chromecast

Fala terráqueos como vão vcs??? Espero que vcs estejam bem! Antes de mais nada se vc está lendo este texto no Facebook Clica no link aqui embaixo para ler o texto completo. Eu tô legal… No texto de hoje vamos falar de uma tecnologia que eu já falei aqui em outras postagens, masssss com um detalhezinho. Hoje eu vou contar para vcs como é que eu fiz uma gambiarra com o Chromecast e a internet  4G do celular para não ficar sem ver as séries da Netflix quando eu estava lá em Poços de Caldas na minha viagem de Novembro.

Porque aqui no blogue a gente tecnologia (quando ela funciona) e a gente ama gambiarra tecnológica (quando ela funciona também). O principal que vcs tem que ter em mente quando se trata de tecnologia é que às vezes um gadget qualquer é criado para uma função, mas o ser humano tem a capacidade de usar a imaginação para adaptar aquele gadget para uma outra coisa, ou então ele foi criado para ser usado de uma certa forma, mas aquela forma não dá certo por uma tecnicalidade ou outra e vc tem que encontrar outro caminho para fazer a joça funcionar.

razer-tartarus-chroma-h500-green-v01

A primeira opção eu usei com meu teclado e meu gamepad… eu acho que eu já falei sobre isso aqui no blogue, mas não custa repetir. Eu tenho um gamepad da Razer, o Tartarus (vou deixar a imagem dele aqui do lado para vcs verem de que gadget eu tô falando) que nada mais é que um teclado específico para games só que as teclas dele vc pode configurar a ação que vc quiser. É um teclado onde as teclas são livres… e vc pode configurar individualmente ações no software dele pra cada jogo com possibilidades infinitas. Vc pode configurar teclas para pular, atirar, defender… todas as ações do jogo.

Acontece que pessoas geniais decidiram usar o gamepad para outras coisas que não games, porque ele funciona com qualquer programa que esteja funcionando no seu computador. Vc pode por por exemplo usar ele para edição de videos, de fotos. Para revisão, tradução e edição de textos (eu uso para essas coisas). Para criação, edição e marcação de tempo de legendas de vídeos (eu uso pra isso também). Enfim… mil possibilidades. Então eu não estou usando o treco para a finalidade que ele foi construído para o que ele foi pensado. 

Agora a segunda opção foi o que aconteceu comigo com o Chromecast… Ele é um petrechinho que foi inventado para vc conectar sua TV antiga não Smart no WiFi da sua casa e então vc pode usar sua TV para diversas coisas, jogar, navegar na internet, ver Netflix e YouTube… E para quê eu levei o Chromecast comigo na viagem. Porque a minha intenção era assistir Netflix e YouTube na viagem. Acontece, que chegando lá no hotel eu tive dois problemas que eu não tinha previsto. Primeiro, o WiFi era muito ruim… ficava caindo a todo o instante. Segundo o WiFi tinha que revalidar com uma senha que era via site, enfim… era um saco logar qualquer coisa no WiFi do hotel.

Eu até tentei configurar o diacho do Chromecast… coloquei ele na TV, o celular reconheceu, o Google Home reconheceu, masss… na hora de configurar o WiFi deu ruim… por conta do proxy do hotel. Então no primeiro dia eu desisti. Fiquei assistindo aos parcos canais da TV a cabo do hotel mesmo até dormir. No segundo dia, o nerd que habita em mim pensou… não é possível que eu não consiga conectar esse treco de outro jeito… Sério que eu vou ter que assistir Netflix na telinha do celular? Ou do Tablet? Sério mesmo?

Então, de repente, me deu um estalo… e se eu rotear a internet do meu celular? Eu tenho um plano de internet da Claro que me dá direito a 80GB, que eu raramente consumo toda a franquia. E a internet da Claro é a mais rápida do Brasil (apesar do atendimento deles ser uma bosta), mesmo lá em Poços onde a cobertura é menor ela estava numa velocidade ótima. Então eu pensei… bom, não custa tentar. O que eu fiz?

Primeiro, eu roteei a internet do meu celular (com senha né porque eu não queria que o pessoal dos quartos vizinhos roubassem minha internet) daí eu instalei o Chromecast na TV e configurei aquela internet roteada e plim… ele aceitou! Conectou o Chromecast e o celular na mesma rede. Eu tive que esperar um pouquinho para o firmware do Chromecast atualizar porque eu não ligava ele tinha muito tempo…

Assim que ele atualizou e ligou, apareceu o descanso de tela do Google eu peguei e abri o Netflix no celular e mandei rodar na TV do hotel e Bingo! Rodou bonitinho! Daí eu e a minha tia ficamos lá… assistindo filmes na Netflix, depois a gente assistiu uma live no YouTube, foi muito maneiro. E eu me senti a mestra nerd de todo o reino né? HAHAHAHAHA… Claro que eu não sou, se eu fosse eu teria sabido como configurar com o Proxy do hotel e tudo mais, massss… como a internet do meu celular estava mais rápida que a do hotel, acho que valeu a pena.

Vou terminando este post por aqui… Mas… antes de terminar este post eu vou fazer um pouco de propaganda do meu novo blogue o “Estante da Shao”. Cliquem no link conheçam meu trabalho, meus textos, meus contos, meus poemas. Toda a sexta-feira teremos texto novo e inédito para vcs… Ou um conto ou um poema, ou de repente um trecho de uma história que eu esteja escrevendo. Participe e divulgue esse meu novo projeto se vcs curtirem…

See you guys around the corner
Shao