charlatao

Fala terráqueos como vão vcs??? Espero que vcs estejam bem! Eu tô legal… Esses dias eu estava assistindo a TV e me espantando com o Caso dos Abusos Sexuais do indivíduo lá de Goiânia que de intitula João de Deus (que de Deus, vamos e convenhamos, não tem nada não é mesmo?). Apesar de que a história nos prova que existiram, existem e vão existir sempre pessoas que se enchem de poder e se utilizam deste poder para se aproveitar de pessoas crédulas, pessoas que estão de alguma forma sob seu “comando” ou “controle”.

Eu assisti vários documentários nos últimos anos, tratando justamente deste assunto em geral, de líderes religiosos que eram psicopatas e que abusavam de pessoas vinculadas às igrejas e/ou religiões que eles criaram. É um tipo específico de psicopata, o megalomaníaco, ele quer ser adorado, ele quer que as pessoas se sacrifiquem por ele, ele quer ser um deus. Mas ele mesmo não tem sentimentos nenhum para com outros seres humanos.

O Caso João de Deus mesmo… se vc analisar friamente toda a situação, vc vê o quanto de poder, político, econômico e religioso este homem tinha nas mãos. E gente, o poder corrompe. Existe aquele ditado que diz quer conhecer a pessoa de verdade dê poder a ela. É o que acontece com esses caras. Em primeiro lugar caras como o João de Deus, o Jim Jones, Bhagwan Shree Rajneesh entre outros líderes religiosos são todos psicopatas. Na psiquiatria forense existe até uma linha de estudo específica para casos de caras que criam uma religião, juntam um número imenso de fiéis e acabam praticando inúmeros atos de abusos contra esses fiéis, chegando às vezes ao cúmulo de assassinatos em massa, assassinatos em série e suicídios coletivos. Charles Manson mesmo o psicopata Charles Manson a princípio criou uma comunidade hippie, onde os jovens o seguiam e o cara fez uma lavagem, cerebral tamanha nessa galerinha que eles foram lá e fizeram o que fizeram, mataram diversas pessoas (aliás, cliquem aqui e leiam o post que eu escrevi sobre um documentário que eu vi sobre o Charles Mason e o controle mental que ele exerceu sobre seus seguidores da “Família Manson” – E se tiverem oportunidade vejam o documentário).

Vamos por partes, vamos por casos. Eu não vou me aprofundar em cada caso porque senão isso ia virar um livro. Mas o Caso João de Deus começou assim, o cara se denominando um médium, que curava as pessoas. Daí a fama de milagreiros começou se espalhar atraindo cada vez mais pessoas. O que transformou toda a cidade onde o João de Deus se instalou. Pra começo de assunto quando as pessoas vão procurar por um milagreiro é porque ela já passou pela medicina, já passou por vários lugares e já está desesperada. Não tô desmerecendo religião nenhuma e nem duvidando que existam pessoas com ‘dom de curar’, nem no poder da fé e nem sequer na existência de milagres. Mas só quem passou por isso… de ter sido diagnosticado ou ter um familiar diagnosticado e desenganado -pela medicina convencional sabe o tamanho do desespero. E sabe que nessa hora a gente recorre à fé… seja qual for ela. Então, essas pessoas já estão numa situação de vulnerabilidade. E é nessa hora que o psicopata se aproveita. João de Deus criou um império na  cidade onde ele atendia. Um império baseado no desespero, na fé, na ingenuidade das pessoas.

Resumindo bem o caso, era assim, as pessoas iam lá no lugar onde ele atendia. Ele fazia o atendimento e receitava alguns remédio naturais que uma empresa farmacêutica dele mesmo que produzia. E era nada mais que uns calmantes e umas vitaminas e o preço que ele cobrava era três vezes maior que os mesmos remédios em qualquer farmácia. As pessoas que vinham de longe se consultar com ele também ficavam hospedadas em redes de hotel que eram dele, ou tinham algum convênio com ele. Então em cima do poder da crença das pessoas ele construiu toda uma máquina de fazer dinheiro. Ele era dono de fazendas e ajuntou uma fortuna imensa, pesquisem na internet vcs vão ver o tanto de grana que o cara tem. Então além do poder da fé das pessoas, ele começou a exercer também poder econômico. E era uma cidade pequena, toda a grana que circulava na cidade estava de alguma forma ligada aos atendimentos do João de Deus, o que deu pra ele um poder político imenso também.

