diabetes

Fala terráqueos como vão vcs??? Espero que vcs estejam bem! Antes de mais nada se vc está lendo este texto no Facebook Clica no link aqui embaixo para ler o texto completo. Eu tô legal… Cá estamos nós aqui novamente, e lá vamos nós falar de diabetes de novo. E por que a gente fala tanto deste tema aqui no blogue, bom, primeiro porque infelizmente é uma parte da minha vida desde 2008 e este aqui é o meu diário de bordo e segundo porque é um tema importante, apesar de 8,9% da população brasileira ser diabética (é gente pra caramba) ainda existe muita crendice, muita desinformação em volta da doença. E eu apenas percebi isto quando eu comecei a buscar informações sobre o diabetes.

Por conta disso, desta desinformação generalizada que ainda existe, de vez em sempre eu dou de cara com notícias e postagens nas redes sociais, ou pessoas me mandam pelo WhatsApp apresentando remédios milagrosos, vacinas, receitas caseiras que prometem acabar com o diabetes. E se tem uma coisa que eu aprendi nesses últimos 11 anos (completados em janeiro passado) como diabética é que… não existem receitas, nem remédios miraculosos. Para começar do princípio, o que é o diabetes? De forma bem simples, sem muitas firulas o diabetes é uma doença onde um órgão muito importante do nosso corpo, o pâncreas, para de funcionar. É uma doença auto-imune. O que isso quer dizer tia Shao?

Quer dizer que uma parte do seu corpo simplesmente traiu vc e te deixou na mão. Sabe-se lá por qual razão (são várias razões tá, não vou explicar cada uma delas até mesmo porque cada caso é um caso) as suas células conhecidas como anticorpos, atacam as células do seu pâncreas e o menino para de funcionar, para de produzir um hormônio chamado insulina. Tudo que a gente come vira glicose (que nada mais é que açúcar – grosseiramente falando). Até mesmo salgado tia Shao? Sim, até aquela coxinha de frango com catupiri vira glicose. E a insulina o que ela faz? Ela atua no organismo como um martelinho, quebrando os açúcares para o nosso organismo absorver melhor essa glicose e ter energia para fazer o nosso corpo funcionar.

Quando isso não acontece, quando a gente não tem insulina no nosso organismo, esses açúcares vão se acumulando no nosso sangue e causando diversos ploblemas graves… entupindo artérias, veias… etc, e levando a gente à morte, mas antes disso trazendo bastante dor e sofrimento. Então, como a gente não produz mais a insulina o que a gente tem que fazer? Consguir ela de outra forma… a forma mais eficaz é injetando ela em nosso corpo… senão a gente morre! O engraçado disso tudo é que… se a pessoa tem uma falência cardíaca, pessoal se preocupa, pensa em transplante, considera uma doença grave. A mesma coisa com falência renal. Ou falência pulmonar…

Agora se é uma falência pancreática… as pessoas vem até vc com receita de chá… as pessoas realmente acreditam que o diabetes tem cura com cházinho… Não tem gente, o órgão parou de funcionar, chá do que quer que seja não vai fazer o pâncreas voltar a funcionar. Pode ajudar, a combater o acúmulo de açúcar no sangue, mas jamais vai substituir a insulina, fazer com que vc não precide injetá-la, ou tomar remédio, ou fazer uma dieta e fazer exercícios. O que eu mais ouço de diabéticos e não diabéticos é… toma água de quiabo, come batata yacon que vc não precisa mai tomar insulina e vc pode comer o que quiser… Gente, é mito isso…

Água de quiabo é ruim pra diabo, mas ela ajuda sim a baixar a glicemia, batata yacon ajuda também, limpa o organismos, chá de carqueja… tudo isso ajuda. Mas nenhum deles vai curar a diabetes, o que vai deixar vc com a glicemia controlada é tomar os remédios direitinho, comer dentro da dieta, fazer exercícios, ir ao médico, fazer o controle da glicemia… todas essas coisas somadas. Ainda assim vai ter dias que vc vai abusar, comer uma tranqueira e passar mal. Vai ter dias que seu emocional vai levar a melhor sobre vc e mesmo comendo direito vc vai passar mal. Vai ter dias que vc vai errar na contagem de carboidratos e passar mal, vai tomar insulina demais ou de menos e passar mal… é uma eterna batalha em busca da normalidade e do equilíbrio.

Como a maioria das doenças onde um órgão vital para de funcionar, vai ter coisas que vc não deve fazer, como encher a cara (abusar do álcool em geral – aliás ninguém deveria, mas o diabético menos ainda), encher a cara de açúcar também (tipo comer uma caixa de bombom sozinho)… Porque se vc fizer, vc vai pagar caro pelas consequências. Eu conheço pessoas que ficaram cegas, pessoas que perderam um rim, perderam uma perna, tudo porque abusaram e ficaram confiando na ‘água de quiabo’. Tinha um rapaz que trabalhava comigo, e ele dizia, eu bebo mesmo, não vou ficar sem minha cerveja, eu como mesmo não vou passar vontade depois eu tomo água de quiabo e abaixo.

Acontece cada vez que ele abusava e tinha picos de 500… ele ficava com um problema qualquer e ia parar no hospital, então um dia ele estava trabalhando e ele começou a pedir ajuda e ele dizia: Eu tô cego, eu tô cego… resultado de tantos picos = glaucoma. Ele ficou cego permanentemente. Diabetes é tentativa e erro até vc encontrar uma fórmula que funcione para o seu organismo, que vc consiga controlar a glicemia e mantê-la em níveis abaixo dos 130, sem pico para cima nem para baixo…

Esses dias meu irmão me mandou um texto, que pesquisadores conseguiram através de pesquisas com células tronco, fazer pâncreas de diabéticos voltarem a funcionar. Ainda não é definitivo. Parece que esse reset do pâncreas dura um tempo, depois ele para novamente de funcionar. Mas, é um começo para quem sabe daqui uns anos eles encontrarem mesmo a cura do diabetes. Se essa cura, essa vacina vai chegar até a população, especialmente até a população mais carente, já não sabemos… Mas, respondendo a pergunta do começo do texto, existe uma vacina? Uma cura? Ainda não… mas existem muitas inovações tecnológicas chegando… Estão trabalhando numa forma de medir a glicose com eficácia, sem ter que furar o dedo. Outra galera está trabalhando numa insulina inalável, acabando de uma vez por todas com as injeções diárias. Talvez em alguns anos exista uma cura. Por enquanto, estamos apenas aguardando.

Se vc curtiu este texto, se achou a informação contida aqui relevante, se conhece uma pessoa com diabetes, ou com parentes diabéticos, passe essas informações adiante. Vou terminando este post por aqui… Mas… antes de terminar este post eu vou fazer um pouco de propaganda do meu novo blogue o “Estante da Shao”. Cliquem no link conheçam meu trabalho, meus textos, meus contos, meus poemas. Toda a sexta-feira teremos texto novo e inédito para vcs… Ou um conto ou um poema, ou de repente um trecho de uma história que eu esteja escrevendo. Participe e divulgue esse meu novo projeto se vcs curtirem…

See you guys around the corner
Shao