ACCUCHEKGUIDE

Fala terráqueos como vão vcs??? Espero que vcs estejam bem! Antes de mais nada se vc está lendo este texto no Facebook Clica no link aqui embaixo para ler o texto completo. Eu tô legal… Bora falar de tecnologias que ajudam no tratamento do diabetes? Como vcs sabem eu uso o Freestyle Libre (clique no link para ler mais sobre este sistema de medição de glicose no sangue).

No último mês entretanto eu tive uma pequena alergia, pela primeira vez desde que eu começei a usar o sensor e eu tirei umas férias dele por um mês. Deixar as áreas do corpo e a pele dessas áreas dar uma descansada uma respirada, cuidar dela direitinho com remédio e hidratante e depois deste tempinho eu devo voltar a usar. Neste meio tempo eu resolvi testar dois novos glicosímetros novos que eu comprei. Sobre um deles eu já falei aqui no blogue, é o Contour Plus da Bayern basta vc clicar aqui para ler a resenha dele… o que eu achei… os prós e contras, etc.

E agora eu estou testando, tem um mês mais ou menos… o Accu-Chek Guide. Que é o novo lançamento da Roche aqui no Brasil. Não é exatamente uma tecnologia inovadora, é apenas um novo glicosímetro que tem algumas inovações e algumas pequenas diferenças bem interessantes se compararmos com outros glicosímetros que estão no mercado que vendem bem. Quando se trata de glicosímetro, geralmente a galera tende a comprar aquele que tem o melhor custo benefício. E o custo benefício geralmente não é baseado no preço do aparelho (até porque geralmente os aparelhinhos são bem baratos apesar de dentro deles ter muita tecnologia envolvida) e sim no preço dos insumos (tiras reagentes, lancetas, álcool swabs, baterias, etc) que gastamos todo o mês.

Uma coisa que eu achei bacana no Accu-Chek Guide é que o preço dele tá bem bacana. Não tá muito diferente do preço do Accu-Chek Active, que é o aparelho e as lancetas mais em conta da mesma empresa. Dependendo do local onde vc vai comprar (talves seja por conta de alguma promoção de lançamento do Guide não sei…) às vezes vc acha o aparelho e os insumos do Guide mais em conta do que o aparelho e os insumos do Active. Só pra vcs entenderem a diferença eu encontrei preços do aparelho Accu-Chek Active entre 49 e 59 reais, e as tiras para ele com 50 unidades por volta de 65 reais. Enquanto que o aparelho Accu-Chek Guide eu encontrei entre 43 e 99 (de novo, dependendo da farmácia, ou loja) e a média do preço das tiras reagentes para ele por volta de 70 reais.

Não é tanta diferença assim se levarmos em conta que se trata de um aparelho novo, com nova tecnologia e com funções que o Accu-Chek Active não tem. E o que o Accu-Chek Guide tem de novidades tia Shao? Bom… vamos por partes. Primeiramente e mais importante de tudo para o tratamento da diabetes é a precisão das medidas que ele apresenta. Porque não adianta o glicosímetro ter trocentas funções bacanas, luzes, tocar música, ser bonitinho se a função báica dele, que é apresentar medições precisas para um melhor controle do diabetes, não for confiável. E de acordo com a Roche esse aparelho é bem mais preciso do que os antigos com tecnologias diferentes.

AccuChekGuideSystem

Uma coisa que eu renho reparado em todos esses dez anos de diabetes nos glicosímetros em geral é de como a precisão da maioria deles não é tão boa quanto a deste amiguinho aqui. Geralmente quando vc faz dois testes consecutivos no mesmo glicosímetro dá uma diferença de uma medição para a outra. No Accu-Chek Guide, todas as vezes que eu testei isso não aconteceu as duas vezes as medidas deram ou exatamente iguais ou com uma diferença irrisória de um ou dois pontos. Então ele é bem preciso mesmo. As tiras em si tem um design um tanto diferente, o local onde vc coloca a gota de sangue é horizontal, requer um pouco mais de sangue do que por exemplo o Contour Plus, mas o local fica bem destacado quando vc coloca o sangue. Então… ponto negativo, por conta da quantidade de sangue e positivo pela precisão do Accu-Chek Guide. 

Outra novidade que o glicosímetro apresenta é que o acondicionamento das fitas é bem diferente, ele vem com uma especie de apoio e as fitinhas ficam todas alinhadinhas e presinhas, vc pode virar o potinho de cabeça para baixo que elas não caem e fica bem mais fácil de vc pegar uma tira para fazer o teste. Porque, vamos e convenhamos quem nunca teve um acidente e derrrubou todas as tiras reagentes no chão? E quem nunca se irritou tentando pescar uma tira dentro do potinho que elas vem? Essa solução aparentemente simples da Roche resolve esses dois problemas. Mais um ponto positivo.

