edward Norton) e Danny (interpretado por Edward Furlong. Os irmãos sofrem pela perda precoce do pai, um bombeiro que foi morto num tiroteio quando atendia uma chamada num bairro negro. O que fez com que o irmão mais velho Derek desenvolvesse ódio aos negros.

Influenciado por um líder skinhead local Derek se torna neonazista e começa a ganhar influência no grupo de skinheads e passa a ser uma liderança e um exemplo para os mais jovens. Então numa noite, Danny avisa o irmão que três homens negros estão tentando roubar o carro que era do pai deles. Então Derek fica virado no jiraia… vai lá e mata brutalmente os três ladrões. E por conta dessas mortes Derek vai preso. Chegando na prisão, Derek é apresentado então ao outro lado desse mundo do Neonazismo e então ele começa a questionar as escolhas que fez na vida e se realmente os negros eram culpados pela morte do seu pai. Derek passa a ter uma visão mais ampla do mundo e das pessoas, por incrível que pareça, dentro da cadeia.

Enquanto isso, fora da cadeia, Derek é tido como um herói da comunidade neonazista do seu bairro. Danny e diversos de seus amigos, jovens brancos, pobres e excluídos que moram no mesmo bairro onde Derek morava começam a admirar e seguir seus passos, os mesmos passos que o levaram para a cadeia. Depois de um tempo, Derek sai da cadeia… quando ele chega em casa ele percebe que Danny se tornou o cara que ele era e ele tenta avisar o irmão que aquele não é o caminho certo, tenta dizer para ele o que ele viveu na cadeia e que ele não quer que Danny passe pelo mesmo que ele… entretanto Danny não dá ouvidos ao irmão e continua na sua saga no ódio contra os negros e a sociedade em geral.

Então num dado momento do filme os dois irmãos vão se ver numa situação que terão que fazer as escolhas mais difíceis de suas vidas… E talvez nenhum deles consiga sair feliz dessa situação. O filme é muito bom, é extremamente pesado, tenso, violento, triste. Mas é muito, muito bom… eu recomendo muitíssimo este filme para vcs. 

Vou terminando este post por aqui… Espero que vcs tenham curtido o texto de hoje. Caso tenham gostado, deixem um comentário. Bora interagir. Se vc tem um blogue também deixe aí o seu link para eu conhecer seu trabalho. É sempre bacana conhecer o trabalho de outros escritores e fazer novos amigos. E eu acho que é isso aí, Já já… mais ou menos às 23h00 a gente volta com mais uma postagem, mais um filme para vcs.

Abraços, Shao