Poder político, poder financeiro, poder sobre a fé das pessoas… nas mãos de uma pessoa de caráter duvidoso, claro que isso mais cedo ou mais tarde ia levar a uma série de abusos. As denúncias sobre os abusos desse homem vem rolando há anos. O que aconteceu agora foi apenas uma explosão de denúncias, muita gente antes deve ter denunciado também mas foram de alguma forma ignoradas ou caladas porque existiam interesses maiores cercando tudo isso. Tem um vídeo no YouTube ótimo sobre o caso para vcs entenderem melhor cliquem aqui para assistir se quiserem, tá bem resumido mas é um dos melhores vídeos sobre o caso.

E o mais indignante de tudo isso é que casos assim não são novidades. Tem uns anos eu assisti um documentário na Netflix chamado – Paradise Lost – Jonestown que tratava do Caso Jim Jones. Na época estava disponível na Netflix, agora não está mais mas ele existe no YouTube (cliquem no link se vcs quiserem assistir). Que narra a história de como um pastor protestante chamado Jim Jones criou uma igreja, que a princípio era aberta à comunidade negra e carente de uma das partes mais pobres dos EUA numa época onde essa galera era rejeitada por tudo e por todos e o racismo e perseguição aos negros era bem maior e bem mais violenta. Sentindo-se acolhidos eles transformaram a igreja de Jones num fenômeno e depois de um tempo. Jones mudou-se com todos os fiéis para a Guiana onde ele criou uma cidade chamada Jonestown. E aí foram os abusos e os absurdos que culminaram com um suicídio coletivos que matou centenas de pessoas.

Na Netflix também tem outros dois casos de líderes religiosos abusivos um vc pode acompanhar assistindo ao documentário “Wild, Wild Country” que conta o Caso Bhagwan Shree Rajneesh um guru indiano que instalou-se no Oregon e criou toda uma comunidade que o seguia e que com o passar do tempo revelou-se mais uma seita liderada por pessoas gananciosas e mais vários escândalos de abusos e lavagem cerebral. Eu estou escrevendo ainda um texto sobre este documentário ele deve ser publicado aqui no blogue em breve, aguardem.

O segundo caso é o do documentário “Holy Hell” onde mais um guru criou uma comunidade alternativa, fez lavagem cerebral nos jovens membros dessa comunidade e depois abusou sexualmente de vários deles, bem como viveu às custas de explorar essa galera por anos e anos. Eu também vou escrever um texto sobre este documentário também em breve.

A grande verdade que deve ser levada em consideração em todos esses casos galera é que se uma religião, ou uma filosofia de vida qualquer pede para vc não pensar, não avaliar racionalmente alguma coisa, não ler livros, não se informar… e apenas seguir os ensinamentos do líder religioso cegamente… não é uma coisa boa. Se uma religião, uma filosofia, te isola da sua família e dos seus amigos, te aliena, te separa da sua própria mente e quer te impedir de questionar. Não é uma boa religião. Não tô dizendo que é ruim ter fé. Ter fé é necessária à vida. Nem que seja fé em si mesmo, fé no que é cientificamente comprovado a fé em geral nos move adiante, seja em si mesmo, na ciência ou numa divindade. O que a fé não pode ser é completamente cega. Pode ver que a maioria das religiões manipuladoras, aquelas que lucram com a ignorância das pessoas preguem a fé cega. Essas religiões não são boas para vcs galera. QUESTIONE! Se uma religião, crença, divindade não suporta questionamentos é porque está construída sob pilares frágeis, feitos de mentiras. Afastem-se de religiões e filosofias que te ensinam a não questionar.

Vou terminando este post por aqui… Mas… antes de terminar este post eu vou fazer um pouco de propaganda do meu novo blogue o “Estante da Shao”. Cliquem no link conheçam meu trabalho, meus textos, meus contos, meus poemas. Toda a sexta-feira teremos texto novo e inédito para vcs… Ou um conto ou um poema, ou de repente um trecho de uma história que eu esteja escrevendo. Participe e divulgue esse meu novo projeto se vcs curtirem…

See you guys around the corner
Shao