Terceira novidade do aparelho, ele tem iluminação na tela e no local onde vc insere as tiras reagentes, então vc pode usar o bichinho até num lugar com pouca lumunisidade. O que parece bem bobo, mas deixa eu dizer que é muito útil no meio da noite no meio daquela crise de hipoglicemia. Pontinho positivo de novo… Quarta… Ele tem também um botão ejetor, para vc tirar a tira reagente depois de efetuar a medição. O que não é tão necessário ao meu ver mas é uma feature bacana e prática. Quinta… ele te dá diversas opções de alarme pra vc lembrar quando medir a glicose. Sexta… ele também te dá a possibilidade de inserir um monte de informações extra, por exemplo… vc fez essa medição em jejum ou antes dio alomoço… o que gera uma série de dados bem bacanas para vc analisar depois de um determinado tempo, para te dar uma análise mais detalhada dos seus níveis de açúcar no sange. Então mais pontinhos positivos para ele.

Coisinhas bobas a gente também nota… tipo, a bolsinha dele é bem compacta e parece ser impermeável e fácil de limpar o que sempre é bacana. Material dela é bem bacana. O lancetador que vem com ele é o Accu-Chek FastClix que eu ainda não tinha usado mas que é muito semelhante a um que eu tenho que é o Accu-Chek Multiclix que é bem bacana… ambos são lancetadores que usam esquema de tambor, vc insere o tamborzinho no lancetador e ele geralmente tem seis lancetas. é pratico porque vc não tem que ficar trocando a lanceta toda a vez que vc vai medir. Os dois, tanto o multiclix quanto o fastclix são bem indolores mas infelizmente os tambores com a lancetas são bem mais caros se compararmos com outros lancetadores.

Agora a característica mais bacana do Accu-Chek Guide e que fez ele ser um dos meus glicosímetros favoritos do momento é que ele é Bluetooth. Fazia tempo que eu queria um glicosímetro que eu pudesse conectar com meu celular via WiFi ou via Bluetooth e esse danado veio bem a calhar. Vc também pode conectar ele via cabo micro USB para fazer o upload dos dados. O mais bacana é que ele funciona não apenas com o aplicativo da propria Roche que é o Accu-Chek Conect. Eu uso o Diabetes:M e ele é totalmente compatível com esse aplicativo. Eu testei ele com o Glimp também e tive problemas, devo ter feito alguma coisa errada porque ele reconhece o aparelho mas não registra as medidas… Mas no site em inglês da própria Roche tem uma lista de apps que são compatíveis com o aparelho. O Diabetes:M não está na lista, mas ele também funciona.

ACCUCHEKGUIDE1

Eu só tentei conectar e testei a conexão com três apps, o Glimp (que não deu certo – mas eu vou tentar de novo mais para frente), o Accu-Chek Conect, que funcionou muito bem e o Diabetes:M que também funcionou muito bem o que foi ótimo para mim porque eu amo esse app. Eu já usava ele e o Glimp com o Freestyle Libre e é muito bacana poder usar esses apps que eu já estou habituada com esse novo glicosímetro também.

Mas, como nada nessa vida é perfeito tem um detalhezinho do novo glicosímetro que eu achei bem ruim… é que vai muito sangue na tira e outra… se vc não coloca a quantidade correta de sangue na tira, já era… perdeu aquela tirinha. Não é como o Contour Plus que te dá uma segunda chance e vc tem meio que 30 segundos para colocar mais uma gota de sangue na tira para fazer a medição. Ahhhh Roche… qualé… vc podia ter colocado essa característica no aparelhinho né? Em vez da luzinha no lugar de colocar a fita.

Mas são duas coisinhas ruins só que este glicosímetro possui, o preço dos insumos do lancetador e a questão da fita que vai muito sangue e não é reaproveitável. Mas tem um monte de coisinhas boas… em pouco menos de um mês este glicosímetro acabou se tornando um dos meus favoritos. Ufa, este post ficou bem longo… acho que chega né? 

Vou ficando por aqui… Mas… antes de terminar este post eu vou fazer um pouco de propaganda do meu novo blogue o “Estante da Shao”. Cliquem no link conheçam meu trabalho, meus textos, meus contos, meus poemas. Toda a sexta-feira teremos texto novo e inédito para vcs… Ou um conto ou um poema, ou de repente um trecho de uma história que eu esteja escrevendo. Participe e divulgue esse meu novo projeto se vcs curtirem…

See you guys around the corner
Shao