tomejerry

Fala terráqueos como vão vcs??? Espero que vcs estejam bem!  Eu tô legal… Quem nunca assistiu na vida Tom e Jerry??? Hein??? Não sei da geração mais jovem mas geração dos anos 2000 para trás todo mundo que estava vivo assistiu pelo menos uma vez na vida este desenho. E é dele que vamos falar no post de hoje.

Deixa eu começar dizendo que este desenho é de 1940 e ele passou por três grandes estúdios A metro Goldwyng Mayer, a Hanna Barbera e a Warner Bros. E ele teve várias temporadas várias versões. E ele ainda hoje é produzido. Então podemos dizer que ele tem uma longevidade fabulosa… Ano que vem esta animação completará 80 anos de sua estréia. Tanto que esta animação é considerada até hoje uma das mais influentes séries de animações em curta metragem de todos os tempos. O tema do desenho é a eterna rivalidade entre o Gato Tom e o Rato Jerry.

Juntos, sempre tentando um prejudicar o outro eles vivem, ao lado de outros e esporádicos personagens da animação, diversas aventuras. Geralmente o desenho começa com Tom tentando capturar Jerry, ou porque os seus donos mandaram e ele precisa manter o ‘emprego’ de gato da casa ou porque Jerry aprontou alguma e ele quer pegar e acabar com o rato, ou pelo simples motivo que gatos, pegam ratos.  Tinham milhares de perseguições eletrizantes. A trilha sonora da animação era muito bacana também. E a exemplo de outras animações da época Tom criava diversas armadilhas e truques para pegar Jerry. Mas no final elas quase sempre falhavam.

Apesar do sucesso a animação foi diversas vezes considerada violenta e imprópria.  E muitas vezes sendo considerado um desenho que não era amigo do politicamente correto. Ainda foram apontadas no desenho cenas de racismo e tabagismo e até mesmo terrorismo. O racismo deu um trabalho á mais ao desenho porque pelo menos vinte e quatro episódios foram acusados de possuir cenas racistas. O que fez com que diversos episódios sofressem cortes e outros nunca fossem exibidos.

Sobre a violência quem já assistiu ao desenho “Os Simpsons” sabe que o desenho favorito de Lisa, Bart e Meg Simpson é “As Aventuras de Comichão e Coçadinha” que são uma caricatura extremamente violenta de “Tom e Jerry”. Não chega a ser uma crítica do criador dos “Simpsons” ao desenho “Tom  e Jerry” e sim uma crítica aos críticos que também consideravam “Os Simpsons” um desenho impróprio.

Eu só sei que eu curtia para caramba o desenho eu tenho até meus episódios favoritos das animação. Se eu acho que o desenho era impróprio e violento? Hoje, assistindo com olhos de adulto, sim… eu acho, mas eu sinceramente não acredito que eles tenham influenciado crianças normais a serem mais violentas ou cometerem algum tipo de crime contra si mesmas ou contra outras pessoas. mas me digam aí nos comentários, vcs assistiam a este desenho quando eram crianças?

Vou terminando este post por aqui… Mas… antes de terminar este post eu vou fazer um pouco de propaganda do meu novo blogue o “Estante da Shao”. Cliquem no link conheçam meu trabalho, meus textos, meus contos, meus poemas. Toda a sexta-feira teremos texto novo e inédito para vcs… Ou um conto ou um poema, ou de repente um trecho de uma história que eu esteja escrevendo. Participe e divulgue esse meu novo projeto se vcs curtirem…

See you guys around the corner
Shao